Book Appointment Now
Carboidratos de baixo índice glicêmico: 20 melhores alimentos
Você sabe quais são os alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico? A princípio, sempre ouvimos falar sobre o quão importante é evitar ou moderar no consumo de carboidratos. E motivos por trás disso não faltam.
Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que existem alimentos em que os seus carboidratos tem um impacto muito menor. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e veja 20 opções de alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico.
Por incrível que pareça, ao contrário do que somos levados a pensar, os carboidratos são nutrientes indispensáveis para a nossa saúde. Isso porque eles servem como uma das principais fontes de energia do corpo.
O problema é que, em excesso, eles começam a oferecer alguns riscos e problemas. Porém isso depende não só da quantidade, mas também do tipo de carboidrato consumido.
O que são os carboidratos de baixo índice glicêmico?
De maneira geral, além dos carboidratos serem uma fonte de energia, eles também são os principais responsáveis pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Por isso que, antes de falarmos sobre os alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico, precisamos entender o que eles são.
No caso, existem duas medidas que são muito importantes. Esta são a carga glicêmica e índice glicêmico. A carga glicêmica indica a totalidade e impacto dos carboidratos de um alimento. Já o índice glicêmico aponta a velocidade em que os carboidratos de um alimento são digeridos, absorvido e convertidos em glicose.
Ou seja, em suma o índice glicêmico é necessário para sabermos o quão rápido uma determinada comida consegue aumentar a glicemia do nosso sangue. Se o índice glicêmico é elevado, esse aumento ocorre rapidamente, o que é especialmente perigoso para diabéticos.
E se ele for baixo, o aumento ocorre gradualmente, de forma mais segura.
Quais alimentos tem baixo índice glicêmico?
Agora que você sabe o que são alimentos de carboidratos de baixo índice glicêmico, vale a pena conhecer alguns dos principais exemplos deles. E o melhor de tudo é que eles são bem mais variados do que parece.
Não estão limitados apenas à frutas e vegetais, como algumas pessoas costumam pensar. Dito isso, veja a seguir quais alimentos incluir na dieta para evitar que sua glicemia se eleve drasticamente:
- Tomate
- Quinoa
- Aveia
- Pepino
- Arroz integral
- Laranja
- Castanha
- Batata-doce
- Maçã
- Melancia
- Pão integral
- Ameixa
- Iogurte natural
- Soja
- Kiwi
- Grão de bico
- Pêssego
- Feijão
- Carne de peixe
- Morango
É preciso ter moderação independente do índice
Por fim, não é porque esses alimentos tem carboidratos de baixo índice glicêmico que eles podem ser consumidos a vontade. Conforme fora dito anteriormente, existe índice glicêmico e carga glicêmica.
Se o índice glicêmico for baixo mas a carga não, significa que os carboidratos levarão tempo para ter impacto, mas que esse impacto será grande.
Um dos grandes exemplos disso são o arroz e pão integrais. Eles de fato tem um índice glicêmico reduzido, dada a presença de fibras, que são um nutriente em comum com as frutas e vegetais citados.
Entretanto, ao mesmo tempo, eles também apresentam uma quantidade considerável de carboidratos. Logo, por mais que leve tempo para a glicemia se elevar, é preciso ter moderação no consumo deles para evitar esse problema.
Leia mais: