Book Appointment Now
Conheça 17 benefícios da Pitaya para o corpo e cabelo: os resultados são incríveis para saúde
A pitaya ou pitaia é uma fruta muito conhecida na Europa e na América Central. Com sabor levemente ácido e bastante doce, não se encontra com facilidade no Brasil. Mas se você gosta de variar a sua alimentação e procura ser mais saudável, deve conhecer tudo sobre esse alimento. Conheça agora, no SaúdeLAB, 17 benefícios da pitaya para o corpo e cabelos.
Pitaya e a sua saúde
Estudos científicos mostram que a pitaya é rica em antioxidantes e com isso é capaz de proteger o organismo contra o envelhecimento precoce e até previnir o câncer. Inclusive, a pitaya foi capaz até de reduzir o índice de glicose em pacientes diabéticos. No entanto, os benefícios não param por aí. Além disso, é muito fácil gostar de pitaya (nome científico é Hylocereus Undatus, também conhecida como pitaya branca). Benefícios não faltam para que você adicione a fruta na dieta e tente consumi-la com mais frequência.
Conheça a tabela nutricional da fruta:
Componentes | Quantidade por 100 gramas |
Energia | 50 calorias |
Água | 85,4 gramas |
Proteínas | 0,4 gramas |
Gorduras | 0,1 gramas |
Carboidratos | 13,2 gramas |
Fibras | 0,5 gramas |
Vitamina C | 4 miligramas |
Cálcio | 10 miligramas |
Fósforo | 16 miligramas |
A fruta é nativa da América Central e do México, e faz parte de uma família de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus. Assim como algumas superfrutas brasileiras, a pitaya só traz benefícios para o organismo.
Por causa da sua aparência cor-de-rosa espinhenta, é conhecida também por fruta do dragão. Pitaya quer dizer literalmente fruta escamosa, por causa da sua casca. Porém o seu interior é macio e suculento.
Existem pelo menos três diferentes tipos da fruta: amarela, branca e vermelha. Atualmente ela é cultivada no mundo todo. No Brasil, boa parte do cultivo é feito em Santa Catarina, porque a fruta cresce bem junto do mar e em climas mais quentes.
Curiosamente a pitaya só floresce de noite e só precisa de uma noite de polinização para dar fruto. Por isso, em alguns países é chamada de “flor da noite”.
Conheça 17 benefícios da pitaya para sua saúde incluindo corpo e cabelo
Conheça quais são os principais benefícios dessa fruta para o organismo:
1. Boost imunológico
A pitaya é rica em vitamina C, mais que outros citrinos, como a laranja e o limão. Por isso, ela fortalece as defesas naturais do organismo. Em apenas 100 gramas da fruta você pode adquirir quase 35% da necessidade diária de vitamina C.
Ela também ajuda a estimular a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres. Isso faz com que seu sistema imunológico trabalhe mais e melhor, evitando que você fique doente.
2. Adeus prisão de ventre
Se o seu intestino não é um reloginho, você precisa comer pitaya já. Ela é um excelente medicamento natural para o intestino preso. Composta por fibras, a fruta ajuda a induzir os movimentos intestinais peristálticos.
Ela também acelera a digestão de coisas que possam fazer mal. E é ótima para quem está com diarreia, pois estimula a produção do bolo fecal, fazendo com que os sintomas abrandem rapidamente.
3. Emagrece
É uma das frutas ligadas às dietas low carb, porque não possui muitos carboidratos. Além disso, sua polpa possui tiramina, uma substância que ajuda a diminuir o apetite e aumentar a sensação de saciedade. A fruta também é conhecida pelo seu pode de diminuir o desejo por doces.
4. Pitaya melhora a saúde do coração
A pitaya, aliada a uma dieta saudável, ajuda a diminuir a hipertensão e inibir doenças cardiovasculares.
5. Diabetes
Por ser rica em fibras, a pitaya auxilia os diabéticos na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Isso diminui os picos exagerados no índice glicêmico, o que faz com que os diabéticos tenham uma vida mais próxima da normalidade.
6. Boa digestão
A fruta promove a boa digestão, ajudando o sistema digestório e produzindo movimentos intestinais saudáveis. Quem consome pitaya tem menos problemas como gastrite, úlcera, indigestão e infecções intestinais.
7. Menos colesterol
A pitaya é cheia de sementinhas pretas comestíveis. Elas são ótimas para a saúde, pois têm ácido linoleico, uma espécie de laxante natural que reduz os níveis de colesterol total em humanos.
Também ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos do organismo graças a presença de ácidos graxos.
8. Auxilia nas dores nas articulações
Quem tem artrite, artrose e outras doenças que afetam as articulações deve aumentar a ingestão de frutas como esta. A pitaya é anti-inflamatória e rica em cálcio, por isso ajuda a fortalecer ossos, cartilagens e articulações.
9. Pitaya melhora a memória
As sementes da pitaya contêm ômega 6. Este ácido graxo é um dos mais importantes para o nosso cérebro. Ele ajuda o órgão a permanecer no ritmo certo, prevenindo o envelhecimento e a perda da memória.
É o ômega 6 que incentiva o crescimento celular cerebral, muscular e epitelial. Ele atua também no sistema nervoso e é importante na produção de hormônios essenciais para a nossa saúde.
10. Eficaz no alívio da TPM
Justamente porque a fruta tem ômega 3 e ômega 6, ela ajuda a aliviar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).
11. Boa para a pele e para os cabelos
Por dentro, as muitas substâncias benéficas da fruta ajudam a pele o cabelo a ficarem mais saudáveis e sedosos. Mas também é possível fazer uso tópico da polpa para máscaras, hidratantes, xampus e mais.
Quem sofre com acne, por exemplo, pode fazer máscara de pitaya. Para diminuir a queda de cabelo, o suco da fruta pode ser aplicado no couro cabeludo.
Ele ajuda a ativar a circulação sanguínea na região, o que aumenta o crescimento do cabelo. Dermatologistas ressaltam que seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Para este uso, basta aplicar o suco de pitaya diretamente no couro cabeludo, os resultados são incríveis.
12. Pitaya acelera o metabolismo
A pitaya é naturalmente termogênica, assim como o café, o chá verde e outras plantas. Ou seja, quem a consome, queima mais calorias, já que ela acelera o metabolismo.
13. Antioxidante
Um dos importantes benefícios da pitaya é proteger as células do organismo, já que a casca deste fruto é rica em polifenóis, que são antioxidantes. Estas substâncias ajudam a prevenir contra diversos tipos de câncer, especialmente o de cólon.
Também previnem o envelhecimento da pele, diminuindo a incidência de rugas e manchas provenientes da idade.
14. Pitaya substitui o leite
Para pessoas intolerantes a lactose ou com alergia ao leite, a pitaya, em termos nutricionais, é uma excelente substituta do alimento. Ela é abundante em cálcio, fósforo, potássio e outras vitaminas, que ajudam a proteger dentes e ossos de doenças como a osteoporose.
Inclusive, por ser extremamente saborosa, é comum encontrar cremes, mousses e sorvetes de pitaya como opções de sobremesa sem lactose ou vegana.
15. Aumenta a massa magra
A pitaya é uma boa fonte vegetal de proteína, podendo auxiliar em diversas áreas do nosso organismo. O metabolismo também pode ser acelerado através do alto consumo de proteínas, o que leva ao emagrecimento e ao ganho de massa muscular magra. É uma fruta que consta no cardápio de atletas e pessoas fitness.
16. Antibiótica e anti-fugicida
A pitaya é ainda antibiótica e anti-fungicida, atuando diretamente no sistema imunológico. Isso pode ajudar no aumento da produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por defender o corpo de toxinas.
Além disso, os glóbulos brancos podem impedir a entrada ou proliferação de bactérias ou fungos que causam infecções no organismo. Isso acaba estimulando a regeneração das células, deixando o processo de cicatrização muito mais rápido.
17. Altamente diurética
A pitaya é ótima para quem não costuma se lembrar de ir muito ao banheiro. Suas propriedades diuréticas colocam os rins para trabalhar melhor. Pode ser boa no tratamento de infecções urinárias e cálculo renal.
Sugestões de consumo da Pitaya
O sabor da fruta é muito semelhante ao do kiwi, só que mais adocicado. Há quem diga que parece a mistura do melão com o kiwi. Quando estão maduras, são fáceis de descascar, tal como uma banana. É só puxar a casca e pronto! As sementes são comestíveis e pequenas. Não interferem no sabor da fruta e não fazem mal, pelo contrário.
Por ser uma fruta tão diferente, muita gente não faz ideia de como comê-la. É muito simples, na verdade. Não se come a casca, o resto pode-se comer cru ou de qualquer outra forma.
Fica ótima em saladas, com outras frutas, em sorvetes, geleias, sucos, compotas, tortas e outras sobremesas. A polpa fresca ou congelada pode ser utilizada no preparo de várias delícias. E fechada, ela dura algumas semanas na geladeira. Depois de aberta, consuma em, no máximo, dois dias. Confira abaixo algumas receitas com a pitaya e suas variações. Aprenda a utilizá-la na sua dieta!
Veja também: Receitas com Pitaya: Deliciosas Opções Fáceis
Cosméticos a base de Pitaya
Como vimos, a pitaya é uma fruta que transforma sua pele de dentro para fora e de fora para dentro. Por isso, separamos algumas receitas de cosméticos caseiros para você testar com a fruta.
Além de fáceis e eficazes, você gasta menos cuidando da sua pele através deste método natural. A pitaya é uma fruta que é cultivada sem a necessidade de agrotóxicos, ou seja, é naturalmente biológica e, por isso, não é agressiva para a sua saúde.
Os cosméticos caseiros a base da fruta são excelentes para quem possui alergias aos componentes dos produtos industrializados. E, por conta das propriedades da pitaya, todas as receitas abaixo são rejuvenescedoras e antienvelhecimento.
Máscara antirrugas de pitaya
A maior vantagem desta máscara é que ela pode ser utilizada por quem tem a pele oleosa. Aliás, ela ajuda a inibir a acne. Simples e barata, a máscara de pitaya funciona melhor que muitos produtos industrializados. Com o benefício também de ser 100% natural.
Ingredientes:
- Meia pitaya vermelha esmagada;
- Meio pacote de gelatina incolor já diluída.
Modo de preparo:
Em um processador, bata os dois ingredientes até formar uma pasta. Passe uniformemente sobre o rosto e deixe agir por 15 a 20 minutos.
Enxágue em água abundante. Pode repetir o processo uma ver por semana.
Lembre-se, por que a pitaya é uma fruta cítrica, você não deve passar esse creme antes da exposição ao sol. Opte por fazer a receita à noite.
Condicionador de pitaya
Os poderes da pitaya para o cabelo são tão bons que algumas marcas têm linhas inteiras dedicada a fruta. Mas você pode fazer a sua própria máscara em casa, sem gastar muito e com muito mais nutrientes que a versão processada.
Quem tem o cabelo crespo ou cacheado pode e deve aplicar essa misturinha uma vez por semana, para hidratar os cachos. As pessoas com cabelo mais oleoso podem fazer uma vez por mês e devem evitar o contato com as raízes do cabelo.
Ingredientes:
- Duas colheres de sopa de maisena;
- Duas colheres de sopa de pitaya;
- Duas colheres de sopa de água mineral;
- Uma gota de óleo essencial de argan.
Modo de preparo:
Primeiro lave os cabelos com xampu sem sal duas vezes, para remover as impurezas dos fios. Depois retire o excesso de umidade e aplique sua máscara de hidratação preferida.
Por cima do condicionador, você aplicará a mistura a seguir. Em uma panela limpa misture a pitaya triturada, a maisena, o óleo de argan e a água.
Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando o creme engrossar estará pronto. Deixe esfriar até que consiga manipulá-lo com as mãos.
Aplique por cima do condicionador ainda quente e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Então, lave os fios com água fria tirando toda a mistura, mas sem usar nenhum tipo de xampu. Finalize como desejar.