Alimentação: o nutricionista Gabriel Píter explica que “comida de verdade é o pilar do desenvolvimento”

Em entrevista especial com o nutricionista, questionamos sobre a qualidade da alimentação

0
191
Alimentação: o nutricionista Gabriel Píter explica que
Alimentação: o nutricionista Gabriel Píter explica que "comida de verdade é o pilar do desenvolvimento" / Foto: Reprodução

A alimentação é algo que tem preocupado muito as pessoas, por questões estéticas, mas também de saúde. Com tantas ‘dietas da moda’, muitas vezes fica difícil das pessoas saberem qual caminho devem seguir.

O nutricionista, especialista em nutrição esportiva, Gabriel Píter, explica o que é a nutrição e defende uma alimentação ‘sem modas’.

“Nutrição é o combustível da vida. O alimento é o grande responsável pela nossa energia diária, e por isso, deve ser o remédio de cada pessoa. Desde a infância até a fase adulta, a alimentação saudável é o pilar do desenvolvimento. Hoje em dia tem se acreditado muito em suplementos e remédios [milagrosos] para tentar buscar saúde ou até mesmo estética. Mas, tudo isso não passa de uma indústria de marketing que usa a dificuldade das pessoas para ganhar dinheiro. Por isso eu sempre digo que ‘alimentação de verdade não é moda'”, explicou.

Leia também: Perda de peso não é mais importante do que uma alimentação saudável, entenda

Alimentação saudável / Foto: Saúde IG
Alimentação saudável / Foto: Saúde IG7

Alimentação durante a pandemia

A pandemia trouxe mudanças notáveis no ritmo de vida das pessoas. Mudanças de rotina, sono e alimentação são os sinais mais comuns deste “novo normal”.

Nesse sentido, Píter reforça que os cuidados com a alimentação e saúde em geral aumentaram muito durante este período. Ele avalia como positiva esta mudança de comportamento, mas alerta para alguns riscos.

“A pandemia veio e mostrou que a alimentação pode salvar vidas, pois surgiu uma grande preocupação com a imunidade e alimentação saudável. Mas, oportunistas da internet têm cada vez mais tentado ludibriar a população com produtos e suplementos para aumentar a imunidade. Enquanto na verdade tudo o que você precisa fazer é se alimentar com o básico equilibrado, dormir bem e praticar exercícios.

Entretanto, ele ainda completou dizendo que “não existe milagre, não é uma semana tomando vitamina C e glutamina, por exemplo, que vai te tornar o homem de ferro. Aprenda a ter equilíbrio!”.

Leia também: Enfrenta crises de ansiedade? Entenda como a alimentação afeta diretamente seu bem-estar

Gabriel Píter em treinamento como educador físico / Foto: Acervo pessoal
Gabriel Píter em treinamento como educador físico / Foto: Acervo pessoal

O brasileiro está no caminho certo…

De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), maioria dos brasileiros têm se esforçado para manter uma alimentação saudável, com alimentos frescos e ricos em nutrientes.

Todavia, o levantamento ainda mostrou que oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar mais caro por eles.

Leia também: Alimentação intuitiva: saiba como se livrar de vez das dietas

Por fim, Gabriel ainda explica que combinar alimentação com atividade física ainda é o maior remédio, contra muitas doenças e malefícios para a saúde. E reforça a importância de se procurar um nutricionista e ser acompanhado por ele, no processo evolutivo.

“É bacana as pessoas terem o interesse de buscar saber mais e tentar melhorar a alimentação, o problema é que muitos valorizam as ‘receitas fáceis e milagrosas’, ao invés do caminho tradicional. Em outras palavras, a pessoa prefere gastar 300,00 em um suplemento x ou y, do que em uma consulta com profissional qualificado, por exemplo. Os valores andam invertidos na atual sociedade e isso precisa ser mudado. O nutricionista fará a dieta adequada para as necessidades de cada indivíduo e adaptá-las à realidade e possibilidades do cliente, sempre. Respeitando a individualidade biológica de cada um”, frisou.

Fonte: Dr. Gabriel Píter

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here