Diabetes na terceira idade? Confira os riscos e cuidados essenciais

232
diabetes na terceira idade
Diabetes na terceira idade? Confira os riscos e cuidados essenciais (Foto: Freepik)

A Diabetes na terceira idade é uma das condições que mais preocupam pacientes e profissionais de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença teve um crescimento de cerca de 60% apenas nos últimos 10 anos em território nacional.

diabetes na terceira idade
Diabetes na terceira idade? Confira os riscos e cuidados essenciais (Foto: Freepik)

Leia mais: Sabia que tipos de osteoporose também atinge os mais jovens? Entenda

Por que é tão comum ter diabetes na terceira idade?

A princípio, a diabetes do tipo 2 está diretamente ligada ao envelhecimento, à perda de absorção dos nutrientes, ao sedentarismo e à obesidade.

Além disso, um fator preocupante para o acometimento da doença é a alimentação inadequada, pois esse público, apresenta frequentemente, a falta de apetite e dificuldades de mastigação dos alimentos.

Por isso, pacientes com idade avançada estão mais propensos a contrair o tipo 2 da doença, tendo em vista a perda de nutrientes que ocorre normalmente com o avanço da idade. Atualmente, cerca de 1 terço da população brasileira considerada diabética é idosa.

Riscos da Diabetes na terceira idade

Como resultado de anos de estudos, foi constatado que a Diabetes pode gerar consequências graves para o organismo de seus portadores. Entre elas: cegueira, doença renal, cardiovasculares e condições que podem levar o paciente a ter seus membros amputados, são as consequências mais comuns.

Além disso, também é comum o acometimento da insuficiência renal e da cegueira, que podem acompanhar pacientes idosos portadores da Diabetes tipo 2. Assim como a hipertensão, que tem uma ligação direta com a doença.

Embora hajam consequências severas para quem tem seu diagnóstico positivo, é possível manter uma vida e rotina normais sem riscos de contrair outras doenças, através do acompanhamento com um profissional de saúde e de medicação adequada.

Alimentação de um diabético

De acordo com profissionais de saúde, a diabetes na terceira idade está diretamente ligada à quantidade de glicose no sangue do paciente. A glicose é um carboidrato facilmente encontrado no açúcar dos alimentos. Por isso, é importante evitar alguns deles.

De antemão, é essencial procurar a ajuda de um profissional de nutrição para que uma dieta seja preparada e seguida de forma adequada. Os alimentos que devem ser evitados nessa dieta são ricos em açúcares e carboidratos.

Entre eles, estão o mel, as geleias de frutas, bolos e produtos fabricados em confeitarias, doces no geral, bebidas industrializadas como refrigerantes e sucos de saquinho, bem como bebidas alcoólicas.

Exercícios unidos à dieta

Assim como a alimentação adequada, a prática de exercícios para portadores de diabetes na terceira idade é de extrema importância para que o paciente possa seguir normalmente com sua vida. Praticar exercícios por pelo menos três vezes na semana pode ser o suficiente, mas o acompanhamento profissional sempre deve ser prioridade.

Leia mais:Alimentos ricos em fibras: Nutricionistas defendem as consequências deste consumo

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here