Home Notícias Pés inchados em idosos? Entenda o que pode ser

Pés inchados em idosos? Entenda o que pode ser

É comum que ocorra inchaço nos pés em pessoas mais velhas. Saiba motivos.

Com o avançar da idade os problemas de saúde são cada vez mais frequentes, a pressão alta, diabetes e os problemas cardíacos são comuns na terceira idade, no entanto, um problema ocorre com frequência e os cuidadores acabam ficando na dúvida: pés inchados nos idosos: o que pode ser?

Hoje o SaúdeLab vai levantar alguns nos motivos que podem ocasionar este problema, no entanto, é fundamental que um médico especialista seja consultado para que o tratamento seja correto e eficaz.

Causas de pés e pernas inchadas em idosos

Pés inchados
Pés inchados em idosos: o que pode ser? Foto – Pixabay

Uma das principais causas de pés inchados em pessoas idosas é a retenção de líquidos. A má circulação sanguínea faz com que os idosos tenham aquela sensação de peso e inflamação.

Leia também: Plano de saúde para idosos; no Brasil apenas 24,9% dos brasileiros possuem

Portanto, se você está se perguntando por que suas pernas e pés incham, é em parte por causa desses fatores. Junto com um sistema linfático que piora com a idade, gera esse problema comum nos tornozelos, pés e pernas.

Aliás, as extremidades inferiores são as que mais sofrem. Quando o sangue não flui pelas veias e artérias corretamente, é quando são ativadas aquelas contra-indicações que resultam em pernas inchadas e vermelhas em idosos.

E, entre os outros motivos estão os seguintes:

  • Insuficiência venosa devido à idade avançada;
  • Doença renal, cardíaca ou hepática;
  • Uso de certos medicamentos, como antidepressivos ou reguladores de pressão arterial;
  • Má alimentação;
  • Vida sedentária;
  • Excesso de peso;
  • Constipação habitual e aguda.

Pés inchados e fatores de risco

Pés inchados
Pés inchados em idosos: o que pode ser? Foto – Pixabay

A retenção de líquidos é uma condição que pode se manifestar em qualquer idade e, que, de fato apresenta uma incidência especial na população idosa. Assim, isso ocorre porque eles têm fatores de risco que os tornam mais propensos a tê-lo, como:

  • Doenças renais e cardíacas
    • Patologias que afetam o sistema renal (síndrome nefrótica) podem reduzir a filtragem adequada e, assim, favorecer a retenção de líquidos, da mesma forma que doenças cardíacas como insuficiência cardíaca crônica, alterações na pressão arterial, ataques cardíacos. Portanto, a doença cardíaca afeta o fluxo sanguíneo adequado e pode causar edema e inchaço nas pernas em idosos.
  • Uso de medicamentos
    • Os medicamentos podem causar dilatação das veias, e que podem causar inchaço nos pés em idosos.
  • Vida sedentária
    • As veias das extremidades inferiores estão localizadas entre os músculos, portanto, ao caminhar, ocorre uma contração muscular que comprime as veias e permite o fluxo de sangue para cima. Assim, por ter uma vida sedentária com pouca mobilidade, não ativamos a bomba muscular que promove a circulação.
  • Estar acima do peso
    • O excesso de gordura e o aumento do peso corporal aumentam a pressão nas veias das pernas e agravam a condição, sendo esta outra razão pelos os pés em idosos são frequentes.
    • A baixa mobilidade somada à pressão no sistema sanguíneo é uma de suas consequências. O peso elevado nas pernas torna os sintomas das extremidades inferiores mais graves.
  • Dieta ruim
    • Uma dieta descuidada contribui para o sobrepeso. Da mesma forma, um excesso de sais deteriora as funções do coração e do sistema circulatório. A desnutrição também pode ser a causa de pés inchados em um adulto mais velho.

Também leiaGreve do INSS não impedirá a reabertura das agências; confira

Recomendações para evitar pés inchados

As recomendações para evitar pés inchados são muito semelhantes às que devem ser seguidas para evitar pernas inchadas e roxas. Nesse sentido, aqui estão outras dicas que podem ser úteis para aliviar seu desconforto e entender porque seus pés incham:

  • Use gelo para melhorar os pés inchados, de modo que ele atue como um anti-inflamatório natural.
  • Massageie os pés começando pelos dedos dos pés e depois suba.
  • Mergulhe os pés na camomila. Prepare uma infusão de camomila em vários litros de água e introduza os pés depois de esfriar.
  • Promova a circulação sanguínea. A melhor solução para o conseguir é passar todos os dias.
  • Mude sua postura de vez em quando. Você pode aproveitar para esticar as pernas ou caminhar pela casa por alguns minutos.

Os pés inchados podem trazer diversos problemas, por isso profissionais da área da saúde recomendam beber bastante água e movimentar as pernas, não permanecendo muito tempo sentado sem se movimentar.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter Pinterest.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Angelica Weise
Angelica Weise
Jornalista

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Os mais lidos

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas...

Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas...

Sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico também é uma opção; saiba mais

Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico - Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda...

Início da primavera e chuvas no Pantanal: a estação trará alívio para a região, menos para o Nordeste; entenda

O início da primavera no Hemisfério Sul se deu hoje (22/09) às 10:31 pelo horário de Brasília. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu...