O ato de pagar MEI atrasado gera multas e juros que serão inclusos quando a mensalidade vencida for paga pelo responsável pela empresa. É fundamental, portanto, saber como emitir os boletos do DAS.
Pagar suas contas obrigatórias em atraso não é legal para nenhum negócio e não deve se tornar uma atitude corriqueira por parte do dono da empresa. Isso, porque quem deixar atrasar o pagamento da mensalidade do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional – não tem como fugir das multas e juros que irão ser colocadas sobre o valor inicial do boleto.

Leia mais: Até quando o governo vai pagar o auxílio para desempregados, informais e MEI’s? Veja
Pagar MEI atrasado: veja quais são as multas e juros
O valor diário da multa sobre mensalidades atrasadas é de 0,33%, limitados a 20%.
Ou seja, se deixar a mensalidade atrasar por mais de 60 dias, o valor fixo da multa passará a ser de 20%, não podendo ultrapassar esse limite.
Além disso, os juros são calculados de acordo com a taxa Selic mais 1%.
Ou seja, se a mensalidade do mês de janeiro for paga somente em abril, serão acrescidos juros levando em consideração a Selic referente fevereiro, março e abril, além de 1%.
Com isso, pode-se afirmar que não há nenhuma vantagem em pagar a mensalidade do DAS em atraso.
Leia também: Processo seletivo para negros desperta discussão sobre racismo
Como emitir boletos e evitar atrasos
Para emitir boletos de pagamento das mensalidades referentes ao MEI é necessário acessar o Portal do Empreendedor, através do seguinte endereço: https://www.portaldoempreendedor.gov.br/.
- Após realizar o acesso à página destacada acima, o empreendedor deve clicar em “Serviços”;
- A partir daí, uma página com diversos serviços referentes à atividade de MEI será mostrada. Portanto, deve-se clicar em “Pague sua contribuição Mensal”;
- Posteriormente, o site dará algumas opções sobre a mensalidade de MEI, como por exemplo a possibilidade de pagamento em débito automático, pagamento online, parcelamento e restituição.
- Mas para emitir as mensalidades a serem pagas basta clicar em “Boleto de Pagamento”;
- Por fim, insere-se o número do CNPJ de sua empresa para ter acesso aos meses em atraso (se houver) e os boletos futuros de pagamento.
Leia ainda: Seguro-desemprego para demitidos na pandemia pode ser ampliado para 7 parcelas; saiba mais