Coronavírus: empresa descobre árvore nativa que pode conter vacina

0
158
Coronavírus: Empresa descobre árvore nativa que pode conter vacina / Foto: Reprodução da internet
Coronavírus: Empresa descobre árvore nativa que pode conter vacina / Foto: Reprodução da internet

Uma vacina contra o novo coronavírus vem sendo desenvolvida pela Desert King. Trata-se de um princípio ativo, de uma substância extraída da casca e da madeira de uma árvore nativa do Chile, chamada quilaia.

Nesse sentido, a companhia está utilizando a substância como imunizante. E está em desenvolvimento pela indústria farmacêutica americana Novavax. Os estudos do antiviral contra o Coronavírus já estão na fase 3.

Contudo, segundo a empresa, cerca de 10 mil voluntários com idades entre 18 e 84 anos deverão participar dos testes do antígeno do Coronavírus. Mas, ainda assim, a pioneira enfatiza que ainda não é possível ter uma previsão de quando sai a vacina. E nem sobre sua regularização.

Leia também: Diretor-geral da OMS diz que “ainda há esperança” de uma vacina contra o Coronavírus

Possível vacina contra Coronavírus / Foto: Benefícios das plantas
Possível vacina contra Coronavírus / Foto: Benefícios das plantas

Coronavírus imunizado pela árvore

Também conhecida como árvore de casca de sabão, a quilaia (Quillaja saponaria) contém em suas cascas, que são cinza e rachadas, compostos chamados saponinas, semelhantes ao sabão, que produzem uma espuma estável, em contato com água.

O diretor da companhia explica em detalhes como funciona a pesquisa para chegar até a vacina do Coronavírus.

“A vacinação é composta por dois elementos: o antígeno e o chamado adjuvante. O antígeno ativa as defesas do próprio corpo, enquanto o adjuvante transporta o antígeno para as células. Além disso, essa substância aumenta a resposta imunológica do corpo”, complementa.

No entanto, como adjuvantes, foram testadas cerca de 50 saponinas. Que descobriram o QS7 e QS21.

Mais características da Quilaia

Segundo o Portal São Francisco, a Quilaia “é uma árvore de médio porte, ciclo perene, com ramos pubescentes, que mede até 18m de altura. As folhas são coriáceas, medindo até 5cm de comprimento, com as extremidades denteadas, obtusas ou subagúdas”.

Por outro lado, suas flores são esbranquiçadas, medindo até 1cm de diâmetro .E são dispostas geralmente em pequenos corimbos terminais, bem solitários ou sobre pedúnculos com até 5 flores. Os folículos são estrelados, tomentosos, com até 3cm de diâmetro, contendo numerosas sementes aladas.

Fonte: ICTQ

Gostou da matéria? Siga nossas redes sociais no Facebook, InstagramTwitter e  Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here