Estudo da USP alerta para os riscos no novo Coronavírus em crianças

O novo Coronavírus em crianças demostrou que pode ser muito grave

0
231
Novo Coronavírus / Fonte: Reprodução da internet
Novo Coronavírus / Fonte: Reprodução da internet

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) foram os pioneiros em confirmar a presença do novo Coronavírus em crianças. Conforme mostra estudo publicado em agosto, na revista científica Lancet Child and Adolescent Health (Lancet Saúde de crianças e Adolescentes).

Aliás, A notícia veio após a confirmação de que uma criança morreu em decorrência de uma manifestação atípica de Covid-19, a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).

Além deste, outros quatro casos da SIM-P também foram relatados em infecções pelo Novo Coronavírus em crianças, elas também faleceram no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC). E agora, a equipe de médicos investiga quais poderiam ser as reais causas dos óbitos.

Assim, a universidade utiliza-se da autópsia a seu favor, para obter resultados e confirmações sobre o agente viral em mortes de crianças; conforme explica a patologista e professora da Faculdade de Medicina da instituição (FMUSP), Marisa Dolhnikoff.

“O estudo que a gente quer fazer seria mostrar o espectro de possíveis apresentações da Covid grave e da presença do vírus em crianças que chegaram a morrer e em que pudemos fazer autópsia”, esclareceu.

Leia também: Saúde mental dos profissionais da linha de frente do Coronavírus está debilitada, diz estudo

Novo Coronavírus / Fonte: Getty Images
Novo Coronavírus / Fonte: Getty Images

Sintomas do novo Coronavírus em crianças

Estudos indicam que crianças com idade abaixo de 18 anos tendem a ser assintomáticas,  quando infectadas pelo novo Coronavírus. Em geral, são cerca de 64,5% de crianças assintomáticas, ou quadros leves de Covid-19.

Por outro lado, os óbitos pela doença são raros entre crianças. Por isso, a preocupação dos estudiosos da USP com este fenômeno, que tem sido recorrente. Eles alcançam 0,6% do total de mortes registradas do vírus.

No entanto, a pediatra do Hospital das Clínicas, Juliana Ferranti, coautora do estudo , explica em linhas gerais como o novo Coronavírus se manifesta no corpo destas crianças.

“Os sintomas podem ser parecidos com os do adulto. Crianças podem apresentar quadros leves, com febre, tosse e desconforto respiratório. Outros sintomas, como mialgia, náuseas, vômitos e dor de cabeça também podem estar presentes”, relatou.

Leia também: Coronavírus: imunidade adquirida após infecção é de curta duração, aponta estudo

Novo Coronavírus sintomas / Fonte: Exame
Novo Coronavírus sintomas / Fonte: Exame

Além disso, o boletim epidemiológico especial 29 do Ministério da Saúde diz que 796 crianças (com idade até 19 anos) morreram de Covid-19 no Brasil até o final de agosto.

Contudo, é importante saber as causas destes números, principalmente envolvendo crianças, que por natureza têm organismos mais frágeis.

No entanto, uma das ferramentas usadas pela USP para a investigação é a autópsia, ou seja, o exame do cadáver.

“Aqui na USP, a autópsia virou instrumento de pesquisa científica. Somos um dos maiores centros de autópsia do mundo.”

Por fim, a especialista reforça que seria importante entender as condições sociais das crianças que têm casos graves. Para num futuro próximo conseguir evitar a contaminação e óbitos pelo Coronavírus.

Fonte: USP

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter  Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here