Descubra o que seu animal de estimação faz quando você não está em casa

Os animais podem ficar ansiosos, é possível que você tenha tido mais de um problema quando os deixou sozinho em casa.

185
animal de estimação
Descubra o que seu animal de estimação faz quando você não está em casa ( Fonte: Amo Vira Lata)

O que seu animal de estimação faz quando você não está em casa? Eles devem ficar com saudades, mas também costumam aprontar travessuras e ocupar bem esse tempo ocioso. Hoje no SaúdeLab vamos falar sobre o que seu animal faz quando você não está em casa, especialmente o cachorro.

Com certeza você imagina seu cachorro entediado, deitado em frente à porta atento a qualquer barulho que confirme que você está voltando para casa. Mas pode não ser sempre assim.

Leia também: Pesquisa identifica cinco tipos de donos de gatos; confira qual é o seu

O que os cães fazem quando estão sozinhos em casa?

É importante que os donos dos mascotes tão queridos, considerem atividades completas e excepcionais para seus pets e, isso é unanimidade na opinião dos cuidadores e  Veterinários. Desta forma, eles ficarão ocupados e felizes enquanto você está fora ou trabalha.

animal de estimação
Os animais podem destruir coisas das casas (Foto – Pixabay)

O que seu animal de estimação faz quando você não está em casa? Foto – PixabayAfinal, também não será benéfico só para você ou seu ‘pet dog’. Com certeza, mais donos de animais também ficarão seguros e relaxados.

Veja a seguir algumas das opções que podem ser a realidade do que os animais fazem enquanto aguardam a sua volta para casa.

Brincar

animal de estimação
O que seu animal de estimação faz quando você não está em casa? Foto – Pixabay

Certamente brincar é uma das coisas que um cachorro faz quando está sozinho. Mas o que eles acham divertido, pode variar de um animal para outro, principalmente quando são filhotes. Por exemplo, alguns preferem mastigar coisas, enquanto outros simplesmente vão de um cômodo para outro.

Se houver mais de um animal de estimação na casa, eles podem interagir, perseguindo uns aos outros pela casa ou brigando por um brinquedo.

Investigar e se divertir

Os cães são naturalmente curiosos e passam muito tempo investigando, olhando e cheirando tudo na casa, ouvindo ainda os sons que lá estão.

Eles também têm seu sentido principal de “ordem”; levam consigo as coisas que creem lhes pertencer ou se livram de outras. Esse é o segredo dos seus chinelos ou objetos serem achados na cama como se fosse um mimo prá você.

Olhar pela janela é uma de suas distrações favoritas

animal de estimação
O que seu animal de estimação faz quando você não está em casa? Foto – Pixabay

Os cães gostam de olhar através das janelas, para ver a atividade que está ao redor deles. Geralmente é uma atividade passiva, em alguns casos os animais ficam sentados em silêncio, deitados ou com o queixo apoiado no parapeito da janela.

Dependendo do temperamento, porém, podem ser mais agressivos ou interativos e, gemer, uivar ou latir, com o consequente possível incômodo para os vizinhos, portanto isso deve ser levado em consideração.

Comer e beber: as atividades mais básicas e favoritas de um cão

Muitos donos saem por horas quando precisam trabalhar ou fazer outras coisas, e os cachorros, quando estão sozinhos em casa, geralmente ficam com fome. Entretanto, há aqueles que só comem quando o dono retorna à residência e os que frequentemente, vão a seus comedouros e bebedouros se alimentarem.

Existem também muitos casos que não se limitam apenas à alimentação do comedouro ou como uma pequena pausa nas suas outras atividades, por isso não é de estranhar que agarrem uma deliciosa bolacha que é ideal para os seus dentes ou um osso de divertimento canino.

É importante ainda, colocar várias tigelas pela casa para ele poder brincar e comer, e também fornecer um certo estímulo mental ao cão. Outra dica é esconder um biscoito ou guloseima – ou até dois – para se deliciarem.

Dormir e descansar é outra das atividades favoritas do cão

 animal de estimação
O que seu animal de estimação faz quando você não está em casa? Foto – Pixabay

Quando os cães não têm mais nada que gostariam de fazer ou quando se cansam de outras atividades, geralmente é a vez deles encontrarem um bom lugar para descansar, dormir e relaxar, pois eles agem assim até mesmo quando todos estão em casa.

Normalmente eles tendem a ir aonde estão acostumados, a sua cama e lugares quentes, normalmente, mas pode ser que em alguns casos o façam em locais onde não o têm ‘permitido’ dos donos e, se estiverem acessíveis a ele ou mesmo se as regras não tiverem sido definidas corretamente.

Mais dicas do especialista

E nesse sentido o Dr Sandro Moisés de P. Lima, que é um veterinário experimentado nos cuidados dos pets, falou recentemente ao Saúde Lab, sobre alguns pontos de atenção, quando se decide ter animais de estimação dentro de casa.

“DESDE O PRIMEIRO DIA É IMPORTANTE DIZER QUE SE DEVE TER O DISCERNIMENTO DE MOSTRAR E ORIENTAR, TOMANDO PRECAUÇÕES PARA EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS, TAIS COMO: FUGAS, QUEDAS (DE CAMAS, SOFÁS, ARMÁRIOS, JANELAS, ÁREAS.), INGESTÃO DE PLANTAS, BEM COMO O USO DE PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA DO AMBIENTE COM COMPONENTES TÓXICOS (AEROSSÓIS, RATICIDAS, INSETICIDAS…)”.

Afinal, se o seu cão tem problemas de comportamento, é possível que você tenha tido mais de um problema com quando o deixou sozinho em casa. Você pode encontrar algumas considerações para minimizar esses problemas:

  • É uma ideia muito boa levar o cão para passear um pouco 40 a 45 minutos antes de deixá-los sozinhos em casa, isso os ajuda a ficar mais calmos quando estão sozinhos;
  • Em casos de ansiedade de separação, muitos cães se sentem mais confortáveis ​​quando estão dentro de uma grande caixa com alguns brinquedos dentro, o que pode fazer com que se sintam seguros, como se tivessem seu próprio quarto;
  • Existem muitas raças de cães, e cada uma possui características específicas em termos de desenvolvimento mental e físico. Alguns cães são destinados à caça ou rastreamento, por exemplo. O estudo dessas características pode dar aos proprietários algumas ideias sobre o que deixar o animal fazer enquanto estão fora de casa.

Leia agora: Os melhores animais de estimação para criança; confira sugestões

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here