Posso receber o auxílio emergencial com o cartão cidadão? Saiba aqui

Cartão cidadão pode ser usado para beneficiários do Bolsa Família sacarem o auxílio

0
258
Posso receber o auxílio emergencial com o cartão cidadão? Saiba aqui
Posso receber o auxílio emergencial com o cartão cidadão? Saiba aqui (Foto: Divulgação)

Seis meses após o início do programa de transferência de renda temporário durante a pandemia no Brasil, ainda há dúvidas sobre como retirar o dinheiro do benefício. Uma das dúvidas que persistem é: posso receber o auxílio emergencial com o cartão cidadão?

O auxílio emergencial é repassado a todos os 65 milhões de beneficiários inicialmente através do aplicativo Caixa Tem, que funciona como uma poupança social movimentada, exclusivamente, pela Internet.

A ideia da Caixa em criar uma plataforma para repassar o benefício aconteceu, sobretudo, para evitar mais aglomerações do que as que já são vistas em um momento de pandemia no país, que requer distanciamento social como principal arma de combate.

Depois que o dinheiro é depositado no Caixa Tem, o beneficiário possui diversas formas de movimentá-lo, seja por pagamento de contas, transferência ou saque.

No entanto, existe uma exceção válida para quem já recebia Bolsa Família antes da instituição do auxílio emergencial, no mês de abril.

Leia mais: Conheça opções diferentes para consultar o saldo Bolsa Família

Posso receber o auxílio emergencial com o cartão cidadão? Saiba aqui
Posso receber o auxílio emergencial com o cartão cidadão? Saiba aqui

Então, eu posso receber o auxílio emergencial com cartão cidadão?

A resposta é sim. É possível sacar a parcela mensal do auxílio emergencial utilizando o cartão cidadão.

Essa modalidade de saque é disponível, exclusivamente, para quem é beneficiário do Bolsa Família.

Além disso, também é possível utilizar o cartão do próprio Bolsa Família como ferramenta para o saque em lotéricas ou nas agências da Caixa Econômica Federal.

Portanto, não é necessário abrir uma conta na Caixa para ter acesso ao benefício do auxílio.

Quem não é beneficiário do Bolsa Família, só pode sacar o dinheiro através de transferência para conta corrente ou retirada na lotérica ou em agência da Caixa, portanto documentos de identificação.

Leia também: Programa Renda Cidadã é definido para substituir Bolsa Família; saiba mais

Data para o saque com cartão cidadão

Diferentemente dos inscritos pelo site ou aplicativo do auxílio emergencial, quem recebia Bolsa Família pode sacar o dinheiro disponibilizado no mesmo dia, conforme explica a Caixa.

“O dia do seu pagamento é definido a partir do último número do seu NIS. Somente a partir desse dia é que você poderá sacar o seu benefício, antes disso ele não estará disponível. Observe no seu cartão esse número e confira no calendário o dia que você irá receber em cada mês”.

Continue lendo: 7ª parcela do auxílio emergencial: calendário do bolsa família de outubro já saiu

A sétima parcela do auxílio emergencial, com valor de R$ 300, começará a ser repassada a partir de 19 de outubro, para inscritos com NIS final 1, e vai até 30 de outubro.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here