Benefícios do Curry e suas propriedades medicinais. Confira

342
Curry
Benefícios do Curry e suas propriedades medicinais. Confira (imagem: pexels)

Hoje iremos falar quais são os benefícios do curry, uma especiaria considerada como mais famosas da culinária asiática. Além do mais ele já é utilizado no Brasil para temperar o arroz e o frango, por exemplo. Assim, trata-se de um pó amarelado que usamos para dar mais sabor a diversas receitas.

Mas o que muita gente não sabe sobre o curry, é que esse tempero delicioso, pode oferecer diversos benefícios para a saúde do organismo. Veja, pesquisas apontam benefícios para a degeneração do cérebro relacionado ao Alzheimer. Por isso, embora não seja ainda tão popular quanto outros temperos tipicamente brasileiros, é mais que recomendado utilizá-lo em suas receitas.

Saiba ainda, que você pode comprar esse produto pronto, em qualquer supermercado. E se preferir, é claro, pode fazer seu curry tempero em casa. Independentemente de qual for a sua escolha, é importante conhecer tudo de bom que essa especiaria asiática tem a lhe oferecer quando usado com frequência.

Leia também: Conheça o benefício da Maca Peruana para a saúde do corpo

O que é o curry e como usá-lo

A maioria das pessoas acha que o tempero curry é feito por um ou dois ingredientes triturados até virar o pó amarelo. Na verdade, ele é uma fusão de diversas especiarias, sendo considerado, portanto, um tempero composto. Aliás, a cor final nem sempre é amarela, podendo ser vermelha e até mesmo verde.

Mas vale dizer ainda que não existe uma única receita ou uma única forma de obter esse tempero. E para isso há uma base de ingredientes que deve sempre estar presente, mas cada pessoa pode adicionar outras especiarias e produtos a sua escolha. Dessa maneira há receitas, por exemplo, que levam mais de cinquenta ingredientes.

A tradicional, no entanto, é bem mais modesta, levando apenas dez ingredientes: canela, cravinho, pimenta, cominho, casca de noz-moscada, gengibre, coentro, cardamomo, açafrão-da-terra e pó seco de folhas de árvore-de-caril.

Nesse sentido, com tantos ingredientes repletos de nutrientes, é mesmo de se esperar que haja vários benefícios do curry para a saúde. Mas, se você ainda não está convencido do poder do curry, separamos 20 bons motivos para amar o pó indiano e tê-lo na cozinha sempre. Confira!

Benefícios do curry: um saboroso tempero indiano

Curry
Benefícios do Curry e suas propriedades medicinais. Confira (imagem: Unsplash)

Antecipadamente, vale dizer que o gosto forte e bastante particular do curry, faz com que nem todo mundo o aprecie. Fato é, contudo, que esse tempero oferece efeitos medicinais a quem o consome. Isso porque cada um dos ingredientes básicos que o compõem são, isoladamente, considerados benéficos à saúde pelas medicinas populares.

Então acompanhe para saber mais detalhes preciosos sobre essa especiaria e aprenda diversas faces dele em relação à saúde.

1. Valor energético baixíssimo

Em primeiro lugar, um dos benefícios do curry é o seu valor energético. Pois, em cada colher de chá do tempero, há apenas 9 calorias. Ou seja, pode usar e abusar na preparação de diversos alimentos sem se preocupar com o ganho de peso.

2. É composto por outros elementos benéficos

Outro ponto de destaque para o curry, pois ainda contém: açafrão-da-terra (cúrcuma), cardamomo, pimenta-do-reino, pimenta-da-Jamaica, canela, gengibre, cominho, sementes de mostarda, sementes de coentro, erva-doce, páprica picante e cravo-da-índia.

A propósito, a canela ajuda a emagrecer e a saciar a fome e também funciona como vasoconstritor e reduz a hipertensão. O gengibre, por outro lado, é bom para aumentar a imunidade, age como um anti-inflamatório natural e ameniza dores de garganta. E as pimentas aceleram o metabolismo, ajudando a queimar a gordura rapidamente.

3. Fácil digestão

Ao contrário do que se pensa, o curry é um tempero de fácil digestão. É comum ouvir que comida indiana faz mal aos intestinos, mas isso é um mito. Ademais o tempero ajuda a reduzir até mesmo o risco de surgimento ou complicações de hemorroidas e ulceras, se utilizado de forma regular.

4. Não tem glúten, nem lactose

Além dos outros benefícios, o curry pode ser preparado em casa, com os ingredientes que desejar e assim, poderá consumir um produto orgânico, de glúten e lactose free.

5. Reduz o risco de desenvolver Alzheimer e Parkinson

O açafrão-da-terra, um dos componentes básicos desse tempero, ainda auxilia na saúde cerebral. Portanto, o consumo regular, mas moderado desse produto pode ajudar a prevenir problemas como demência, Parkinson e Mal de Alzheimer.

6. Reduz o risco de desenvolver câncer

Você pode diminuir as chances de ter câncer de mama, de próstata e de pele se consumir mais açafrão, presente no tempero.

7. Imunidade reforçada

Porque tem grandes quantidades de antioxidantes e vitaminas A, C e B6, o condimento fornece energia para as células, configurando como um dos benefícios do curry muito relevantes para a saúde do corpo no que diz respeito ao combate de infecções.

8. Adeus inchaço

Costuma ficar com as pernas e mãos inchadas? Adicione curry à sua dieta. A mostarda e o açafrão aliviam dores e inchaço nas articulações.

9. Pode ajudar a emagrece

Curry
Benefícios do Curry e suas propriedades medicinais. Confira (imagem: Unsplash)

Não só porque o curry tem baixas calorias. Ele funciona como um elemento termogênico que auxilia na queima rápida de gordura. Isso acelera o metabolismo e ajuda quando fazemos exercício físico.

10. Alivia sintomas da asma

Os nutrientes dos ingredientes básicos são bons para facilitar a respiração, pois desobstruem os canais respiratórios.

11. Previne o envelhecimento precoce

Os antioxidantes que falamos acima garantem também a jovialidade dos nossos cabelos, pele e unhas. Eles combatem os radicais livres, elementos nocivos à saúde celular. Por esse motivo, o consumo do tempero é interessante para quem quer ter uma aparência mais jovem por mais tempo.

12. Combater a cirrose hepática é um dos benefícios do curry

Pesquisas apontam que a curcumina, um dos componentes mais presentes nesse tempero, é responsável por ajudar na prevenção de células cancerígenas no fígado. Cientistas apontam, ainda, que a curcumina tem efeitos positivos também sobre cirrose hepática, além de auxiliar na prevenção de artrite e de fibrose cística.

13. É anticoagulante

No curry, há uma planta asiática conhecida como árvore-de-caril ou Murraya koenigii. O óleo essencial desta planta é um poderoso anticoagulante, tanto de uso interno como externo.

14. Manter os ossos saudáveis também é um dos benefícios do curry

A pimenta-do-reino aumenta as taxas de recuperação óssea. Em casos de osteoporose, o aumento é significativo.

15. Controle da diabetes

O pó indiano faz com que os diabéticos precisem de menos insulina no organismo. Inclusive, este nível pode ser acompanhado através de um glicosímetro, que você pode comprar para ter em casa. Saiba também que esse aparelho pode ser ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), então, se for o caso, procure o Posto de Saúde mais próximo e se informe.

16. Antidepressivo natural

Alguns estudos apontam que o consumo do tempero asiático ativa nossos hormônios do bem-estar. Isso faz com que você relaxe mais e se sinta menos afetado pelo estresse.

17. Ajuda na recuperação de feridas

Você pode usar na pele, como emplastro, para acelerar a recuperação de feridas e de hematomas.

18. Livre-se das espinhas

Elimina a oleosidade da pele e o excesso de espinhas. Por isso que, além de consumir outros alimentos e produtos naturais benéficos, também é importante manter a pele hidratada e bem cuidada, usando cremes adequados .

19. Diminui a queda de cabelo

Um dos benefícios do curry para a saúde do cabelo é o fato desse tempero fortalecer os folículos capilares, fazendo com que o cabelo nasça mais resistente. Você pode investir também em um shampoo antiqueda.

20. É muito saboroso!

O sabor do curry é inconfundível! Misturá-lo à comida é uma experiência única para qualquer paladar. Assim, experimente incluí-lo na sua alimentação diária e desfrute de todos os benefícios que ele pode trazer à saúde.

Saiba também: Chips de batata doce: aprenda a fazer um petisco fitness!

Fontes: BBC 

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here