Você sabe como congelar chuchu corretamente? Saiba evitar os erros comuns

Apesar de nem todo mundo gostar dele, o chuchu é um ingrediente bastante presente na culinária. Diversos pratos acabam usando ele e aproveitando de suas propriedades. O problema é que nem todo mundo sabe como conservar o chuchu corretamente, muito menos congelá-lo. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar os cuidados básicos para congelar chuchu corretamente.

À princípio, os alimentos naturais costumam ser um pouco mais difícil de se preservar. Afinal, justamente por serem naturais, ele são mais suscetíveis à degradação. Logo, se você não tomar os cuidados necessários com esse tipo de alimento, você provavelmente irá desperdiçar eles muito mais. Com o chuchu não é diferente, visto que ele também necessita de cuidados ao ser congelado e conservado.

Passo a passo para congelar chuchu

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo, adicione água e espere ela ferver.
  2. Feito isso, descasque bem o chuchu e lave ele sob água corrente.
  3. Agora, utilizando uma faca, retire a porção central do chuchu e pique todo o resto. No caso, você pode picar ele da forma de sua preferência, para facilitar o preparo que você planejou para ele.
  4. Quando a água da panela estiver no começo da fervura, adicione o chuchu picado nela.
  5. Com a adição do chuchu na água, ela provavelmente vai parar de ferver. Assim, quando ela voltar a ferver novamente, desligue o fogo e coe a água.
  6. Assim que a água for coada, adicione o chuchu picado e fervido em um recipiente com água gelada, para interromper o cozimento dele.
  7. Aguarde alguns minutos para o chuchu esfriar por completo, e já pode coar a água gelada também.
  8. Por fim, coloque os pedaços em um pote com tampa ou saco plástico apropriados, e coloque os respectivos recipientes no congelador para congelar o chuchu.

Leia mais: Benefícios do chuchu para a saúde: veja 8 motivos para comer sempre

Congele o chuchu apenas se for usar no futuro

De maneira geral, o congelamento é considerado um processo de secagem. Isso se dá pelo fato de que ele congela tanto a estrutura do alimento quanto a água presente nele. Consequentemente o alimento é preservado por muito mais tempo que o normal. Entretanto, pode ser que algumas de suas propriedades, especificamente o sabor ou textura dele, sejam levemente perdidas.

Sob esse ponto de vista, é preciso pensar um pouco antes de congelar chuchu. Se você pretende usar ele apenas depois de um ou dois meses, então de fato o ideal é congelar ele. Mas se você for usar o chuchu nas próximas semanas, então talvez a melhor forma conservar ele seja apenas guardando na geladeira. Para isso, o passo a passo é o mesmo, e as propriedades do chuchu serão conservadas melhor.

Dicas extras de uso e conservação do chuchu

Outra forma muito interessante de conservar o chuchu é fazer potes de conserva com ele. Esse método permite que ele fique em bom estado por bastante tempo, porém o uso culinário dele fica mais limitado. Então se você quer prefere ter versatilidade, o ideal é congelar o chuchu ou guardá-lo na geladeira. Dessa forma, ele pode ser usado em refogados, suflês, ou preparado juntamente com carnes ou arroz.

Leia mais: Tudo sobre o Chuchu: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915