Café no Cabelo? Conheça os Poderes do Grão

como usar café no cabelo

Saiba como usar o café no cabelo!

Usar café no cabelo pode ter muitos benefícios. Tem gente que não consegue começar o dia sem uma xícara da famosa bebida. O grão, conhecido como poderoso estimulante, também ajuda na concentração, acelera o metabolismo, é fonte de antioxidantes e sua bebida tem poucas calorias.

Agora, o poder do café também está relacionado a quem quer cuidar do cabelo. Caso você já não saiba, acredite: o café é bom para os fios! O segredo está na cafeína e nos antioxidantes que são comprovadamente responsáveis por fazer crescer os fios. Além disso, a borra de café também pode ser usada para pintar, escurecer e dar mais brilho ao cabelo sem vida ou branco.

Além disso, beber uma xícara de café  por dia pode ser uma das coisas para fazer o seu cabelo crescer. Mas, nada de abusar da bebida, pois isso pode tirar o seu sono ou deixar seu estômago sensível.

Gostou da ideia? Então conheça abaixo os benefícios e usos específicos do café para a saúde dos cabelos e como utilizá-lo no dia a dia.

Quais os benefícios do café no cabelo

café cabelo

Estudos comprovam a eficácia da cafeína para acelerar em até 25% o crescimento dos fios. Tomar café faz o cabelo crescer mais rápido. A cafeína inibe o hormônio DHT, responsável pela queda capilar, e tem sido usada para tratar calvície ou casos frequentes de alopécia.

Entretanto, o método mais eficaz é obtido através da molécula da cafeína, que é usada em shampoos manipulados, loções e óleos específicos, não do grão de café comum encontrado nos supermercados. Já o café em pó pode ser usado para esfoliar o couro cabeludo e remover as células mortas, evitando assim o aparecimento da caspa.

A esfoliação também estimula a corrente sanguínea, o que também pode ajudar no crescimento. A borra de café tem sido uma opção natural e menos agressiva para quem deseja pintar os cabelos, principalmente para as mulheres grávidas.

Você pode usar borra de café no cabelo durante o banho, uma ou duas vezes por semana para obter o efeito. É só aplicá-la diretamente nos fios com água morna e deixar agir usando uma touca. Para apenas dar brilho, adicione um pouco de pó à sua máscara capilar hidratante e aplique por poucos minutos. Enxague em seguida.

Os antioxidantes contidos nos grãos de café também ajudam a regenerar as moléculas que compõem os fios. Isso faz com que os seus cabelos fiquem mais sedosos e brilhosos. E se você bebe café diariamente, saiba que os mesmos antioxidantes podem prevenir o surgimento de tumores e células cancerígenas.

A bebida do café também é uma excelente forma de favorecer o seu emagrecimento, pois ela contém agentes termogênicos naturais.

Como aplicar pó de café no cabelo?

pó de café no cabelo

Aplicar pó ou borra de café no cabelo pode ser muito benéfico. Inclusive, como vimos acima, há estudos que mostram que café no shampoo cresce o cabelo. Mas antes de mais nada, convém ressaltar algumas coisas para que você não estrague seus fios ou danifique o seu couro cabeludo.

Como também já falamos, não é qualquer café que você pode passar diretamente nas madeixas. A bebida, por exemplo, pode ressecar os fios e queimar a sua pele. Para os tratamentos capilares externos, use apenas a borra e o pó do grão moído.

Obviamente é melhor apostar em pó de café biológico e natural. Quanto mais fresco estiver, ou seja, recém moído, mais propriedades e nutrientes terá para a sua saúde capilar. Outro fator importante é saber que não adianta só jogar o pó ou a borra na raiz dos cabelos. É preciso misturá-los com outros ingredientes catalisadores.

Uma boa forma de hidratar cachos, por exemplo, é misturar o pó do grão de café recém moído com óleos vegetais, como óleo de rícino ou óleo de coco. Além de servir como ótimo meio de absorção da cafeína, esses óleos também têm outras propriedades nutritivas. O óleo de rícino também estimula o crescimento do folículo capilar. Já o de coco hidrata e funciona como anti-inflamatório natural.

Receitas com café para o cabelo

Separamos abaixo algumas receitas para você dar mais vida aos seus fios. Veja quais combinações são boas para que ocasiões!

1. Nutrição capilar com café

Fios fracos, quebradiços e opacos? Que tal usar uma fórmula mágica para devolver maciez e resistência aos seus cabelos? Essa receita é muito simples e pode ser utilizada uma vez por semana.

Além de fortalecer os fios, ela irá estimular seu couro cabeludo ajudando você a evitar a queda e fazendo com que o seu cabelo nasça mais forte e mais rapidamente.

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de pó de café solúvel orgânico ou biológico;
  • Duas colheres de sopa de óleo de rícino;
  • Três colheres de creme de hidratação da sua preferência.

Modo de preparo e aplicação:

Primeiro, lave os cabelos normalmente. Ao sair do banho, enxugue o excesso de água e misture todos os ingredientes acima em um recipiente limpo. Com luvas, aplique a mistura mecha a mecha no cabelo úmido e limpo.

Deixe agir por pelo menos 30 minutos. Após esse tempo, enxague com bastante água e siga com a sua rotina diária. Se o seu cabelo for claro ou muito loiro, deixe menos tempo caso a sua ideia não seja escurecer. Ou aplique uma máscara matizadora após a nutrição.

2. Hidratação de café bombástica

hidratação de café

Sabe aquele cabelo áspero e elástico? Você não precisa cortá-lo para se livrar dele. É possível salvá-lo com poucos ingredientes. Confira!

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de pó de café biológico ou orgânico;
  • Uma colher de sopa de Bepantol líquido;
  • Três colheres de sopa de creme de hidratação da sua preferência.

Modo de preparo e aplicação:

Misture todos os ingredientes em um recipiente limpo. Escove os cabelos secos para remover nós e qualquer excesso de produto. Aplique a mistura nos fios secos, mecha a mecha, com o auxílio de uma luva.

Deixe agir por 30 minutos e enxague com água morna. Após é só lavar os cabelos como faria normalmente.

3. Banho de brilho com café e chocolate

Essa receita não é de comer! Mas com certeza vai deixar você louca para experimentá-la. O banho de brilho serve para dar mais vitalidade aos fios que já estão hidratados e recuperados.

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de cacau em pó;
  • Duas colheres de sopa de pó de café solúvel orgânico;
  • Uma colher de sopa de máscara de hidratação da sua preferência;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo e aplicação:

Misture bem a água e o pó de café. Em uma panela, leve a combinação ao fogo até ferver. Espere esfriar um pouco e adicione os outros ingredientes.

Com a mistura ainda morna, aplique nos cabelos recém lavados. Passe o banho de brilho em todas as mechas e cubra o cabelo com uma touca. Deixe agir por 30 minutos e lave novamente o cabelo.

Café no cabelo escurece?

Há muitas publicações por aí que afirmam que café escurece cabelo branco. Não é uma inverdade. A borra ou pó do café pode mesmo tingir os fios temporariamente. Utilizar o café dessa forma pode ser uma excelente maneira de colorir os cabelos sem uso de químicos e tintas artificiais.

No entanto, com esta técnica você não passa de loira a morena em um dia. É preciso ter disciplina e utilizar o método semanalmente para ver efeito a longo prazo. E apesar de o café “manchar” os fios, ele não cobre 100% os cabelos brancos. O seu efeito serve mais para dar uma amenizada, disfarçando os efeitos da idade.

Nas morenas, usar o café pode ajudar a dar mais intensidade à cor. Por isso, se você tem cabelos escuros, pode e deve usar café nos fios. Vale lembrar que a ingestão do café aqui não faz a mínima diferença. Não é possível mudar a cor dos cabelos apenas consumindo a bebida.

 

 

 

Fontes: British Journal of Dermathology e Oficial Farma

Fontes bibliográficas:

  • Fischer, T., Herczeg‐Lisztes, E., Funk, W., Zillikens, D., Bíró, T. and Paus, R. (2014), Differential effects of caffeine on hair shaft elongation, matrix and outer root sheath keratinocyte proliferation, and transforming growth factor‐β2/insulin‐like growth factor‐1‐mediated regulation of the hair cycle in male and female human hair follicles in vitro. Br J Dermatol, 171: 1031-1043.
  • Menu, C., Local, S., Center, W., & Olives, W. Y. S. E. Hair disorders.
  • Otberg, N., Patzelt, A., Rasulev, U., Hagemeister, T., Linscheid, M., Sinkgraven, R. & Lademann, J. (2008). The role of hair follicles in the percutaneous absorption of caffeine. British journal of clinical pharmacology, 65(4), 488-492.
  • Ribeiro, C. P. (2013). Benefícios da cafeína na terapêutica (Doctoral dissertation).
  • Varela, A. E. M. (2007). Um estudo sobre os principais ativos dos produtos para alisamento e relaxamento de cabelos oferecidos atualmente no mercado brasileiro. [Monografia]. Balneário do Camboriú: Universidade do Vale do Itajaí.

Crédito das imagens: Unsplash e Freepik