Quer acabar de vez com os lábios ressecados? Confira 6 dicas simples para resolver o problema

0
62
Lábios ressecados
Muita gente sofre com os lábios ressecados no inverno, mas, é fácil de resolver. Veja só. Foto: Envato

Lábios ressecadosDentre todas as partes do corpo, os lábios são as que têm a pele mais fina e, por não possuírem glândulas sebáceas e sudoríparas, tendem a ressecar com mais facilidade e de forma rápida principalmente nas épocas mais frias do ano. Neste período, os lábios sofrem bastante com o ressecamento, causando incômodos pela ardência no local, dor e também pela estética.

Leia aqui: Hidratação com glicerina: 2 receitinhas mágicas para você fazer hoje mesmo!

Por isso, hoje, nós do Saudelab, separamos algumas dicas especiais para que você acabe de vez com esse problema, e mantenha seus lábios saudáveis e livres do ressecamento.

Aprenda como acabar com lábios ressecados

Pomadas e cremes a base de óleo

Utilizar pequenas quantidades de cremes labiais e pomadas hidratantes que contenham óleo ou manteigas em sua composição antes de dormir ajuda a hidratar a pele dos lábios durante a noite, formando uma camada protetora e permitindo a devida absorção dos produtos de maneira profunda.

Hidratantes labiais com FPS (Fator de proteção solar)

O sol é um dos grandes vilões da pele dos lábios e provoca o ressecamento deles. Por isso, apostar em hidratantes com FPS e aplicá-lo diversas vezes ao longo do dia é essencial e acabar com aquela sensação incômoda de repuxo.

Esfoliação labial

A esfoliação é uma ótima aliada e pode ser realizada uma vez por semana. Existem vários produtos nas prateleiras de mercados, farmácias e lojas especializadas em cosméticos e, além disso, é possível fazer a esfoliação com produtos caseiros, como uma mistura de mel e açúcar.

Mas atenção! A esfoliação deve ser feita somente quando os lábios estão saudáveis e jamais quando eles estiverem ressacados, pois a condição pode ser piorada.

Azeite de oliva

Por possuir muitas propriedades regeneradoras o azeite de oliva é um forte aliado à hidratação dos lábios e contra o ressecamento. Devem ser aplicadas algumas gotas do produto sobre a boca, deixando o produto agir por alguns minutos, tempo que levará para ser absorvido.

Dexpantenol

O Dexpantenol (Bepantol) é um velho aliado da saúde, sendo utilizado como hidratante para a pele, contra o ressecamento de tatuagens e também para assaduras. Além disso, ele é um ótimo hidratante labial, pois possui em sua fórmula Pró-Vitamina B5 que auxilia a regenerar essa região.

Óleo de coco

labios-ressecados
O óleo de coco é um poderoso aliado na hidratação labial. Foto: Freepik

Um dos queridinhos da moda, o óleo de coco é realmente sensacional, pois além de ser uma gordura saudável que pode ser utilizada na cozinha, também auxilia na hidratação do cabelo e da pele, inclusive a dos lábios. Sua aplicação é da mesma forma que as anteriores, ou seja, sendo passado sobre os lábios de forma delicada, de onde será absorvido. Além disso, possui a vantagem de ter aroma de coco.

Cuidados adicionais com lábios ressecados

Evite umedecer os lábios com saliva

Primeiramente, é importante ressaltar que a saliva é ácida, podendo causar irritação aos lábios e levar ao ressecamento, principalmente no inverno, em que os ventos frios sobre os lábios molhados causam rachaduras na pele da boca.

Hidrate-se

Beber água é essencial! Manter-se hidratado permite que a pele de todo o rosto não resseque ou queime. Lembre-se de beber ao menos dois litros de água por dia para manter o bom funcionamento do organismo e a saúde da pele.

Gloss

Uma boa opção de hidratação é o gloss, gel brilhante que é usado no lugar do batom e possui consistência úmida que não ressaca os lábios, mas os protegem e hidratam.

Não arranque as pelinhas

É muito importante que você se controle em não morder ou arrancar as pelinhas, pois isto causará feridas que demandarão que nova pele cresça sobre o local, retardando o processo de cura.

Evite o contato dos lábios com substâncias irritantes

Quando você estiver com os lábios ressecados evite o contato deles com substâncias que o irritam, como pastas dentárias mentoladas.

Procure um dermatologista

Um médico dermatologista poderá diagnosticar as causas do ressecamento de seus lábios e quais as melhores opções para hidratá-los, bem como o que fazer para evitar que eles voltem a rachar.

Veja também: Qual o Melhor Sérum Vitamina C para o Rosto? – Benefícios

Gostou desta matéria? Então nos siga em nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here