Rachadura nos pés: confira os melhores tratamentos

0
524
rachadura nos pés
Rachadura nos pés | Reprodução: Depositphotos

A rachadura nos pés é um problema que afeta milhares de pessoas, normalmente causado por ressecamento da pele da região do calcanhar, principalmente pelo uso de chinelos, sandálias e sapatos que são abertos nessa região.

Leia aqui: Tintura de cabelo e câncer: qual é a relação? Confira

O organismo entende que por ser uma parte que está sendo mais exposta, necessita de uma camada de proteção adicional, e essa camada é feita através do engrossamento das peles dessa região. Mas pelo ressecamento que ocorre no local, acabam rachando.

Existem alguns fatores de risco que podem agravar a situação da rachadura nos pés, como:

  • Obesidade;
  • Hipotireoidismo;
  • Diabetes
  • Ácido úrico elevado,
  • Entre outros.

Rachadura nos pés pode causar problemas mais sérios?

A rachadura nos pés além de ser um indicativo de possíveis problemas de saúde, elas podem ocasionar outros problemas, como:

  • Alergias;
  • Infecções;
  • Micose;
  • Psoríase.

Portanto é necessário observar os sinais o corpo emite. Se for apenas uma rachadura pelo uso excessivo de chinelos ou calçados abertos, não haverá sangramentos, dor no local, inflamações ou vermelhidão.

rachadura nos pés
Rachadura nos pés | Reprodução: Depositphotos

Caso apareça alguns desses sintomas é importante buscar auxílio médico para entender quais as medidas serão necessárias para evitar que se torne algo mais sério.

Quais são os tratamentos mais adequados?

Caso o problema seja apenas a rachadura nos pés, o tratamento é mais simples, que é realizado apenas no local, focando na hidratação da região, existem cremes que são específicos para essa situação.

Algumas medidas também podem ser adotadas, como a mudança na alimentação, para reduzir o peso, utilizar calçados fechados com o uso de meias de algodão.

Mas caso esteja associado com outros problemas de saúde, é importante tratar a causa raiz do problema, como por exemplo a diabetes.

Portanto, o médico responsável pelo acompanhamento e tratamento deve estar ciente do que está acontecendo e buscar formas para controlar a doença, de forma que não exista outros problemas associados.

Tratamentos caseiros para eliminar a rachadura nos pés

1.     Hidratante de óleo de milho com alho

Esta mistura é importante na medida em que possui ação antibacteriana e hidratante. Devem ser colocados em banho-maria seis dentes de alho moídos com meio copo americano de óleo de milho, por cerca de dez minutos.

Enquanto isso, após esta mistura esfriar, ela deve ser colocada em um recipiente limpo, com tampa, e ser aplicada aos pés durante duas vezes ao dia, até que as rachaduras sejam amenizadas ou completamente eliminadas.

2.     Azeite de oliva e creme hidratante

A mistura de uma colher de sopa de azeite de oliva com uma colher de um creme hidratante de sua preferência deve ser aplicada à noite, após a devida higienização dos pés, envolvendo-os em plástico filme.

Enquanto isso, no dia seguinte, os pés deverão ser lavados normalmente e a aplicação repetida à noite, durante quatro vezes por semana, em um mês.

3.     Vaselina e soro fisiológico

Muito parecida com a mistura do item anterior, neste caso são misturadas uma colher de vaselina e uma colher de soro fisiológico.

rachadura nos pés
Pés sem rachaduras | Reprodução: Doctor Shoes

Por isso, esta receita atua principalmente contra rachaduras causadas pela alteração de temperatura e tem o poder de devolver a elasticidade à pele.

4.     Bepantol

O Bepantol é outro poderoso aliado da renovação celular e da nutrição da derme. Para sua aplicação contra as rachaduras ele deve ser aplicado de maneira generosa aos pés que, após, serão envoltos em papel filme e meias, devendo ser abundantemente enxaguados após algumas horas ou no dia seguinte, caso aplicados à noite.

5.     Aloe vera e mel

A aloe vera é uma substância presente na babosa e ajuda intensamente na hidratação da pele. Deve-se misturar uma colher de sopa do ingrediente com uma colher de mel e, seu resultado, aplicado aos pés ao menos três vezes por semana, de preferência à noite, com o envolvimento da região com plástico filme e/ou firmes meias de algodão.

No entanto, é importante conversar com o médico antes de iniciar o uso de qualquer uma das receitas, para evitar a piora do quadro caso tenha alguma particularidade clínica.

Veja também: Quer ter unhas bonitas e saudáveis? Veja como

Gostou desta matéria e quer mais conteúdo relacionados? Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here