Book Appointment Now
Gordura no fígado: conheça 5 CHÁS que ajudam a resolver o problema
A gordura no fígado traz sérios riscos para sua saúde! A doença é causada, muitas vezes, pelo estilo de vida, como consumo excessivo de alimentos nada saudáveis Portanto, se você sofre esteatose hepática não alcoólica, também conhecida como gordura no fígado, além de mudar sua dieta é possível fazer uso de chás que pode ajudar a controlar os níveis de colesterol, que são agravantes da doença. Hoje, no SaúdeLAB, vamos ensinar 05 chás poderosos para eliminar a gordura no fígado.
Os perigos da gordura no fígado
A maior parte dos casos de gordura no fígado está associada ao sobrepeso e à obesidade, apesar de também ocorrer em casos de pacientes com diabetes ou glicemia alterada. Em todos os casos, o problema merece atenção, pois pode acarretar problemas cardiovasculares, cirrose e até câncer de fígado.
Em particular, a gordura no fígado está atrelada à péssimos hábitos de vida, principalmente sedentarismo e alimentação com ultra processados, dieta rica em alimentos gordurosos e pobre naqueles que tem nutrientes saudáveis. Mas não para por aí. O consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo também pioram muito a saúde.
Portanto, selecionamos uma lista com 05 chás indicados para quem sofre de gordura no fígado. No entanto, vale lembrar que todos eles não substituem os tratamentos prescritos pelo médico especialista, devendo ser utilizados apenas como métodos auxiliares e de acordo com observação médica. Dito isso, veja as opções!
Leia mais: Quais os primeiros sintomas de gordura no fígado? Entenda as causas e como evitar complicações
05 opções de chás para gordura no fígado
Você confere agora os melhores chás para gordura no fígado que funcionam, porém observe as informações antes de incluir na sua rotina alimentar.
Chá verde
O chá verde possui compostos fenólicos que ajudam a diminuir os triglicerídeos e o colesterol ruim do sangue, o que gera uma consequente diminuição da gordura absorvida pelo fígado. Ademais, ele também reduz as enzimas ALT e AST, produzidas pelo corpo quando há aumento de gordura no organismo.
Porém, o chá verde não deve ser consumido no fim do dia ou em grandes quantidades, pelo fato de conter cafeína. Além disso, ele deve ser evitado por crianças, gestantes e pessoas com gastrite, anemia, úlcera gástrica ou que possuam problemas na tireoide.
O modo de fazer tem a ressalva de que se deve colocar água filtrada para esquentar e antes que ferva, acrescenta as folhas do chá verde. Veja mais detalhes aqui.
Chá de cardo-mariano
O cardo-mariano é uma planta que possui silimarina, uma substância que confere ação antioxidante e regenera as células do fígado, reduzindo inflamações e auxiliando na renovação celular do órgão. Além disso, esse chá controla os sintomas da esteatose hepática, como enjoos e vômitos.
O seu uso é a partir das sementes. E elas devem estar bem triturada para fazer o chá. Então meça uma colher de sopa rasa e mistura em 200 Ml de água fervente, após 15 minutos você pode peneirar e beber. Não ultrapasse 3 xícaras ao dia.
Chás para gordura no fígado: use a alcachofra
Assim como o cardo-mariano, a alcachofra também contém silimarina, o que auxilia na regeneração celular do fígado. Da mesma maneira, ela também possui cinarina, substância que protege o fígado contra a ação dos radicais livres, além de estimular o crescimento de células saudáveis no órgão. Veja mais detalhes de chás para gordura no fígado e como utilizar a alcachofra aqui.
Chá de gengibre, cacau e canela
Este é mais um dos chás para gordura no fígado que funciona como um poderoso antioxidante, conferindo ação anti-inflamatória ao fígado. Da mesma forma, ajuda a regular os níveis de enzimas ALT e AST, diminuindo o acúmulo de gordura. Todavia, essa bebida não pode ser ingerida por quem faz uso de medicamentos anticoagulantes, antidiabéticos ou anti-hipertensivos. Aprenda a fazer sem erros o chá de gengibre.
Chá de alho com limão
O chá de alho com limão também funciona como um poderoso antioxidante, já que a alicina, substância presente no alho, diminui os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim do sangue, controlando as taxas de gordura no fígado. Porém, há apenas uma contraindicação nesse caso: essa bebida não deve ser ingerida por pessoas que usam medicações anticoagulantes.
Leia mais: 03 receitas detox para o fígado: elimine as toxinas do seu organismo facilmente
GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS
O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.