Beber água da torneira faz mal? Descubra a verdade

Será que beber água da torneira faz mal? É por isso que, em muitos casos, é fundamental que você tenha em sua casa o melhor purificador de água.  Se você não tiver um, ferver a água da torneira antes de tomá-la é crucial.

Beber água da toneira faz mal de verdade?

Por mais tratada que ela seja, ainda chega na sua casa contendo muitos resíduos.  A verdade é que é justamente por causa do tratamento que ela pode ser perigosa para você e seus filhos.

Entre as muitas substâncias que você pode ingerir ao fazê-lo, estão:

  • Arsênico: um dos maiores componentes que pode provocar câncer de pulmão, bexiga e pele;
  • Compostos orgânicos voláteis: também conhecidos por VOCs, eles contaminam o caminho da água nos corpos hídricos. Os fenóis são os mais comuns, pois são altamente solúveis em água e sua remoção é extremamente difícil. Eles causam dores de cabeça, falta de ar, fadiga e alergias;
  • Flúor: o flúor ou fluoreto é uma substância erroneamente considerada boa. Apesar de proteger os dentes dos efeitos das cáries, ela também causa problemas na bexiga, baixa imunidade e aumento do risco de câncer e disfunções de tireoide. Na Europa, alguns países baniram o uso do flúor no tratamento da água;
  • Metais pesados: o mercúrio é um dos mais comuns. Ele ataca o sistema nervoso e pode provocar variados tipos de câncer. O chumbo e o cádmio também podem estar presentes na água da torneira, assim como o cromo. Os efeitos da ingestão dos metais são: perda de apetite, náuseas, dores de cabeça, sangramentos e urticárias.
  • Alumínio: assim como os outros metais, o alumínio é encontrado em boa parte das águas que não passam por purificadores. Ele está associado a doenças gastrointestinais e mal de Parkinson;
  • Medicamentos em geral: mesmo com toda a tecnologia de filtragem, muitos medicamentos e remédios acabam por circular nos sistemas hídricos diariamente. Testes revelam que antibióticos e antidepressivos estão presentes em maior quantidade em algumas cidades;
  • Cloro: ele limpa a água, mas deixa resíduos tóxicos, capazes de produzir radicais livres em nosso organismo e danificar células saudáveis. Algumas investigações apontam que ele possa também causar infertilidade e câncer de mama.

Umidificador de ambiente: qual é a melhor escolha para a sua casa

E qual é o caminho da água?

Há ainda resíduos que são provenientes dos canos e tubulações, por onde a água passa até chegar na sua casa, que podem também ser um problema. Portanto, mesmo que na sua cidade a água seja boa, certifique-se que o local onde você mora passa por revisões constantes. Se você não tiver certeza, saiba que ferver água da torneira para beber é essencial para a sua saúde.

Limpar a caixa d’água nos períodos recomendados e verificar a sua tubulação junto de um encanador, também são boas precauções. Se você toma todos esses cuidados, dificilmente terá algum dos problemas citados acima.

Beber água da torneira faz mal: e a engarrafada?

porque preciso purificar a água

Nem sempre é possível investir num purificador de água. Às vezes, a grana está curta e o melhor mesmo é economizar.

Por que comprar um purificador de ar vale a pena

Como tratar água da torneira para beber

Até que você possa comprar um aparelho, veja o que fazer para beber água limpa, pura e segura, sem prejudicar a sua saúde.

Pastilhas seladas

Se você vai acampar, por exemplo, as pastilhas seladas são uma boa ideia. Em forma de pastilha efervescente, você coloca-as na sua garrafa ou cantil e elas tornam a sua água completamente potável.

De baixo custo, você encontra esse tipo de produto em lojas de equipamentos esportivos e montanhismo. As pastilhas são feitas de dióxido de cloro ou iodo e levam geralmente 30 minutos para fazer efeito.

Contudo, as de iodo não devem ser consumidas por mulheres grávidas ou pessoas que tenham alergia a frutos do mar. E as pastilhas não matam protozoários em grande escala.

Filtro de carvão

Barato e acessível, os filtros de carvão ativado podem ser encontrados em diversos formatos. Inclusive, existem garrafinhas que já vem com o filtro acoplado, facilitando a sua vida e evitando que você consuma garrafas pet.

Eles protegem contra vírus, bactérias e protozoários, evitando infecções e intoxicações intestinais por consumo de água contaminada. Mas atenção, esses filtros têm durabilidade curta e devem ser trocados e lavados de acordo com as instruções dos respectivos fabricantes.

Já que beber água de torneira faz mal, crie um filtro caseiro

Você pode optar por construir um filtro caseiro e obter água potável de forma natural. Normalmente se constrói um cone e você deve enchê-lo com materiais filtrantes.

São eles: cascalho, pedregulhos, areia (desde que limpa e natural) grama, carvão e panos de algodão. Dentro do cone, você deverá fazer camadas, alternando os materiais, de forma que a água tenha que passar por eles e esses atuem como uma peneira.

Se for fazer camadas, a ordem correta é: primeiro o cascalho, depois carvão e no fim algodão ou filtro de café. Mesmo assim, essa água deverá ainda ser fervida antes de consumida!

Quanto custa um desumidificador de ar (vale a pena?)

Destilação com energia solar

Os raios ultravioletas podem ser ruins para a sua pele, porém são ótimos para matar muitos microrganismos presentes na água. Para destilar água e eliminar agentes patogênicos, você precisa de uma série de materiais de construção, como furadeira, tubos de PVC e revestimentos.

O processo é trabalhoso e demorado. Contudo, ele pode inclusive transformar água do mar em água potável. Existem muitas formas de executá-lo, entretanto você deve buscar a ajuda de um profissional.

 

Crédito das imagens: Unsplash

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação