Book Appointment Now
Carne de pato é remoso? Entenda agora se o consumo pode trazer malefícios
A princípio, existem alguns tipos de carnes que são consideradas remosas. Na grande maioria das vezes, elas são cortes de carnes vermelhas. Porém há sim algumas importantes exceções entre as carnes brancas, tanto para peixes quanto para aves. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a carne de pato é remoso, e quais são os seus benefícios e malefícios.
Apesar de não ser tão consumido quanto o frango, a carne de pato é bastante popular. Ela apresenta uma textura e sabor excelentes, tanto que é considerada uma carne bastante nobre. Entretanto, até quem está acostumado a comer ela não dá a devida atenção para as propriedades nutricionais da carne. E é justamente essas propriedades que determinam se a carne de pato é remoso ou não.
A carne de pato é remoso mesmo?
De maneira geral, um alimento remoso é basicamente aquele capaz de desencadear reações inflamatórias no nosso organismo. Para que isso seja possível, ele obviamente deve apresentar compostos inflamatórios em sua composição. Logo, para determinarmos se a carne de pato é remoso, precisamos conhecer um pouco melhor os nutrientes que podemos obter com o seu consumo.
Assim como basicamente toda outra carnes, um dos principiais componentes do pato é a proteína. Contudo, o que faz algumas carnes vermelhas serem remosas é a quantidade de gorduras delas, que é mais elevada do que nas carnes brancas. As gorduras são compostos inflamatórios quando em grandes quantidades, e infelizmente são bem expressivas no pato. Ou seja, a carne de pato é remoso de fato.
O modo de preparo e consumo faz toda a diferença no impacto na saúde
De antemão, não é porque a carne de pato é remoso que o consumo dela deve ser proibido. Muito pelo contrário, a carne não só é saborosa como também apresenta alguns benefícios interessantes. Sendo assim, para evitar que ela se torne um problema para a saúde, basta consumi-la com moderação. Ademais, procure dar prioridade por preparos mais simples, que não contribuam para o aumento da quantidade de gorduras ou outros compostos inflamatórios.
Efeitos benéficos da carne de pato para o organismo
- Contém antioxidantes: essa características não é tão marcante em outras carnes quanto ela é no pato. Isso porque ele é fonte de selênio, um mineral que tem ação antioxidante no corpo. Logo, ele é capaz de combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
- Fonte de glicina: basicamente, a glicina é um tipo de aminoácido produzido pelo nosso organismo, mas que se consumido através de alimentos, é muito útil para a promoção da saúde da pele e qualidade do sono. No caso, boa parte da glicina está presente na pele do pato, sendo então mais saudável que a pele de frango.
- Presença de vitaminas B: alimentos de origem animal são uma das principais fontes de vitaminas do complexo B. Estas por sua vez são aliadas da nossa imunidade, sistema nervoso e sangue, por exemplo.
- Promove a saúde dos músculos: conforme fora dito, as proteínas são um dos principais compostos das carnes, incluindo a de pato. A partir delas, o corpo consegue manter a atividade e estrutura dos músculos, e promover o desenvolvimento deles.
Leia mais:
- Mocotó é remoso? Saiba como ele pode afetar a saúde em momentos mais delicados
- Bacon é remoso? Saiba tudo sobre seus efeitos na saúde debilitada
- Chester é remoso? Entenda como a criação deste animal interfere nos seus nutrientes
- Salmão é remoso? Saiba se ele prejudica a cicatrização
- Ovo de codorna é remoso? Saiba no que ele se difere do ovo de galinha