Cuidados com animais dentro de casa: confira dicas com um Veterinário

Confira as dicas do veterinário Sandro com os cuidados dos animais dentro de casa.

0
200
Cuidados com animais
Cuidados com animais dentro de casa: confira dicas com um veterinário - Foto - Pixabay

Os cuidados com animais dentro de casa são fundamentais para o seu crescimento saudável. E por isso hoje no SaúdeLab vamos apresentar algumas dicas do Veterinário, o Dr. Sandro Moíses de P. Lima, que contou a importância dos cuidados com esses ‘membros das famílias’ dentro de casa e, que estão sob a posse responsável dos cuidadores.

Ouvimos as dicas do Veterinário Sandro que atua em uma pet shop na cidade de Santa Cruz do Sul, distante 150 km de Porto Alegre e compartilhamos aqui para alertar o quanto é necessária essa atenção com os animais. Confira.

Leia também: Gato pode comer ração de cachorro? Entenda mais

Dicas gerais de cuidados com animais

Cuidados com animai
Cuidados com animais dentro de casa: confira dicas com um veterinário Foto – Pixabay

Os cuidados com os animais que ficam dentro das residências das pessoas são inúmeros. E o dono é o principal responsável por suprir todas as necessidades, incluindo alimentação, lazer e também proteção. Elencamos a seguir àqueles  mencionados pelo Dr. Sandro Lima e, devem ser considerados. Então, confira.

O ambiente

De acordo com o Veterinário, o cuidado se inicia antes mesmo da chegada do animal em casa. Portanto, várias providências que deverão ser tomadas para garantir segurança, conforto e bem estar.

“Deve ser avaliado o ambiente para a chegada do novo membro”.

“É necessário que se tenha um ambiente tranquilo, adequado às suas necessidades fisiológicas, além de propiciar que o animal tome sol espontaneamente”.

Objetos básicos

O Dr Sandro Lima alerta quantos aos objetos e lugares em que os animais irão dormir, alimentar e viver continuamente. Lembrando que uma atenção especial deve ser dada quanto a higienização tanto do utensílios usados por eles quanto do espaço em ficam acomodados. Observe sua fala.

“Também deve ser observado que o novo membro da casa tenha uma cama adequada, ração ou uma alimentação apropriada, pois essa terá relação direta com as fezes, água fresca, horário de alimentação, passeios, brinquedos e até horário para se recolher”.

Cuidados com animais
Cuidados com animais dentro de casa: confira dicas com um veterinário Foto – Pixabay

Atenção com acidentes domésticos

Esse item é importantíssimo, pois não se quer causar danos aos animais. Eles merecem cuidados contínuos e sobretudo garantia por parte de seus cuidadores de que sua saúde e segurança serão providas à eles. Até porque não sabem o que fazem e estão sempre se arriscando e aventurando.

“Desde o primeiro dia é importante dizer que se deve ter o discernimento de mostrar e orientar, tomando precauções para evitar acidentes domésticos, tais como: fugas, quedas (de camas, sofás, armários, janelas, áreas.), ingestão de plantas, bem como o uso de produtos de higiene e limpeza do ambiente com componentes tóxicos (aerossóis, raticidas, inseticidas…)”.

Higiene

A higiene, como já mencionada anteriormente, deve ser alvo constante de atenção dos familiares em geral, e essa por vezes, pode ser negligenciada. E isso é grave, pois, favorece à doenças oportunistas, compromete a saúde dos animais e também, das pessoas com as quais eles convivem. Assim, avalia o que o Dr Sandro Lima orienta para o cuidado dos animais dentro de casa.

“Em termos sanitários, recomendo as vacinas e vermífugos pertinentes a cada espécie e/ou que estejam dentro do protocolo de manejo adotado. Com ralação à higiene, o ambiente deve ser mantido limpo e a limpeza do animal, com banhos semanais ou quinzenais, de acordo com cada raça e ambiente que freqüenta, também é de extrema importância”

Controle de ectoparasitas

Os cuidados com os animais dentro de casa também diz respeito à prevenção. Sobretudo quanto às pulgas, carrapatos bem como a Leishmaniose e outras doenças. O que muitas vezes é que quando elas se manifestação, combatê-las pode se tornar mais difícil e ter também mais desgaste e gastos financeiros.

Para saber com segurança do que eles realmente precisam, o melhor é uma avaliação com o Veterinário periodicamente.

“Paralelo a isso, aconselho que se faça o controle de ectoparasitas (pulgas, carrapatos…), com medicações preventivas para cada espécie. Enfim, esses são os cuidados essenciais, para maiores orientações é sempre aconselhável uma visita a um veterinário de sua escolha”.

Como listamos acima as orientações dados pelo Dr Sandro, esses são os cuidados básicos para se ter um animal de estimação dentro de casa. Lembrando que a escolha de adotá-lo é uma decisão que implica ter pré-disposição em cuidar, proteger e sobretudo, dar carinho e atenção.

Leia agora: Confira os cuidados especiais com os pets em dias quentes

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here