Vacinas da Covid-19: entenda a etapa 3 e quando será liberada

Há uma corrida contra o tempo para se produzir a vacina da Covid-19

0
125
Vacina de coranavírus
A vacinação é a esperança de proteger as famílias na pandemia (Imagem: Pixabay)

As dúvidas e especulações sobre as vacinas da Covid-19 são diversas. E nesse sentido muitos desejam saber quando estarão disponíveis e se haverá uma quantidade suficiente para imunizar à todos contra a infecção do vírus, principalmente no Brasil.

Saiba hoje informações da fase 3 aqui no Blog do SaúdeLab e, fique atento para quando  as vacinas estiverem disponíveis para os brasileiros.

Veja também: Quais as sequelas graves dos sobreviventes do coronavírus? Estudo apontou alguns deles

As vacinas da Covid-19 e a fase 3

Fase 3 vacinas
Vacinas da Covid-19: entenda a etapa 3 e quando será liberada (Fonte: Divulgação MS)

A imunização contra o coronavírus, com frequência, sobrevêm a mente e tira o sossego das pessoas em geral, pois, ainda não se tem certeza do dia em que estará disponível a vacinação. Mas uma notícia boa e, que surgiu recentemente, são as várias pesquisas em andamento.

Existem vários tipos de vacinas sendo pesquisadas com tecnologias específicas. Saiba quais são:

  1. Vírus: esse tipo utiliza vírus enfraquecido ou inativo e, assim estimular a imunidade, com os anticorpos que o corpo produz.
  2. Genéticas: estimulam a produção de produção de proteínas virais a partir do DNA ou RNA para a resposta de defesa contra o coronavírus.
  3. Vacinas de vetor viral: nesse caso é utilizado vírus enfraquecidos e que não causam a doença, apenas estimulam a resposta imunológica.
  4. Proteínas: nessa modalidade, porém, é usado uma proteína do vírus ou parte dela e também proteínas que imitam alguma estrutura do vírus e assim, o organismo produzir defesa á infecção da Covid-19.

A propósito, algumas delas já se encontram na fase 3, que teoricamente, é a última etapa antes da produção em larga escala.

Veja também: Ressarcimento ao SUS somou R$ 491 milhões apenas no primeiro semestre; Entenda

Entretanto, o que se vê divulgado na mídia sobre a produção contra o coronavírus pode trazer confusão no entendimento da população quanto aos testes, a eficácia e quando será liberado o acesso às vacinas, por exemplo.

Em contra partida, elencamos a seguir algumas vacinas da Covid-19 já divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Médicos Sem Fronteiras (MSF) e Ministério da Saúde (MS) e elas são as candidatas mais próximas para produção, porém, sem data específica ainda.

As atualizações são as seguintes:

  • Reino Unido: A Universidade de Oxford/ Astra Zeneca (Vetor viral) têm parceira no Brasil  com a Fundação Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ e o Ministério da Saúde (MS).
  • China: já a Sinovac-Coronavac (com vírus inativo), está sendo desenvolvida em conjunto com Instituto Butantã (Gov. de São Paulo).
  • Rússia: e a Vacina Sputinik (vetor viral não replicante) sendo estudada em acordo no Brasil com a União Química.
  • EUA E Alemanha: Estes desenvolvem ensaios clínicos da BioNTech (RNA) com a Pfizer Brasil.
  • Bélgica: a vacina com Vetor viral da Jansen (Jonhson&Jonhson) para ensaios clínicos no Brasil está pausada no momento.
  • Consórcio de Países OMS: a Covax Facility/OMS são várias em desenvolvimento e o governo brasileiro assinou sua participação.

Mas, ao mesmo tempo, em que há uma corrida contra o tempo para se produzir a vacina da Covid-19, lamentavelmente, os gastos exorbitantes para esse fim deixam todos perplexos. Assim, o que se espera é mais controle e regulação pelos órgãos responsáveis.

Logo, espera-se que os pesquisadores bem como governantes e autoridades afins, estejam engajados para viabilizar soluções tanto na produção da vacina como no controle da infecção, o mais breve possível.

Leia mais: Vacina: gastos ultrapassam 1 bilhão de reais com imunização de Oxford, diz TCU

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here