Biomassa de banana verde: saiba como fazer e turbine sua receita low carb

Um alimento que contribui para o emagrecimento, transito intestinal e a imunidade

0
157
A biomassa de banana verde pode ser usada em preparos doces e salgados
Receita low carb: descubra como fazer biomassa de banana verde e seus benefícios (Imagem: Reprodução/Luciana Levy)

É comum vermos na listagem de ingredientes de uma receita low carb, a presença da biomassa de banana verde. Ela consiste na preparação das polpas das frutas verdes cozidas que são capazes de contribuir para a boa manutenção da imunidade, da microbiota intestinal, do risco de vários tipos de câncer, entre outras coisas.

Nesta matéria, além do SaúdeLab te mostrar uma maneira simples de fazer a biomassa em casa, vai comentar sobre os principais benefícios desse ingrediente. Assim, poderá usar nas suas receitas com muito mais prazer, tendo a certeza de que está ingerindo boas doses de saúde. Confira!

Dessa forma, confira também: Panna cotta low carb sem lactose; saiba agora mesmo como preparar essa delícia

Benefícios para a saúde da biomassa de banana verde

A biomassa usada na receita low carb traz muitos benefícios para a saúde
A biomassa usada na receita low carb traz muitos benefícios para a saúde (Imagem: Reprodução/Dolores Milaré)

A biomassa, usada na receita low carb doce ou salgada, possui diversos benefícios para a saúde. Entre os principais estão:

  • Prevenção do diabetes – A preparação possui fibras que evitam que a desregulação da glicose na corrente sanguínea, assim diminui-se o risco de picos da insulina, consequentemente, previne-se a diabetes;
  • Auxílio no emagrecimento – A biomassa de banana verde ajuda na perda do peso, pois as fibras fazem com que a glicose seja liberada de pouco a pouco. Dessa forma, faz com que o indivíduo se sinta saciado por muito mais tempo;
  • Ajuda na microbiota intestinal – Um pouco de biomassa possui quantidades significativas de amidos resistentes que não são digeridos. Assim, servem como alimentos para bactérias benéficas presentes no intestino, contribuindo para desenvolver a microbiota intestinal;
  • Ajuda na imunidade – Quando se tem uma microbiota intestinal saudável é produzida uma substância de nome citocina anti-inflamatória. Esta ajuda na imunidade, pois os anticorpos trabalham mais eficientemente.
A biomassa pode ser congelada em pequenas porções
A biomassa pode ser congelada em pequenas porções (Imagem: Reprodução/Rodrigo e Beta)

Receita low carb de biomassa

Essa receita low carb pode ser preparada facilmente em casa. Para isso, basta usar uma penca com frutas verdes do tipo nanicas. Entenda como é a forma de fazer:

Retire as bananas do cacho com bastante cuidado, de forma que os talos sejam preservados. Dessa forma, faça a higienização de todas elas com sabão e água. Em seguida, coloque água até a metade na panela de pressão e leve ao fogo, deixando ferver.

Assim, leia mais: Conheça um café da manhã low carb barato e especial para ajudar na dieta

Assim que levantar fervura, as bananas higienizadas devem ser colocadas dentro da água para receberem um choque térmico. Imediatamente, tampe e mantenha no fogo alto para que comece a chiar mais rapidamente.

Abaixe o fogo e aguarde 10 minutos para desligar. Deixe a pressão sair de forma natural para retirar as bananas. As polpas devem ser colocadas no liquidificador junto com um pouquinho de água ainda quente para que fique espessa.

Guarde a biomassa de banana verde em pequenas porções para serem usadas em preparos diversos, como por exemplo, na receita low carb de sorvete cremoso.  Essa seria uma ótima pedida para esse calor, não? Incremente seus pratos, use sua imaginação, coma saudável e bom apetite!

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here