Gestantes não devem usar cosméticos com parabenos; entenda

0
238
Gestantes não devem usar cosméticos com parabenos
Entenda os riscos de cosméticos com parabenos para gestantes. Foto: Envato.

Não é novidade que as mulheres são as maiores consumidoras de produtos de beleza e higiene pessoal. No entanto, você sabia que as gestantes não devem usar cosméticos com parabenos?

O consumo destes itens pessoal no mercado brasileiro tem um excelente desempenho. É um seguimento em expansão, onde a procura aumenta a cada dia. No entanto, a maioria das pessoas podem ficar desatentas para os componentes dos cosméticos, ou não se preocuparem com os riscos que estão sendo expostas ao uso contínuo. No caso das gestantes, o risco é preocupante.

Os cosméticos com parabenos, e toda sua família, são excelentes exemplos dos riscos que são oferecidos por cosméticos que o utilizam na composição. Ele oferece riscos para a saúde, inclusive as gestantes precisam de cautela.

Leia aqui: Cinta Pós-Parto: Afinal, Pode ou Não Pode Usar?

Mas antes, vamos entender o que é o parabeno. Já que eles estão presentes em diversos cosméticos, alimentos e até mesmo em medicamentos.

Parabeno: o que é?

O FDA (Food and Drugs Administration), que é o órgão semelhante à ANVISA, aqui no Brasil, define o parabeno como um componente químico, que é utilizado como um conservante, principalmente para cosméticos.

Os mais comuns, e que podem ser encontrados em diversos produtos, são: propilparabeno, metilparabeno, butilparabeno e o etilparabeno.

Certamente, se você ler a composição dos seus produtos de cosméticos diários, aquele hidratante corporal, o creme de pentear entre outros, você vai encontrar um dos componentes da família do parabeno.

Se for o seu caso, lembre-se gestantes devem evitar cosméticos com parabenos.

Por quê as gestantes não devem usar cosméticos com parabeno?

Um estudo que foi realizado pelo Centro de Pesquisas Ambientais Helmholtz com 622 mulheres, trouxe à tona a seguinte realidade: “Quanto mais alta a concentração de parabeno na urina, maior o risco de obesidade infantil no feto.”

Gestantes não devem cosméticos com parabeno
Gestantes não devem usar cosméticos com parabeno | Reprodução: Rawpixel

Esse estudo possibilitou a descoberta de uma das causas da obesidade infantil, que acarreta não apenas o aumento de peso, mas outras doenças como:

  • o diabetes infantil;
  • aumento do colesterol;
  • hipertensão infantil;
  • desenvolvimento de cardiopatias, causadas pelo aumento do peso.

Devido a toxicidade do parabeno, o corpo precisa trabalhar muito mais para conseguir oxigenar o sangue e desempenhar todas as funções necessárias, por isso as gestante não dever usar e também, para as criança, isso é ainda mais sério.

Apesar do risco para as crianças até 08 anos de idade, onde as mais utilizam cosméticos com parabeno, os riscos para fetos ainda não foram mensurados, mesmo assim as gestantes devem ficar alertas.

Existem outros componentes que oferecem riscos para a saúde e as gestantes não devem usar?

Além dos cosméticos com parabenos, existem outros produtos que devem ser evitados durante a gravidez, pois oferecem riscos para o feto, como produtos à base de:

  • Ureia: A ureia é muito comum em hidratantes corporais, e ela pode atravessar a placenta e retardar o crescimento do feto.
  • Hidroquinona: Utilizada no combEntenda os riscos de cosméticos com parabenos para gestantes. Foto: Envato.ate as manchas na pele, mas na gestação devem ser evitados. O mais adequado é o uso de protetor solar, e que sejam recomendados para gestantes, dessa forma, estarão livres de parabenos.

Os ácidos também devem ser abandonados por completo ao longo da gravidez, o único que pode ser utilizado é o hialurônico. Assim, as gestantes não devem usar jamais.

Algumas substâncias  podem ser possíveis de usar. São elas: a Glicerina, o óleo de amêndoas, a vitamina C e o óleo de uva.

Essas substâncias estão presentes em diversos produtos naturais e consideram ser utilizadas ao longo da gravidez. Porém não as use sem o conhecimento do seu médico.

Veja também: Reeducação Alimentar: Como caminhar em direção a uma vida mais saudável

Gostou desta matéria? Compartilhe sua opinião conosco e siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here