Milho branco: conheça todos os benefícios

220
Milho branco
Milho branco: conheça todos os benefícios (Imagem: Lafond.com)

O milho é um dos alimentos mais versáteis da culinária brasileira. Presente em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas, ele também é bastante nutritivo e, assim, tem um papel muito importante na alimentação da população. Uma das variedades desse cereal é o milho branco, que pode ser um grande aliado para sua saúde.

Qual a diferença entre o milho branco e o milho amarelo?

Apesar de os dois milhos serem semelhantes, existem diferenças entre eles que vão além da aparência. O milho amarelo, que possui coloração de tom amarelado, tem maior quantidade de amido e de vitamina A em sua composição, o que torna seu valor nutricional mais alto. 

Milho Branco
O milho é versátil e usado prá vários pratos (Imagem: Stock-fresh)

Já o milho branco, que é o cereal quando ainda não atingiu a maturidade, apresenta um aspecto mais esbranquiçado. Ele possui maior quantidade de açúcar e, por isso, costuma ser mais utilizado em receitas doces. 

Porém, também é rico em fibras e apresenta uma série de características benéficas para o organismo. Inclusive, por ter uma produção mais sensível e em menor escala, o milho branco, diferente do amarelo, não é um produto transgênico.

Como consumir o milho branco de forma saudável?

Apesar de ser comumente associado à canjica, uma sobremesa doce muito frequente em festas juninas, existem diversas maneiras saudáveis de consumir esse milho.

Além das versões mais leves da receita, que têm menos açúcar, há também a farinha de milho branco, que pode ser utilizada no preparo de pães, biscoitos e bolos. 

Aliás, também é possível preparar pratos salgados e nutritivos com o milho branco, como a canjica com frango ou o mungunzá salgado.

Benefícios do milho branco

Ter o milho branco em sua alimentação pode ser uma boa maneira de melhorar seu consumo de cereais que auxiliam em diversas funções desempenhadas pelo corpo. Confira agora mesmo alguns dos muitos pontos positivos de consumi-lo!

Não possui glúten

Assim como em suas outras variedades, o milho branco é um cereal sem glúten. Dessa forma, além de poder ser consumido por quem é celíaco, ele auxilia na perda de peso e reduz inflamações que tendem a ser relacionadas aos alimentos com glúten. 

Milho branco
Uma variação de sobremesa do milho branco (Imagem: GiroMT)

Reduz o colesterol ruim

O milho branco possui uma boa quantidade de gorduras boas. Com isso, ao tê-lo no seu dia a dia, é possível manter os níveis do colesterol bom, conhecido como HDL, e diminuir a quantidade de colesterol ruim, o LDL. 

Melhora a saciedade

Algo que muitas pessoas não sabem sobre o milho branco é que, em sua composição, ele possui proteínas. Dessa maneira, ao inserir esse alimento em suas refeições, a sensação de saciedade será maior.

Auxilia na construção de músculos

Precisando fortalecer a musculatura? Então, você vai gostar de saber que as proteínas presentes nesse tipo de milho também colaboram com a formação das fibras musculares! 

Evita prisão de ventre

Uma vez que possui boa quantidade de fibras, a variedade branca do milho ajuda a evitar prisão de frente e outros problemas intestinais. Por isso, colocá-lo de forma saudável em sua alimentação permite uma melhor regulação do intestino. 

Rico em minerais

Existem alguns minerais que são muito importantes para o bom funcionamento dos sistemas do corpo humano. Alguns deles, como o magnésio, o fósforo e o ferro, estão presentes no milho branco, o que é ótimo para a manutenção da sua saúde.

Beneficia a saúde mental

O consumo desse tipo de milho também pode tornar o cérebro mais saudável e ajudar na prevenção contra problemas que atingem a saúde da mente, como ansiedade e depressão

Isso ocorre porque ele é rico em ácido fólico, uma vitamina que, muitas vezes, precisa ser suplementada, pois auxilia nos processos cognitivos e que também é importante para o bom funcionamento de diversos outros órgãos do corpo.

Gostou de conhecer os benefícios do milho branco para sua saúde? Então, não deixe de conferir outros artigos aqui do SaúdeLab e fique por dentro de todas as novidades para seu bem-estar!

Além disso, nos acompanhe em nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here