À primeira vista, com o passar dos anos, controlar o metabolismo na terceira idade se torna um trabalho difícil. Como um resultado devido ao avanço da idade, ele se torna mais lento. E unindo-se à outros fatores como doenças crônicas, e entre elas a Hipertensão e Diabetes, por exemplo, pode prejudicar seriamente a saúde do idoso.

Leia mais: Diabetes na terceira idade? Confira os riscos e cuidados essenciais
Lentidão do metabolismo na terceira idade
De antemão, o metabolismo começa a desacelerar a partir dos 30 anos de idade. Esse fenômeno se dá pela mudança na composição do corpo ao longo dos anos e alterações hormonais. Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais lento o metabolismo do indivíduo se torna o que implica algumas atitudes para amenizar os impactos na saúde.
O metabolismo na terceira é fator preocupante, pois tende a limitar a vida do idoso. Nesse sentido, a lentidão se torna ainda maior com a diminuição dos hormônios sexuais. Além disso, a massa muscular perde-se cerca de 10% a cada década.
Do mesmo modo, a cada ano em que se perde o equivalente a 200g de músculo, adquire-se em média 600g de gordura. Esse acontecimento é esperado na fase da terceira idade, porém, pode ser controlado para que não haja uma ação prejudicial no organismo.
Como aumentar o metabolismo na terceira idade
A princípio, é importante saber que a má alimentação e a falta de exercícios pode acelerar ainda mais o processo de lentidão e gerar um excesso de gordura no corpo. Por isso, algumas dicas foram listadas para que haja o controle e os idosos tenham a qualidade de vida preservada.
Realize atividades físicas
De acordo com profissionais de saúde, a atividade física é uma das formas mais eficazes e rápidas de acelerar o metabolismo. Realizar exercícios todos os dias permite que o organismo funcione melhor e queime gordura por pelo menos quatro horas após a atividade.
Consumo de alimentos com proteína
Bem como outros nutrientes, a ingestão de proteínas magras, alimentos integrais, oleaginosas, frutas e verduras frescas fazem diferença nessa fase. A proteína em particular ainda é fundamental para recuperar massa muscular. A propósito, dê preferência a carne branca como peixes e aves. Assim o metabolismo na terceira idade só tem a lucrar.
Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo na terceira idade
Assim como a pimenta, a canela, o gengibre e o café, alimentos considerados termogênicos, são conhecidos por suas propriedades aceleradores do metabolismo, queimando gordura e auxiliando na digestão. Porém, é importante que as quantidades ingeridas sejam dosadas de maneira adequada, de acordo com cada indivíduo.
Leia mais: Alimentos ricos em fibras: Nutricionistas defendem as consequências deste consumo
Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.