Câncer de pele e dermatologia: dificuldade no diagnóstico está relacionada com o preconceito de que a especialidade é só para estética

A maioria das pessoas acredita que a dermatologia serve apenas para cuidar da parte estética da pele, mas vai muito além disso

158
O câncer de pele é desassociado da dermatologia pela maioria das pessoas
O câncer de pele é desassociado da dermatologia pela maioria das pessoas (Imagem: Reprodução/Cinthya Basaglia)

Hoje em dia, podemos ver um “boom” na popularização de inúmeros tratamentos estéticos. Infelizmente, isso acabou reforçando a ideia errada de que a dermatologia e seus profissionais cuidam apenas da estética, ou seja, a beleza física. Contudo, essa especialidade médica trata de muitas doenças, inclusive do câncer de pele.

O Dr. Fábio Gontijo, médico dermatologista, explica que o cenário que vemos hoje no Brasil contribui negativamente para sanar esse mal. A população, carente de informação, acaba tendo dificuldades ante a prevenção e, consequentemente, no tratamento precoce das doenças de pele. Observe sua fala a seguir.

Leia mais: Ações do Outubro Rosa em BH: a importância da campanha de conscientização

“Creio que faltam ações eficientes que democratizem a acessibilidade à especialidade. Consultas médicas através do SUS geralmente demoram, bem como as pessoas possuem acesso às informações básicas. Além do mais, muitos têm a falsa ideia da especialidade ser apenas estética e um supérfluo.”

É preciso ter cuidados constantes com a pele para diagnosticar doenças precocemente
É preciso ter cuidados constantes com a pele para diagnosticar doenças precocemente (Imagem: Reprodução/Ana Paula Naspolini)

Muitas pessoas podem não saber que é a dermatologia quem trata do câncer de pele

A maioria da população não busca acesso às informações ou por vezes, ficam alheias ao que dizem respeito à dermatologia, a saber cuidados com doenças de pele. De acordo com Dr. Fábio, esse problema causa o que se chama de preconceito e, consequentemente, um atraso nos diagnósticos de patologias, como o câncer de pele, por exemplo.

A estimativa é que anualmente, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) diagnostica 180 mil casos novos. Assim, ao atrasar um diagnostico, o tratamento se torna mais longo e complicado. Aliás, é importante saber que a dermatologia não foca apenas no tratamento, mas também na prevenção. Portanto, a qualidade de vida dos indivíduos melhora significativamente.

Existe um preconceito crescente de que os dermatologistas só tratam da estética
Existe um preconceito crescente de que os dermatologistas só tratam da estética (Imagem: Reprodução/Fábio Gontijo)

Mesmo com o SUS (Sistema Único de Saúde) ofertando gratuidade em consultas na área, Dr. Fábio afirma que a maior parte das pessoas ainda acredita que os dermatologistas só cuidam da estética, mas não da saúde. Isso também ajuda a causar um desinteresse por parte da população. Divulgar o conhecimento é parte do trabalho dos órgãos competentes relacionados à especialidade.

Confira também: Outubro Rosa: as consequências da pandemia para as pacientes que estão em tratamento contra o câncer

Democratizar para conscientizar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é uma das instituições que vem promovendo de tempos em tempos várias campanhas para conscientizar as pessoas acerca do assunto. Essa é outra forma de levar informações a todos sobre os cuidados que se deve ter com a pele.

Programas de televisão com linguagens mais aproximadas do público são outras formas de tratar esse assunto com eficácia, dada a necessidade da democratização do conhecimento amplo do que são doenças de pele e quem cuida delas.

Desmistificar que a dermatologia está vinculada a estética é um dos passos mais importantes para aumentar o número de diagnósticos precoces de câncer de pele. Assim, o tratamento pode ser mais rápido e mais eficaz.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here