Caju: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Mesmo que seja uma pseudofruta, o caju é frequentemente considerado o fruto do cajueiro. É composto por duas partes: a castanha, que é a fruta nomeada, e o pedúnculo floral, que é confundida com a fruta nomeada. Esse possui pedúnculo piriforme, onde se apresenta muito carnoso, nas cores rosas, amarelas ou avermelhadas. Seu cultivo é muito comum no norte do Brasil, e sua colheita é realizada de agosto a janeiro. A árvore cajueiro é nativa da região litoral do Brasil e suas folhas são conhecidas como eficazes na cicatrização de feridas. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Conheça os benefícios do caju

O caju oferece diversos benefícios à saúde quando consumidos, pois é rico em minerais e vitamina C que é ótima para prevenção de infecções e para fortalecer o sistema imunológico. Poucas pessoas sabem, mas o caju possui cinco vezes mais vitamina C do que a laranja.

Além disso, o fruto fortalece os ossos, protege o coração, combate e previne muitos tipos de câncer, deixa a pele e cabelo muito mais bonitos, oferece mais energia durante os exercícios e melhora a capacidade física. A maioria dos testes envolvendo as espécies estudadas de caju demonstrou potencial antioxidante positivo e propriedades antimicrobianas.

Como escolher o caju na hora de comprar

Para escolher o caju ideal, basta escolher o fruto que apresenta cor viva, livre de manchas escuras. Normalmente essa fruta é encontrada nas cores vermelha, alaranjada ou amarela. Sua boa safra costuma ser entre agosto e novembro.

Veja também: Caju tem seus benefícios, mas deve ser consumido com moderação; entenda o motivo

Como armazenar corretamente o caju

O Caju é uma fruta muito sensível e fácil de estragar, portanto, deve ser consumida no mesmo dia da compra. Caso ele esteja firme, poderá ser mantido na geladeira por no máximo dois dias.

Caso opte por congelar, o caju poderá ser mantido no congelador por até oitenta dias, desde que seja armazenado em um pote com tampa ou plástico.

Como higienizar o caju

Hipoclorito de sódio é uma substância que é frequentemente usada em desinfetantes para superfícies; além de limpar superfícies, também pode limpar alimentos, incluindo frutas, vegetais e outras plantas. Seu nome comum é “água sanitária” e está disponível em supermercados, farmácias e outras lojas que vendem suprimentos de limpeza, por exemplo.

Esse produto é muito utilizado para garantir a higienização completa dos alimentos, portanto, o caju pode ser higienizado utilizando água e a quantidade de produtos especificados que se encontram na embalagem.

Coloque o caju em um recipiente com água e hipoclorito de sódio, deixe a fruta de molho por cinco minutos, enxágue com água corrente e depois disso seque com papel toalha, feito isso o alimento poderá ser consumido tranquilamente. O caju solta uma substância marrom escuro, é importante cuidar para que não respingue em tecidos, pois o mesmo mancha e não sai.

Maneiras de consumir o caju

O caju poderá ser consumido de diversas maneiras, in natura, moquecas, tortas, bebidas, sucos, doces e compotas.

Veja também: 10 benefícios da castanha de caju que você precisa conhecer hoje mesmo

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 363