Mascararte: exposição em Belo Horizonte traz arte em meio à pandemia

A beleza da arte extraída de um evento trágico

0
153
Quarenta e um artistas fizeram parte do projeto Mascararte
Quarenta e um artistas fizeram parte do projeto Mascararte (Imagem: Reprodução/Herman Alexander)

A Mascararte, exposição que teve início nesta quinta (01/10) em BH, traz a beleza artística em meio a uma fase conturbada e confusa que a sociedade vive. As máscaras, objetos tão usados durante a pandemia, foram transformados sob uma nova perspectiva.

O objetivo da exposição é mostrar para as pessoas que, por pior que seja essa quarentena, existe um lado bom em tudo isso. Por exemplo, o amor e o cuidado doado ao próximo, a solidariedade se fazendo presente. A participação de 41 artistas do Libertas Coletivo das Artes abrilhantarão a exposição na capital mineira.

Leia mais: Síndrome inflamatória pediátrica com 57 casos em MG é rara e está relacionada com o novo Coronavírus

Exposição Mascararte mostra um lado mais bonito da pandemia

Marcos Esteves, o idealizador do projeto, afirma que essa é a hora, assim como a melhor forma de expressar a alegria e a positividade. Criar maneiras diferentes de enxergar uma fase ruim pode transformar as pessoas, fazê-las pensar.

Exposição de máscaras de proteção leva um pouco de alegria para os visitantes depois de momentos tão tensos
Exposição de máscaras de proteção leva um pouco de alegria para os visitantes depois de momentos tão tensos (Imagem: Reprodução/Herman Alexander)

As técnicas e os temas foram desenvolvidos especialmente por cada um dos artistas. Assim, foram preservadas as liberdades de expressão e interpretações individuais do sentimento da época e do objeto da exposição.

Confira também: Incêndios florestais na Região Metropolitana de BH: quatro ocorrências por horas são registradas pelos bombeiros

O resultado do trabalho dos artistas foram máscaras elaboradas em bordados, pinturas, fotografias, bem como esculturas. Toda a riqueza dos materiais trouxe também uma riqueza na qualidade artística muito grande, segundo informações do idealizador.

A criatividade fluiu sobre algo tenso
A criatividade fluiu sobre algo tenso (Imagem: Reprodução/Herman Alexander)

A exposição e curadoria das peças foi pensada também por Rafael Abreu, artista plástico. Já o formato dado às máscaras é assinado por Rafael Medeiros, designer. As fotos em alta definição ficaram por conta do fotógrafo Herman Alexander.

A exposição Mascararte acontecerá até o dia 31/10 na Casa Jota localizada na Rua Gabro, nº 11, no Bairro Santa Tereza em Belo Horizonte. A visitação ao local deve ser agendada através do WhatsApp, no número (31) 99344-5621. Mas, atenção: as vagas são limitadas.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here