Conheça as Superfrutas Brasileiras em Extinção

superfrutas brasileiras

Veja quais são as superfrutas brasileiras que podem desaparecer do planeta

A maior parte das superfrutas brasileiras a gente não conhece. Mas a verdade é que há algumas que você nunca ouviu falar, outras são famosas! Ubajaí, araçá-piranga e cereja-do-rio-grande são três exemplos raros da Mata Atlântica. São chamadas de superfrutas porque, além do seu poder nutritivo, elas ajudam a prevenir doenças e regenerar o organismo.

Alguns pesquisadores da Unicamp e da USP uniram-se para provar que essas superfrutas brasileiras com nomes engraçados precisam ser salvas da extinção já. De acordo com eles, muitas dessas berries são ricas em antioxidante, mais até que o tradicional morango, mirtilo, amora e framboesa.

Um dos motivos pelos quais os investigadores se debruçaram sobre as superfrutas brasileiras é que a alimentação saudável está na moda. A procura por superalimentos aumentou muito nos últimos cinco anos. As pessoas estão se dando conta de que comer melhor é sinônimo de viver mais.

Superfrutas funcionais

superfrutas brasileiras

As superfrutas brasileiras que os estudantes observaram são alimentos funcionais. Ou seja, além da sua composição nutritiva, também possuem outros efeitos benéficos no organismo. Quase todas essas frutas são anti-inflamatórias e previnem o envelhecimento celular.

Algumas das superfrutas brasileiras previnem doenças como diabetes ou síndromes crônicas cardíacas. Por isso é importante não deixar que esses alimentos desapareçam.

Novo açaí

superfrutas brasileiras

O açaí é uma das superfrutas brasileiras ameaçada. Um dos objetivos dos profissionais envolvidos na pesquisa foi encontrar uma nova espécie deste fruto mundialmente famoso. O que muita gente não sabe é que o açaí não é usado apenas em sucos e batidas.

Ele é também utilizado em grande escala pela indústria farmacêutica. Isso porque ele ajuda a inibir a formação de radicais livres, moléculas que podem causar câncer e envelhecimento celular.

Berries brasileiras

Entre as frutas em extinção, as que mais preocupam são as berries. Lembra daquela pitanga que você subia em árvores para pegar? Essas frutas estão acabando e cada vez mais são difíceis de encontrar. Entre elas, as cerejas típicas daqui já não se acha com facilidade.

Frutas tradicionais

Atualmente no Brasil as frutas nacionais mais consumidas são o abacaxi, maracujá, caju e a goiaba. Todas elas já estão de certa forma em processo de extinção. Os investigadores fizeram um alerta para que se plante mais diversidade de espécies, antes que seja tarde demais.

 

 

 

 

Fonte: BBC