Será que a lua interfere nos cortes de cabelo? Saiba mais sobre a crença

Será mito ou verdade que a lua interfere nos cortes de cabelo

132
Fases da lua para cortar cabelo
Fases da lua podem influenciar no corte de cabelo? Foto: Freepik

É muito comum pessoas observarem qual a lua do dia em que pretendem cortar o cabelo. Mas, existe realmente influência da lua nos cortes de cabelo? A lua realmente afeta o crescimento do cabelo? O cabelo cresce mais rápido se o cortarmos durante a lua crescente?

Quantas perguntas e quantos mitos relacionados a essa crença de que a Lua tem algum poder sobre nós. Vamos descobrir se todos esses “rumores” sobre a Lua e o crescimento do cabelo são verdadeiros ou falsos.

Leia aqui: Chips de batata doce: aprenda a fazer um petisco fitness!

Depois do primeiro passo em sua superfície, depois de muitas observações e estudos, a lua continua a despertar fascínio e interesse, mas também muitas dúvidas e questionamentos.

Quais são as crenças relacionadas à influência da lua nos cortes de cabelo?

Existem várias lendas a respeito da lua cheia, principalmente os efeitos de realce que ela tem nas madeixas. Portanto, é visto como benéfico ir para um “corte lunar”, que consiste em sacrificar alguns centímetros do seu cabelo durante a lua cheia.

influência da lua nos cortes de cabelo
Influência da lua nos cortes de cabelo | Reprodução: Rawpixel

As promessas são tentadoras em relação à lua cheia: seu cabelo vai crescer mais rápido, mais forte e mais grosso. Além disso, existem vários cabeleireiros convictos em todo o mundo. Eles até oferecem cortes noturnos nessas épocas do ano que sempre acontecem ao ar livre em alguns países do mundo.

Corte

A lenda, como todos sabem, proíbe cortar o cabelo durante a fase da lua minguante (a menos que você queira manter o corte o máximo possível) porque o cabelo cresce mais lentamente.

Esta é a estratégia do Sr. Idu Costa, 67 anos, que afirma sempre cortar os cabelos na tal lua para que demore mais a crescer e perder o corte: “Todas as vezes que precisei cortar o cabelo em outra lua, o resultado não foi bom, em poucos dias foi necessário realizar outro corte, porém na lua minguante para resolver o problema”.

Já para Nair Barreto, 45 anos, cabeleireira de longa data, é taxativa: “Quer que o cabelo cresça, corte na lua crescente, o resultado é garantido”.  Ela aconselha quem gosta de cabelo comprido, opte por cortar o cabelo na fase crescente, para que cresça mais rápido e saudável.

No entanto, para Sra. Vanda Civalsci, que gosta de volume nos cabelos, a escolha é sempre a lua cheia: “Quando faço o corte na lua cheia, o resultado é sempre satisfatório e perceptível, os cabelos ganham mais volume e força”, garante.

Coloração

Mesmo no caso da coloração do cabelo, recomenda-se fazer a coloração quando a Lua estiver em fase de crescimento. Ao fazer isso, você pode obter mais intensidade e duração da cor. Também se fala sobre ao longo do processo de lavagem que a cor escoa menos e, consequentemente, dura mais.

Saiba um pouco mais sobre o cada fase da lua e seus possíveis efeitos no cabelo

Lua nova

Esta lua é a indicada para quem pretende fazer uma mudança radical nas madeixas. Desta forma, a promessa que é os cortes realizados nesta fase da lua deixem os fios com mais vida e também, a escova feita, pode durar mais.

Lua crescente

Já esta fase é a indicada para quem não quer muitas mudanças, afinal, assim que cortar os cabelos, rapidamente crescerão novamente. Esta lua também é a indicada para quem quer tirar implantes estilo megahair.

Lua cheia

Agora, se você tem fios finos e pouco cabelo, essa deve ter sua lua escolhida, afinal a promessa é que os fios engrossem e, assim tenham mais volume. Agora, se pretende fazer uma mudança radical, não escolha esta lua, pois nela suas emoções ficam a flor da pele e, caso fique insatisfeito com o corte, o resultado fará você ficar muito mal.

Lua minguante

Agora, se pretende reduzir o volume, escolha esta fase da lua para o corte, pois nela, existe a promessa de deixar os fios mais finos e leves.

Está comprovado cientificamente?

Embora essa teoria continue muito atraente, ela nunca foi comprovada cientificamente. Na verdade, a influência positiva da lua em seu cabelo ainda é uma crença não verificada.

Para alguns cabeleireiros, não existe um período ideal. Só é recomendado cortar alguns centímetros aproximadamente a cada 3 meses para evitar pontas duplas e dar um impulso ao seu cabelo.

No entanto, não há evidências que ajudem a validar essas teorias, muito menos a conexão entre a Lua e o crescimento do cabelo, na verdade, as poucas investigações científicas que foram feitas as negam.

É provavelmente uma superstição popular que, ao longo dos anos, associa um significado mágico e simbólico à Lua, o que sempre despertou curiosidade, fascínio e admiração. Agora, mesmo sem comprovação, não custa tentar. Vai que dá certo!

Veja também: Óleo de rosa mosqueta para estrias: funciona? Saiba mais

Gostou desta matéria? Compartilhe sua opinião conosco. Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here