Beatificação do santo jovem italiano, conhecido como ‘padroeiro da internet’

Carlo Acutis tinha 15 anos quando faleceu.

424
santo jovem italiano
Beatificação do santo jovem italiano, conhecido como 'padroeiro da internet' Foto - Divulgação

Hoje vamos contar a história do santo jovem italiano que será beatificado. O túmulo de Carlo Acutis, um adolescente italiano de 15 anos que usou suas habilidades de programação de computador para divulgar a devoção à Eucaristia, foi aberto à veneração antes de sua beatificação em Assis, Itália. Acompanhe mais no SaúdeLab.

Leia também: Alice Bastos Neves: jornalista apresenta série de reportagens especiais sem peruca no mês do Outubro Rosa

História do santo jovem italiano

santo jovem italiano
Beatificação do santo jovem italiano, conhecido como ‘padroeiro da internet’ Foto – Reprodução

Acutis, que morreu de leucemia em 2006 aos 15 anos, era conhecido por suas habilidades de programação de computadores e pelo amor à Eucaristia e à Virgem Maria.

O vaticano reconheceu Acutis um santo, ao considerar ser um milagre realizado por ele no Brasil.

No ano anterior à sua morte, o santo jovem italiano pesquisou Milagres Eucarísticos para criar um site que catalogasse e compartilhasse essas informações com outras pessoas.

Em carta, o papa São Francisco disse que:

“Carlo estava ciente de que todo o aparato de comunicação, publicidade e rede social pode ser usado para nos acalmar, para nos deixar viciados no consumismo e comprar o que há de mais moderno no mercado, obcecado com nosso tempo livre, preso à negatividade”.

O corpo do adolescente ficará disponível para veneração em uma tumba de vidro até o dia 17 de outubro, durante a celebração da vida de Acutis em Assis. Aliás, cerca de 3 mil peregrinos devem ir ao Santuário do Despojamento.

Ainda conforme o Vaticano, os membros do corpo se encontram em bom estado de conservação, apesar de ter passado por um processo de “recomposição” não especificado pela Igreja.

O milagre no Brasil

Quem conta a história  do milagre no Brasil é o Padre Marcelo Tenório, pároco da igreja de São Sebastião, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

O fato foi registrado em outubro de 2010, numa capela da paróquia dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Aliás, trata-se de um menino de 10 anos que tinha câncer no pulmão.

Já os detalhes foram escritos no blog católico Ancoradouro, do jornal cearense O Povo:

“Essa enfermidade fazia com que a criança vomitasse todo o tempo, o que a deixava fraca e muito abatida, pois tudo o que comia voltava, inclusive líquido. Já andava com uma toalhinha, porque era grave a sua situação. Cada vez mais fraco, debilitado, encontraria a morte certa. Na fila para a bênção [com uma relíquia de Carlo Acutis], a criança pergunta ao avô o que deveria pedir e ele lhe diz: ‘para parar de vomitar’. E assim aconteceu. Quando chegou a vez do enfermo, ele tocou na relíquia do Carlo e disse com voz firme: ‘Parar de vomitar’. E, a partir de então, não vomitou mais.

Em fevereiro de 2011, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatada a plena cura. Esse possível milagre foi enviado para Sagrada Congregação dos Santos e então o Vaticano mandou instaurar aqui na Arquidiocese um Tribunal Eclesiástico para averiguação do fato, colhendo testemunhos e provas documentais e médicas. Encerrado aqui todo o processo, retornou a Roma, para ser submetido à Equipe de peritos do Vaticano”.

Quem foi Carlo Acutis?

santo jovem italiano
Beatificação do santo jovem italiano, conhecido como ‘padroeiro da internet’ Foto – Divulgação

Em uma idade jovem, Acutis supostamente exibiu um vínculo especial com Deus. Ele ia à missa diariamente e muitas vezes passava uma quantidade considerável de tempo diante do tabernáculo, adorando o Santíssimo Sacramento.

Ele também tinha uma devoção especial a Maria, frequentemente rezando o rosário. O jovem também fez questão de se confessar semanalmente.

Mas em meio a tudo isso, ele ainda era o típico garoto de sua idade. Sua mãe disse que ele adorava jogar videogame, futebol e estar com os amigos e na escola.

Sua biografia oficial observou como seus colegas e adultos com formação em engenharia da computação o consideravam um gênio. Aliás, ele também tinha interesse em edição de filmes, edição e diagramação de quadrinhos.

Ainda conforme o vaticano, dessa forma, com a beatificação do santo jovem italiano mais jovens podem se identificar, pois Acutis vestia jeans e tênis, algo que não é comumente ligado aos santos.

O túmulo de Acutis está no Santuário da Espoliação de Assis, onde um jovem São Francisco de Assis teria se livrado de suas ricas roupas em favor de um hábito pobre.

Leia agora: OMS alerta para ‘fadiga da pandemia’: como combater? Entenda agora

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here