Os benefícios da fitoterapia chinesa para a saúde em geral; conheça mais

Conheça mais essa prática importante da Medicina Tradicional Chinesa

0
113
benefícios da fitoterapia chinesa
Fonte da imagem: Freepik

A fitoterapia chinesa nada mais é do que um dos muitos ramos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O intuito dessa modalidade terapêutica é encontrar o tratamento mais apropriado a fim de alcançar-se o equilíbrio e também a saúde, por meio das plantas e chás. De fato, os benefícios da fitoterapia chinesa são muitos.

Os chás, ervas e plantas em geral possuem princípios ativos, que são substâncias que terão uma atuação mais preponderante no organismo. Mas, além disso, são levadas em consideração as características e também a natureza de cada indivíduo, pois tudo isso influencia no funcionamento do organismo.

Leia ainda: Thetahealing: saiba o que é e como essa técnica de cura energética pode te ajudar

Como funciona a fitoterapia chinesa?

fitoterapia chinesa como funciona
Os benefícios da fitoterapia chinesa para a saúde em geral. Fonte da imagem: Freepik

Curiosamente, na fitoterapia chinesa, apesar do predomínio do uso de ervas e afins para a criação de fórmulas, utilizam-se também ingredientes de origem mineral e até mesmo animal. Aliás, quando um terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa elabora uma fórmula, ele mistura componentes de forma a ampliar os resultados e minimizar efeitos colaterais.

Em outras palavras, a depender das necessidades de cada paciente, o terapeuta irá definir quais, considerando as propriedades de cada ingrediente, um medicamento natural para o paciente consumir.

Leia ainda:Entenda o que é a Medicina Ayurveda e os benefícios que ela pode trazer

Esses medicamentos poder ser apresentados na forma de líquidos para serem ingeridos, preparações para chás ou infusões, unguentos (pomadas) e também no formato de cápsulas. O terapeuta efetua um diagnóstico examinando o rosto, as unhas, a língua e todos os eventuais sintomas que eventualmente se apresenta.

Contudo, vale destacar que essa modalidade terapêutica, apesar de ajudar no tratamento de uma infinidade de doenças, tem como foco principal a prevenção dessas mazelas. Com efeito, ele vai equilibrar as energias dessa pessoa, incrementando-a.

Os benefícios da fitoterapia

Em comparação com os remédios convencionais da medicina ocidental, a fitoterapia chinesa é bem mais leve, sutil e dotada de maior segurança. Isso porque ela é composta por elementos naturais, que não costumam gerar efeitos colaterais secundários.

No entanto, mesmo esses efeitos colaterais podem ser minimizados com a ajuda de outras ervas ou ainda outras metodologias.

Leia ainda: Florais de Bach: o que são e como escolher o apropriado para seu estado emocional

Pode-se dizer que esse tipo de fitoterapia exibe os seguintes benefícios:

  • Elevação da energia;
  • Desaceleração do processo de envelhecimento;
  • Aumento da energia sexual;
  • Prevenção de gripe;
  • Alívio dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual);
  • Cura de doenças crônicas diversas.

A medicina alternativa apresenta várias possibilidades, cabe a cada indivíduo identificar sua necessidades e ainda procurar um profissional devidamente habilitado para executar a terapia.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here