Book Appointment Now
Leite de vaca faz mal à saúde? Veja 5 condições para ficar de olho bem aberto
O leite de vaca é provavelmente um dos alimentos mais básicos na nossa alimentação. Seu consumo é extremamente amplo não só no Brasil, mas no mundo todo. Entretanto, por trás desse consumo cultural que nós temos, o leite esconde alguns malefícios muito importantes. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar se o leite de vaca faz mal à saúde, e te apresentar 5 condições que precisam evitá-lo.
À primeira vista, pode parecer estranho pensar que o leite de vaca possa trazer algum mal para a nossa saúde. Afinal, conforme fora dito, ele é consumido por incontáveis pessoas. Contudo, mesmo que já seja um costume muito forte, não significa que o leite não possa representar algum tipo de perigo, especialmente em pessoas que possuem algum problema de saúde prévio.
Quais os problemas do leite de vaca?
De maneira geral, o leite é composto majoritariamente por água, seguido de lactose e gorduras, que podem ser prejudicais para a saúde, e proteínas e sais minerais. Dentro desses sais minerais, o cálcio é o mais expressivo deles. Por isso ouvimos tanto que o leite é uma excelente fonte de cálcio e que, consequentemente, faz muito bem para os ossos. Entretanto, esse benefício é mais um mito do que uma verdade.
A principal proteína do leite é a caseína, estando em grande quantidade nele. Durante o consumo do leite, essa caseína causa inflamações na mucosa do nosso intestino. Isso por si só já é prejudicial para saúde, porém esse fenômeno ainda é responsável por prejudicar a absorção de nutrientes, como o cálcio. Ou seja, por mais que o leite de vaca tenha bastante cálcio, ele não é absorvido corretamente.
Leia também: Leite de Soja e Bebidas Vegetais – Tudo Que Precisa Saber
Condições de saúde que impedem a ingestão de leite
Intolerância à lactose
A enzima responsável pelo processamento da lactose do leite é a lactase. Entretanto, algumas pessoas nascem com problema na produção dessa enzima, ou desenvolvem essa condição em decorrência de um problema intestinal. Isso gera a tão conhecida intolerância à lactose, de forma que, caso a pessoa consuma o leite, ela sofrerá uma série de problemas estomacais e intestinais.
Excesso de gordura
De antemão, não são apenas as pessoas intolerantes à lactose que são afetadas pelo leite de vaca. Como ele possui um bom percentual de gordura, o consumo dele pode agravar pessoas com obesidade ou condições similares.
Inflamações no intestino
Ademais, conforme foi dito anteriormente, a caseína é uma proteína que causa inflamações na mucosa do intestino.
Rinites e sinusites
Porém, essas inflamações podem se estender até mesmo para os seios nasais, prejudicando quem tem sinusite ou sinusites.
Doenças cardiovasculares
O consumo do leite natural em excesso pode gerar problemas cardiovasculares uma vez que o teor de gordura é alto. Mesmo ainda não tendo estudos que comprovem essa relação, sabe-se que consumir alimentos gordurosos aumentam o colesterol e esse pode obstruir as artérias.
Como fazer para substituir o leite de vaca corretamente?
Tendo em mente os problemas que o leite oferece para a saúde, é preciso pensar em formas saudáveis de substituí-lo. No caso, as opções mais populares são os leites de origem vegetal, que não possuem lactose nem caseína. Como exemplo deles, é possível citar os leites de:
- Amêndoas
- Amendoim
- Arroz
- Castanhas
- Quinoa
- Soja
Veja aqui: Leite vegetal: 03 receitas caseiras que vão conquistar seu paladar (e o seu bolso)
Por outro lado, se sua prioridade for o cálcio, além dessas alternativas de leites, você pode procurar incluir outros tipos de alimentos na sua alimentação. Sob esse ponto de vista, as principais fontes alternativas de cálcio são:
- Avelã
- Brócolis
- Couve
- Couve-flor
- Linhaça
- Grão-de-bico
- Repolho
- Rúcula
- Tofu
Fique atento aos 10 ERROS que aumentam o risco de CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR
Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos?
Acompanhe esse vídeo e aprenda agora como evitar danos a sua saúde manipulando os alimentos corretamente.