Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Como escolher um queijo branco realmente saudável? Saiba fazer a escolha certa

Fique atento a escolha do queijo!

Quando o assunto é alimentação saudável, são recomendadas três porções de laticínios por dia, onde o queijo se destaca pelo sabor delicioso e pela versatilidade na cozinha. Confira hoje, 09/11, aqui no SaudeLAB como escolher um queijo branco saudável.

Como escolher um queijo branco saudável

O queijo recomendado para o consumo diário é aquele com reduzido teor de gordura e calorias, o que preserva de forma natural as vitaminas e minerais que contém.

Em termos gerais, o melhor é o queijo fresco, devido ao seu menor teor de gordura. No entanto, a indústria alimentar tem produzido queijos maduros e cremosos, com menor teor de gordura e calorias, pelo que puderam ser incluídos nos queijos de consumo diário. Além disso, escolha queijos com baixo teor de gordura e com menos de 5 gramas de gordura por porção.

Leia mais: Hoje é dia do Hot Dog: saiba como preparar um delicioso cachorro-quente fitness

Tipos de queijos

São muitos os tipos de queijo, produto das diferentes espécies de bactérias e bolores utilizados na sua produção, bem como o seu tempo de maturação, diferentes níveis de gordura, tratamentos e, claro, o tipo de leite utilizado.

• Queijo Fresco: Caracterizam-se pelo sabor ao leite e por serem muito típicos de cada país de origem. Sua produção consiste na coagulação e desidratação do leite, sem processo de maturação ou técnicas adicionais de preservação. Bem como, é importante armazená-los na geladeira a 3-4 ° C. Entre os queijos frescos destacam-se a mussarela, o branco prensado, o branco moído e o feta.

Como escolher um queijo branco realmente saudável? Saiba fazer a escolha certa
Como escolher um queijo branco realmente saudável? Saiba fazer a escolha certa. Foto: Canva Pro

• Queijo Maduro: Caracteriza-se pelo seu aroma intenso e sabor acentuado, que se obtém através de um longo processo de maturação a uma temperatura determinada, dependendo do queijo. Alguns dos queijos maduros mais populares são o Cheddar e o Parmesão. Logo, estes são caracterizados por um maior teor de gordura, por isso devem ser preferidos apenas em ocasiões especiais ou uma vez por semana.

Conheça mais tipos de queijo

• Queijo cremoso: a palavra “creme” é sinônimo de gordura, portanto, o queijo cremoso tem uma quantidade significativa de creme em comparação com o queijo fresco. Isso permite que sua textura seja mais cremosa e pode ser usado como um spread. A produção mais moderna é o cream cheese.

• Queijos verdes ou azuis: A sua cor é dada pela presença de bolores e caracterizam-se pelo seu sabor intenso e aroma acentuado. Contudo, devem ser armazenados em locais de alta umidade para se conseguir a proliferação de bolores. Entre os mais famosos estão o queijo gorgonzola e o roquefort.

• Queijo fundido: passa por um processo de maturação, que é interrompido pelo aquecimento, onde são eliminados os microrganismos responsáveis pelo seu sabor. É feito a partir de um ou dois queijos. Eles são caracterizados por uma longa vida útil e são práticos para lanches.

Portanto, um queijo branco saudável é o queijo fresco, e talvez o mais consumido nas dietas, evita o acúmulo de gordura (pelo CLA) e é rico em Vitaminas A, B e D e proteínas.

Além disso, ajuda a prevenir doenças como a osteoartrite, pois é bom para as articulações e fibras musculares.

E também o queijo cottage. Este é outro queijo com baixo teor de gordura e baixo teor de sódio, razão pela qual costuma ser incluído em dietas de baixa caloria, além de ser recomendado para quem tem problemas cardiovasculares.

Veja também: 2 petiscos usando peixe: saiba como fazer receitas deliciosas e saudáveis

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.