Calendário do abono dos aposentados já foi divulgado? Entenda

0
645
calendário abono dos aposentados
Calendário do abono dos aposentados já foi divulgado? Confira aqui (Imagem: InterFISIO)

O calendário do abono dos aposentados já foi divulgado? Há muita expectativa em volta da possibilidade de pagamento de um décimo quarto salário para beneficiários do INSS, esperado pelos segurados da Previdência Social.

O pagamento extra se justifica pela pandemia de Covid-19, pois muitos aposentados passaram a ser responsáveis pelo sustento integral dos lares. Embora salários e empregos tenham sido afetados, as aposentadorias não foram.

Mas, afinal, houve aprovação do pagamento deste abono extra aos aposentados? Quando ele deverá ser pago? Confira essas informações abaixo.

Também leia: Quando um aposentado morre tem que dar baixa no INSS? Entenda

calendário do abono dos aposentados
A parcela extra do INSS é esperada por milhões de aposentados. (Imagem: G1)

Calendário do abono dos aposentados já foi divulgado pelo INSS?

Apesar de muito se falar na possibilidade de criação de um abono extra ainda não houve decisão acerca disso. Aliás, o pagamento dele depende da aprovação legal dessa parcela extra, o que demanda discussões e votações no Congresso Nacional.

Em verdade, existem duas proposições nesse sentido que atualmente tramitam perante o Congresso Federal e que aguardam análise. Portanto, existem duas possibilidades de criação do calendário do abono dos aposentados, sendo que uma se encontra no Senado e outra na Câmara dos Deputados.

Indicação 704/2020

A Câmara dos Deputados oficiou no início de agosto o Ministério da Economia com o envio de uma indicação de criação de uma parcela extra. A Indicação de número 704/2020 é de autoria do Deputado Jesus Sérgio (PDT-AC).

Embora ainda esteja em aberto perante o Congresso, ela depende da aprovação pelo Ministério da Economia e do encaminhamento de uma proposta de lei, que deve ser aprovada perante as casas legislativas para, então, haver a divulgação do calendário do abono dos aposentados.

Projeto de Lei 3.657/2020

A outra possibilidade de criação de uma parcela extra do INSS diz respeito ao Projeto de Lei 3657/2020.

Atualmente ele se encontra sob a relatoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), embora tenha sido criada a partir de uma Sugestão Legislativa popular.

Ambas as tentativas de criação do abono extra para aposentados dependem da tramitação no Congresso Nacional. Ainda, caso haja a criação do calendário do abono para aposentados ele deve indicar o pagamento para o mês de dezembro.

Confira agora: Aposentadoria por tempo de contribuição acabou? Confira aqui

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here