O único erro que um profissional da Saúde não deve cometer no Marketing

Todo mundo pode cometer um erro. Mas no Marketing para profissionais da Saúde, existe um que devemos ficar atentos para não ocorrer!

Existe um universo de estratégias e ações de Marketing para profissionais da Saúde tão vasto quanto o número de possibilidades de tentativa e erro a serem cometidos ao longo do caminho.

De fato, todos erramos, e não seria diferente num segmento em que muitos profissionais consideram espinhoso, como o Marketing. Porém, nós do SaúdeLAB, vamos te ajudar a não cometer um erro muito comum mas que pode prejudicar toda a atração e retenção de pacientes.

Vem comigo que te explico!

O único erro que um profissional da Saúde não deve cometer no Marketing

O cuidado com a saúde tem crescido exponencialmente, principalmente depois da pandemia. Acontece que muitas pessoas buscam cada vez mais por respostas para suas dores, após o longo período de auto-observação no isolamento.

Mas esse não é apenas um movimento recente. Com o avanço da tecnologia, especialmente quando falamos em acesso à internet, o público num geral tem buscado mais informações nos canais digitais, justamente pela facilidade, conveniência e acessibilidade.

Com isso, ter presença digital não é mais um mero item no checklist dos profissionais, sejam eles da área da Saúde ou não.

Entretanto, apenas estar presente nas redes não é mais garantia de sucesso, exatamente pelo fato de que é um item quase que obrigatório, como mencionado.

Ou seja, é preciso se diferenciar para atrair, reter, engajar.

E é justamente aqui que acontece um simples erro que não deveria ocorrer quando tratamos de ações de Marketing para profissionais da Saúde.

O erro de negligenciar a experiência do cliente

Quando falamos em se diferenciar no mercado, existe uma estratégia de Marketing muito eficiente que muitas vezes é negligenciada pelos profissionais: a experiência do cliente ou consumidor ou paciente, no caso da área da Saúde (em inglês, Customer Experience).

Assim como falamos acima, o público num geral busca na internet as informações prévias para um atendimento. Então, como as pessoas selecionam um profissional dentre vários numa mesma especialidade?

Em linhas gerais, alguns pontos são considerados:

  • Local do atendimento alinhado à logística do paciente;
  • Especialidade e nível do entendimento do profissional acerca de um assunto (o currículo);
  • Cobertura de plano de saúde;
  • Acessibilidade;
  • Avaliações do profissional.

Infelizmente, uma abordagem que prioriza um atendimento humanizado, individualizado e próximo do cliente nem sempre está no topo das prioridades de um profissional da Saúde. E isso pode acontecer por diversas razões, claro.

Mas o ponto aqui é: se as avaliações do profissional contam para a diferenciação dele perante a concorrência, como aumentar a qualidade e a quantidade de avaliações positivas nos meios digitais? Por meio de um relacionamento estreito entre paciente e profissional.

Como melhorar a experiência do cliente na Saúde e evitar o erro

Para além de um atendimento humanizado, individualizado e próximo do cliente, existem algumas ótimas ações que estreitam o relacionamento ao mesmo tempo em que permitem que outros pacientes cheguem até você.

Veja abaixo:

  • Marketing de Conteúdo: prover a informação ao público-alvo por meio de posts, vídeos e outras mídias, em sites relevantes de conteúdo;
  • Plataformas responsivas no agendamento e pós-atendimento, para que o cliente tenha facilidade e acessibilidade ao agendar, assim como possa deixar seu relato com sua experiência na consulta.

Dessa forma, o paciente não somente chega até você por meio de conteúdo personalizado na internet, como permanece e divulga seu trabalho, por meio de plataformas simples de agendamento e avaliação, focadas na experiência completa do usuário.

O SaúdeLAB reúne conteúdo e conexão de profissionais com pacientes

Em síntese, a experiência do cliente perpassa pelo antes e depois do atendimento. E ter uma plataforma que reúne ações de Marketing em todos os estágios dessa jornada é fundamental para que o erro de negligenciar a experiência do cliente não seja mais cometido.

Leia mais sobre como te ajudamos:

[better-ads type='banner' banner='46134' ]

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação