Congelamento de aposentadoria será aprovado? Entenda aqui

0
986
Congelamento da aposentadoria
Congelamento da aposentadoria. Foto: Envato.

Ontem (14) o Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que a equipe econômica pertencente ao Governo Federal estaria estudando o congelamento de aposentadoria. Então, essa medida disponibilizaria o orçamento necessário para dar continuidade ao Programa Renda Brasil.

Diante disto milhões de beneficiários do INSS estão demonstrando preocupações, uma vez que este congelamento ensejaria na ausência de reajuste anual de seus benefícios. Isso, por sua vez, é ilustrado pela desvalorização da remuneração queda do seu poder de compra.

Mas, afinal, existem possibilidades de que haja a suspensão dos reajustes dos benefícios previdenciários? Continue lendo e confira essa e outras informações abaixo.

Também veja: Conhece os direitos dos aposentados? Entenda mais sobre isso e sobre o 14° salário

congelamento de aposentadorias
Jair Bolsonaro em live realizada hoje (15) sobre a possibilidade de desvinculação das aposentadorias do salário mínimo. (Imagem: Twitter)

Congelamento de aposentadoria é estudado pelo Ministério da Economia

Segundo Waldery Rodrigues, em entrevista concedida ao G1 na data de ontem, a equipe econômica do Governo Federal estaria desenvolvendo estudos para promoção do programa Renda Brasil.

Uma das hipóteses levantadas, assim, atingiria o reajuste das aposentadorias. Atualmente elas são vinculadas ao salário mínimo. Dessa maneira, o reajuste dele também reflete no benefício previdenciário.

A medida de congelamento de aposentadoria, ainda segundo Rodrigues, seria aplicada por 02 anos. Isso seria necessário para a criação de orçamento do Renda Brasil, programa governamental que substituiria o Bolsa Família e outros benefícios.

Bolsonaro dá fim ao Renda Brasil no dia seguinte à declaração do Ministério da Economia

Embora a declaração realizada pelo Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia tenha assustado a milhões de beneficiários do INSS ao falar sobre congelamento de aposentadoria, a princípio não há motivos para preocupações.

Isso, pois, Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (15) o encerramento do desenvolvimento do programa Renda Brasil. Em vídeo postado hoje nas redes sociais o Presidente da República declarou que “(…) até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”.

Outro ponto que merece destaque na fala do Presidente é a indicação de que quem fala em congelamento de aposentadoria deveria levar “cartão vermelho“. Por fim, Bolsonaro ainda se manifestou no Twitter:

Portanto, a princípio não há motivos para que os beneficiários do INSS temam o congelamento de aposentadoria pela desvinculação dela do salário mínimo e seus reajustes.

Confira agora: Veja quem tem direito ao aumento de 25% para aposentados

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here