Ser Vegetariano Faz Bem ou Mal?

vegetariano

Se você quer se tornar vegetariano, saiba quais os benefícios e malefícios do vegetarianismo antes

Adotar uma alimentação sem carne ou um estilo de vida vegetariano pode parecer saudável. Antes de pensar em como começar sua viagem com o vegetarianismo saiba que nem sempre é o recomendado para todas as pessoas. Os malefícios do vegetarianismo podem ser maiores que os benefícios, se você não souber reequilibrar a sua dieta.

Os médicos explicam que antes de saber como se iniciar no vegetarianismo, convém fazer uma reeducação alimentar. Muitos adeptos da alimentação livre de carne não sabem que é preciso buscar outras fontes de proteína e ferro. Ou que a prática pode levar a casos graves de anemia e outras doenças relacionadas a deficiência de certas vitaminas. Nestes casos, o vegetarianismo faz mal a saúde.

Porém, se seguir uma dieta com os cuidados certos, pode não só cortar o consumo de carne, como também dos seus derivados. A dieta sem carne e sem derivados é conhecida como vegana.

Essa é a principal diferença entre o vegetarianismo e o veganismo. É assim necessária a distinção entre a alimentação do vegetarianismo e a alimentação do veganismo.

vegetariano

Como ser vegetariano sem perder saúde

Para dar início a este processo, é ideal ter um médico e um nutricionista acompanhando seu caso. Depois é preciso ver como substituir as proteínas e calorias no seu cardápio. Existem muitos legumes e vegetais que entram facilmente no papel das carnes, tais como: couve, cogumelos, espinafre, brócolis, entre outros.

Algumas pessoas engordam no processo, porque tendem a comer mais carboidratos, como pães e massas. As carnes ajudam na sensação de saciedade, por isso ao trocar de dieta, tem que ter isso em atenção. O ideal é aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e derivados.

Os vegetarianos comem ovo e bebem leite. E os iogurtes também são liberados. Adicionar esses elementos na sua dieta pode ajuda-lo a ser mais saudável.

vegetariano

Benefícios de ser vegetariano

Ao abdicar das carnes, peixes e frango, uma pessoa passa a comer menos gordura, alimentos processados e sódio. Muitas carnes enlatadas, como o atum por exemplo, têm grandes concentrações de sódio.

Se seguir a dieta com os devidos cuidados, o vegetariano também passa a usufruir de um estilo de vida mais vantajoso. Entre os bens mais relatados estão: menor incidência de hipertensão, problemas cardiovasculares, cálculo renal e diabetes.

Veganismo

Ser vegano é um passo mais difícil. Implica em abrir mão de mais alimentos. Os benefícios, entretanto, são o consumo zero de produtos processados. Quem pratica o veganismo acaba por comer apenas alimentos naturais e de origem vegetal.

 

Fontes: BBC

Crédito das Imagens: Unsplash