Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar score de crédito do SPC e Serasa

0
306
aumentar score de crédito spc e serasa
Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar score de crédito do SPC e Serasa. Fonte da imagem: Veja/Reprodução

O Cadastro Positivo existe há alguns anos, porém, o interesse ainda era baixa. Com a obrigatoriedade de adesão inicial dele imposta por uma lei sancionada em 2019, o número de consumidores que aderiram a ele aumentou. Nesse sentido, muitos se questionaram se é possível aumentar score de crédito no SPC e Serasa com essa Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo tem função, logicamente, diferente daquela desempenhada pelo “cadastro negativo” nos órgãos de proteção ao crédito.

Com efeito, no “cadastro negativo” constam apenas as eventuais dívidas atrasadas, enquanto no Cadastro Positivo será exibido todo o histórico financeiro do consumidor. Logo, o que foi feito de correto em sua vida como usuário no cotidiano do mercado, isto é, compras pagas, vendas, aberturas de contas bancárias, demais obrigações etc; tudo é devidamente registrado.

Leia ainda: Os cuidados com o empréstimo consignado para negativados no SPC e Serasa

O que muda no score e no geral com o novo Cadastro Positivo no SPC/Serasa?

aumentar score de crédito spc e serasa cadastro positivo
Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar score de crédito do SPC e Serasa. Fonte da imagem: Diário de Pernambuco/Reprodução

Com a ajuda do Cadastro Positivo, que pode ou não aumentar score de crédito no SPC e Serasa, as empresas com as quais o consumidor pretenda fazer negócio, terão a oportunidade de realizar uma análise personalizada e completa do seu perfil.

Isso porque o Cadastro Positivo, como dito antes, é muito mais completo e detalhado. De fato, além de informar a existência ou inexistência de negativação, ele mostra se e quando as contas daquele consumidor foram pagas, assim como seus respectivos valores.

Leia ainda: TV a cabo fez cobrança indevida e negativou no SPC e Serasa? Saiba o que fazer

Com isso, as eventuais barreiras na concessão de crédito são reduzidas de forma significativa, pois as empresas terão mais e precisas informações sobre a conduta financeira do cliente. Ademais, melhores condições comerciais podem ser apresentadas ao cliente em potencial.

Afinal, o Cadastro Positivo ajuda ou não no score de crédito?

Quando se efetua o Cadastro Positivo, todas as contas que são pagas pontualmente são levadas em consideração. Progressivamente, o consumidor constrói um histórico de bom pagador.

Portanto na hora em que se pleiteia uma análise de crédito ou o parcelamento de uma compra, o Cadastro Positivo pode ser muito útil. Pode demonstrar que o risco de oferta de crédito para o consumidor é menor, o que pode gerar a obtenção até de juros menores em eventuais contratos.

Além disso, respondendo à pergunta, sim, o Cadastro Positivo ajuda no score de crédito. Com efeito, como o score é uma pontuação que serve para o mercado medir a capacidade da pessoa de honrar seus compromissos financeiros. Então se as contas são pagas em dia (isso fica registrado no Cadastro Positivo), logo, o score aumenta.

Tem Cadastro Positivo, porém o score não sobe?

Inicialmente o Cadastro Positivo mostra as informações dos último 12 meses. Sendo assim, dependendo de como foi o comportamento financeiro neste espaço de tempo, a pontuação pode variar. Ou seja, pode-se aumentar score de crédito ou não.

Há casos, contudo, que após a adesão no Cadastro Positivo, o score diminui. Isso por conta do histórico desfavorável do consumidor em questão.

Para melhorar o score de crédito no SPC/Serasa usando o Cadastro Positivo, é preciso que haja o maior número possível de informações positivas registradas.

Leia ainda:Aplicativo ajuda no controle financeiro e a consultar CPF no SPC e Serasa

Dessa forma, é fundamental pagar as contas na data certa. Uma boa dica pode ser deixar as contas no débito automático. Com isso, evita-se atrasos. Mas cada consumidor precisa examinar bem a sua situação específica.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here