Home Notícias Vacina de Oxford pausada após voluntária apresentar reação adversa; entenda

Vacina de Oxford pausada após voluntária apresentar reação adversa; entenda

O mundo todo acompanha as notícias sobre as vacinas contra o novo Coronavírus, afinal, somente com ela a vida pode tentar voltar ao normal. No entanto, uma notícia preocupou a comunidade científica: a vacina de Oxford pausada. O Saúdelab tem mais informações.

laboratório AstraZeneca interrompeu, nesta terça (08.09), após uma paciente ter apresentando reação adversa durante os testes.

No entanto, representantes do laboratório explicam que esta interrupção é uma medida de segurança, já prevista em testes e serve para garantir que a produção de imunizantes não atinja mais voluntários.

Comunicado gerou apreensão

Em comunicado enviado à imprensa, o laboratório explica que a suspensão dos testes da vacina também se deve principalmente aos fatores segurança e futura eficácia.

“Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”, explicou o comunicado.

Vacina de Oxford pausada
Elaboração Vacina de Oxford / Fonte: Freepik

Leia também: Vacina para Covid-19 no SUS pode ser disponibilizada em dezembro; entenda 

Por outro lado, o imunizante, também chamado de ChAdOx1 nCoV-19, que estava em sua terceira fase, já foi testado em pouco mais de 10 mil pessoas em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Mas, diante da pausa repentina, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que coordena as pesquisas no país, também se manifestou por meio de nota, explicando que assim que normalizada a situação, o testes da fase 3 serão retomados.

“A pausa, anunciada após a suspeita de evento adverso não esperado com um voluntário do Reino Unido, trata-se de uma prática comum em estudos clínicos envolvendo fármacos. O comitê de monitoramento de segurança do estudo analisa se o caso tem ou não relação com a vacina e assim que a análise for concluída, a fase 3 deve ser retomada”, esclareceu a instituição.

Busca pela cura contra a Covid / Fonte: Reprodução da internet
Busca pela cura contra a Covid / Fonte: Reprodução da internet

Vacina Oxford pausada: afinal, qual a reação adversa apresentou a voluntária?

Segundo o CEO da farmacêutica, Pascal Soriot, a paciente apresentou sintomas neurológicos de uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal, chamada mielite transversa.

A doença é grave e rara e pode causar fraqueza muscular, paralisia, dor e problemas na bexiga.

Leia também: Metade dos brasileiros com 60 anos de idade diz não se sentir idoso, aponta pesquisa

Contudo, esta não é a primeira vez que os testes da Vacina de Oxford foram interrompidos. Em julho deste ano, outro paciente teve sintomas adversos, neurológicos, que depois de exames, foi descartada sua relação com a Covid-19. Ele havia sido diagnosticado com esclerose múltipla.

Em geral, as vacinas costumam desencadear casos de mielite transversa em raras situações. Embora ela também possa ser causada por infecções virais, como é o caso do vírus SARS-Cov, causador da Covid-19.

Por fim, Soriot informou que o diagnóstico da paciente ainda não foi confirmado, mas seu estado de saúde está melhorando. Ela deverá receber alta do hospital ainda esta semana.

Fonte: CNN Brasil

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Avatar
Lina Obaid
Jornalista, graduada pela Unic (2016). Pós graduada em Marketing e Comunicação, pela Faipe (2019). E no momento, estudante de Direito pela Unifama (1° semestre)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...