4 dicas de exercícios para relaxar a mente e livrar-se do estresse

Os exercícios permitem relaxar a mente e aliviar as tensões do dia dia.

0
189
dicas de exercícios para relaxar a mente
Fonte da imagem: Pixabay

A mente humana pode ser afetada em algum nível com todas as tarefas que uma pessoa precisa cumprir no dia a dia, no trabalho ou em outros contextos. E os exercícios para relaxar a mente  e o corpo, desempenham papel importantíssimo, para evitar que o estresse consuma toda a energia vital.

De fato, essa modalidade de exercícios é bastante válida para ser desfrutada nos momentos de descanso. Com a ajuda deles, pode-se recarregar todas as energias gastas e estar preparado para as atividades do dia seguinte.

Confira adiante dicas de exercícios para o relaxamento mental.

Leia ainda: Conheça o Body Talk: a terapia com objetivo de desprogramar padrões emocionais negativos

Dicas de exercícios para relaxar a mente

exercícios para relaxar a mente
4 dicas de exercícios para relaxar a mente e livrar-se do estresse. Fonte da imagem: Pixabay

Um dos melhores exercícios para relaxar a mente é a meditação. Essa prática milenar, originada do Oriente, conquistou inúmeros adeptos também no mundo Ocidental. Existem diferentes modalidade de praticá-la, o mais básico é sentar-se de forma confortável, com as pernas cruzadas, colunas eretas e olhos fechados.

Em seguida, a pessoa precisa concentrar-se primeiramente na sua respiração e sensações que ela provoca. No decorrer da prática, se surgirem pensamentos, deve-se deixá-los passar, sem se prender a ele.

Leia ainda: Saiba o que é a Terapia Bioenergética e quais os benefícios que ela proporciona

Outra prática que ajuda muito a trazer tranquilidade para o estado mental é a ioga. Constitui-se em uma prática antiga que trabalha com uma série de posturas corporais. Além de proporcionar benefícios para o aspecto físico, adota a incorporação de uma prática meditativa.

O alongamento, muito comum em quem é atleta ou faz atividades físicas regularmente, pode ser utilizado com o intuito de propiciar uma sensação de relaxamento. São uma série de exercícios bem simples, onde se “esticam” os músculos.

relaxar a mente
O alongamento oxigena os músculos e traz bem estar (Imagem: Freepik)

Além disso, o jardim zen pode ser muito válido para tranquilizar os sentimentos e causar bem-estar mental. Ele corresponde a versão em miniatura de um jardim oriental. Aliás, ele é composto por uma bandeja e possui pedras, areias, um mini rastelo e outras coisas. Para relaxar, basta mexer nesses objetos todos presentes nessa bandeja.

Incorporando a prática de relaxamento mental

Para garantir que os exercícios para relaxar a mente realmente façam parte do cotidiano, é preciso ter uma certa dose de disciplina. Sendo assim, para que isso seja possível, deve-se estabelecer um horário fixo para a prática de tais exercícios.

Atualmente, existem também uma infinidade de aplicativos que auxiliam enormemente na realização dos exercícios.

Leia ainda:Alterações no meio ambiente provocam impactos na saúde humana, segundo pesquisa

Além disso, deve-se ter paciência para praticar os exercícios. Isso porque nem sempre os resultados são observados na primeira vez que se efetua os exercícios. De fato, pode-se levar algum tempo para colher os benefícios da atividade.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here