Dr. Fabiano Solino: Hipertensão é um dos maiores problemas que afetam a saúde do homem

Médico cardiologista, Dr. Fabiano Solino fala sobre a hipertensão

0
216
Dr. Fabiano Solino
Dr. Fabiano Solino. Foto: Acervo Próprio

Problemas cardiológicos atingem cada vez mais pessoas, devido a vários fatores como o estresse do dia a dia. Nesta sexta (06.11), o Dr. Fabiano Solino dá mais detalhes sobe o tema, na entrevista exclusiva cedida ao Saúdelab.

Nesse sentido, o Dr. Fabiano Solino cita que a maioria das pessoas sofre de hipertensão arterial. Mas, também explica que devido a alguns hábitos, a doença acaba afetando mais homens, do que mulheres.

“Hipertensão arterial é uma das coisas mais prevalentes no mundo. E a grande procura aqui no consultório é referente a níveis de pressão elevados. Geralmente, há outras doenças que a compõem, que são decorrentes de complicação da hipertensão arterial, como infarto e problemas renais, por exemplo. Além do AVC – Acidente Vascular Cerebral, que normalmente, fazem o indivíduo procurar orientação de um médico”, explicou Solino.

Leia também: Sintomas de Hipertensão: como identificar os sinais da doença que acomete 1 a cada 5 brasileiros adultos?

Dr. Fabiano Solino
Pressão arterial sendo aferida / Foto: cdn

Dr. Solino fala sobre tratamento e fatores de risco da hipertensão

No entanto, o Dr. Fabiano Solino, ainda esclarece que existem diversas maneiras de se tratar a hipertensão. Mas, o método vai depender do estado de saúde geral do paciente.

“Tem que iniciar o tratamento dos pacientes obrigatoriamente na vinda deles para a consulta cardiológica. Mas, cada caso é um caso; suponhamos que chegue um paciente com a pressão em 14/8. O primeiro passo que um médico precisa fazer é solicitar exames, e acompanhar este paciente, pois não é possível dar um diagnóstico com apenas uma consulta. A pressão alta tem estágios e fatores desencadeantes distintos. Mas, nós temos o tratamento, aliado à atividade física e alimentação, que juntos podem ser um ‘santo remédio’, frisou.

Por outro lado, Dr. Solino também falou com nossa equipe sobre alguns fatores de risco, que interferem diretamente na saúde do homem. Entre eles estão o consumo excessivo de álcool, pelos homens; e alimentação exagerada, no caso das mulheres.

“A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem o departamento de hipertensão. E existem fatores que agravam ainda mais a situação dos homens hipertensos. Tais como, genética e principalmente o abuso de álcool. Normalmente os homens quando têm algum problema, acabam descontando nas bebidas alcoólicas. E isso gera inúmero malefícios para o organismo”, explicou o médico cardiologista.

Além disso, temos também o sedentarismo, que acaba por si só desencadeando outras doenças. Pois, uma pessoa sedentária tem mais chances de ganho de peso, e com isso, acrescentemos a má alimentação e, por fim, chegamos no ponto de pressão alta e artérias entupidas, e outros problemas graves de coração”, completou.

Dr. Fabiano Solino
Dr. Fabiano Solino / Acervo pessoal

Continue lendo:

Recomendações médicas para um vida mais saudável

De acordo com o especialista, a melhor recomendação de todas é a persistência e constância. Pois, na visão dele, só assim, as pessoas conseguirão obter resultados e conservá-los, como hábitos de vida.

“As pessoas têm consciência do que precisam fazer. Então, a questão aqui é de  é atitude! Todos nós vemos muito as recomendações básicas, nas campanhas de publicidade: alimentação saudável; atividade física; não exagerar no álcool; não fumar; etc. Essas informações são bem difundidas. Mas, no meu ponto de vista o que é mais difícil é a questão da conscientização da mudança do estilo de vida. A pessoa tem aquela atitude para mudar o seu modo de viver, e este é o grande desafio”, relatou.

Veja mais: Colesterol alto? Conheça 3 alimentos que podem ajudar a diminuí-lo

Fonte: Dr. Solino

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here