Como acelerar o metabolismo na terceira idade com métodos caseiros? Entenda

230
metabolismo na terceira idade
Como acelerar o metabolismo na terceira idade com métodos caseiros? Entenda (Foto: Istock)

À primeira vista, com o passar dos anos, controlar o metabolismo na terceira idade se torna um trabalho difícil. Como um resultado devido ao avanço da idade, ele se torna mais lento. E unindo-se à outros fatores como doenças crônicas, e entre elas a Hipertensão e Diabetes, por exemplo, pode prejudicar seriamente a saúde do idoso.

metabolismo na terceira idade
Como acelerar o metabolismo na terceira idade com métodos caseiros? (Foto: Pixabay)

Leia mais: Diabetes na terceira idade? Confira os riscos e cuidados essenciais

Lentidão do metabolismo na terceira idade

De antemão, o metabolismo começa a desacelerar a partir dos 30 anos de idade. Esse fenômeno se dá pela mudança na composição do corpo ao longo dos anos e alterações hormonais. Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais lento o metabolismo do indivíduo se torna o que implica algumas atitudes para amenizar os impactos na saúde.

O metabolismo na terceira é fator preocupante, pois tende a limitar a vida do idoso. Nesse sentido, a lentidão se torna ainda maior com a diminuição dos hormônios sexuais. Além disso, a massa muscular perde-se cerca de 10% a cada década.

Do mesmo modo, a cada ano em que se perde o equivalente a 200g de músculo, adquire-se em média 600g de gordura. Esse acontecimento é esperado na fase da terceira idade, porém, pode ser controlado para que não haja uma ação prejudicial no organismo.

Como aumentar o metabolismo na terceira idade

A princípio, é importante saber que a má alimentação e a falta de exercícios pode acelerar ainda mais o processo de lentidão e gerar um excesso de gordura no corpo. Por isso, algumas dicas foram listadas para que haja o controle e os idosos tenham a qualidade de vida preservada.

Realize atividades físicas

De acordo com profissionais de saúde, a atividade física é uma das formas mais eficazes e rápidas de acelerar o metabolismo. Realizar exercícios todos os dias permite que o organismo funcione melhor e queime gordura por pelo menos quatro horas após a atividade.

Consumo de alimentos com proteína

Bem como outros nutrientes, a ingestão de proteínas magras, alimentos integrais, oleaginosas, frutas e verduras frescas fazem diferença nessa fase. A proteína em particular ainda é fundamental para recuperar massa muscular. A propósito, dê preferência a carne branca como peixes e aves. Assim o metabolismo na terceira idade só tem a lucrar.

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo na terceira idade

Assim como a pimenta, a canela, o gengibre e o café, alimentos considerados termogênicos, são conhecidos por suas propriedades aceleradores do metabolismo, queimando gordura e auxiliando na digestão. Porém, é importante que as quantidades ingeridas sejam dosadas de maneira adequada, de acordo com cada indivíduo.

Leia mais: Alimentos ricos em fibras: Nutricionistas defendem as consequências deste consumo

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here