Ao longo dos últimos anos, os índices de obesidade infantil saltaram e, conforme estudos já comprovaram, as consequências para a saúde da crianças são ruins, inclusive refletindo na qualidade de vida quando adultos.
Confira a matéria do Saúdelab sobre o que é obesidade em crianças e quais seus riscos.

Leia mais: O que é alergia alimentar, quais seus sintomas e como tratar? Entenda
O que é obesidade infantil?
De acordo com profissionais de saúde, a obesidade ou o sobrepeso em crianças se caracteriza pelo excesso de peso em relação a idade.
Dentre os principais fatores que desencadeiam a doença, apontados pela OMS, está a má alimentação e também o sedentarismo, ainda na infância.
Ou seja, as crianças trocam com frequência, a comida caseira por fast food, e as brincadeiras tradicionais (pular corda, futebol entre outras) por tempo indeterminado na internet. Porém, os pais. professores e gestores de saúde são alertados a agirem precocemente nesse contexto.
Nesse sentido, o IBGE realizou uma pesquisa de índice de obesidade infantil no Brasil e constatou que, entre três crianças, uma delas tem o peso acima do recomendado.
Os pesquisadores relatam que os parâmetros utilizados para o cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) realizado para crianças é diferente dos adultos e tem como base o gênero, a idade e a altura.
Quais são as causas da obesidade infantil
Em síntese, existem muitos fatores que podem ocasionar a obesidade em crianças. O principal em foco, na atualidade, é a mudança nos hábitos alimentares, já sublinhado pela OMS.
Além disso, também é possível diagnosticar a obesidade infantil em crianças portadoras de doenças hormonais ou que utilizem medicamentos à base de corticoides.
Da mesma forma, a condição genética também pode ser um fator importante, mas não determinante. Pais diagnosticados com obesidade também podem ter filhos obesos. Porém, essa situação não ocorre com a mesma frequência com que a junção de dieta desequilibrada e sedentarismo causam a obesidade.
Riscos para a criança na infância e futuramente
Acima de tudo, os riscos causados pela obesidade e que podem acompanhar a criança até sua fase adulta são estes, principalmente: doenças como colesterol alto, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e até problemas ósseos.
Além disso, essa condição pode afetar a criança psicologicamente, ocasionando dificuldades de sociabilidade, baixa autoestima, depressão e também o bulling que por sinal tem sido pautas de muitas palestras e debates na sociedade.
Como prevenir essa condição
Ao passo que uma criança vai chegando à fase de obesidade infantil, existem formas de evitar a condição. O primeiro passo requer comprometimento dos pais e de toda família para apoio de dietas e mudança de hábitos alimentares.
E concomitantemente, acompanhamento multidisciplinar constante de profissionais qualificados, seja médico ou nutricionista bem como psicólogo para suporte no tratamento.
E por último, mas não menos importante, incentivar à prática de exercícios físicos e de uma alimentação adequada para a idade da criança ou adolescente. Uma ótima dica para manter uma criança engajada na nova rotina é agir com paciência, respeito e elogios para que ela se sinta estimulada a alcançar resultados positivos.
Leia mais: Colesterol alto? Conheça 3 alimentos que podem ajudar a diminuí-lo
Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.