Os cuidados com o empréstimo consignado para negativados no SPC e Serasa

237
empréstimo consignado para negativados spc e serasa
Os cuidados com o empréstimo consignado para negativados no SPC e Serasa. Fonte da imagem: Bxblue/Reprodução

Para aqueles que estão com restrição no SPC e Serasa o empréstimo consignado para negativados costuma ser uma boa opção. Com efeito, uma vez que os bancos e instituições financeiras normalmente não concedem crédito a esse tipo de público, o consignado se torna uma alternativa viável.

Contudo, como qualquer operação que envolva dinheiro, o crédito consignado voltado para esse público específico, demanda alguns cuidados, para se evitar maiores problemas futuramente.

Leia ainda: TV a cabo fez cobrança indevida e negativou no SPC e Serasa? Saiba o que fazer

As cautelas que se devem ter com o empréstimo consignado para negativados

empréstimo consignado para negativados spc e serasa cuidados
Os cuidados com o empréstimo consignado para negativados no SPC e Serasa. Fonte da imagem: Valor Investe – Globo/Reprodução

Inicialmente é importante reforçar que o empréstimo consignado para negativados é, sim, como já foi dito, uma alternativa válida para consumidores que passam por problemas financeiros e estão com o nome no SPC e Serasa. Entretanto, devido as chances de pessoas de má fé aplicarem golpe, é necessário ter cuidado redobrado.

Golpes envolvendo empréstimos são frequentes, sobretudo nesta modalidade de consignados. Afinal, esse público, por ter uma renda fixa e estável, acaba sendo visto como um alvo preferencial em comparação com outros.

Leia ainda: Aplicativo ajuda no controle financeiro e a consultar CPF no SPC e Serasa

Geralmente, os golpes mais comuns envolvem a cobrança de uma suposta taxa, de forma antecipada, que não existe de forma alguma. Sendo assim, deve-se desconfiar quando, qualquer empresa ou pessoa física em nome de alguma instituição, solicitar pagamento de alguma cobrança antecipada.

Procurar empresas idôneas

Dessa forma também é fundamental que o consumidor pesquise muito bem a respeito da instituição financeira junto a qual estará contratando o empréstimo. Além de pesquisar no Google informações gerais, e notadamente na página oficial informada pela própria empresa.

Outra providência interessante é realizar uma busca pela reputação da instituição, em sites especializados em reclamações de consumidores, tais como o conhecido site Reclame Aqui.

O Reclame Aqui é um site onde as pessoas deixam suas reclamações a respeito de alguma empresa. Posteriormente, a empresa pode responder a essas reclamações e encaminhar uma solução.

Com isso, é possível averiguar a reputação da empresa nesse site. Quanto menor a nota, menos confiável é a instituição.

Prestar atenção no comprometimento da renda

Uma das dicas mais importantes é que se preste atenção no quanto o empréstimo consignado para negativados está comprometendo a renda. Com efeito, ele não pode fazer com que o indivíduo tenha sua capacidade financeira de pagar suas contas prejudicada.

Sendo assim, é necessário limitar o uso dessa parcela da renda destinada ao empréstimo em no máximo 30% dos ganhos.

Ler o contrato com calma

O consumidor, para se proteger, deve exigir da empresa credora um contrato. Qualquer eventual problema, o contrato pode ser usado para obrigar que a empresa cumpra o que foi combinado.

Ademais, é interessante verificar se há a possibilidade de antecipar o pagamento de parcelas decotando os juros. Afinal, uma empresa que é muito rígida em suas condições de pagamento pode trazer problemas depois.

Evitando problemas com o empréstimo consignado para negativados

Muitas pessoas recorrem ao empréstimo consignado para negativados para tentar dar uma solução mais rápida e prática para seus problemas. Mas todos os cuidados elencados devem merecer atenção. E não podem ser sacrificados em nome da pressa.

Leia ainda:Negativação no SPC e não no Serasa? Saiba como encontrar débitos

 

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here