Negativação no SPC e não no Serasa? Saiba como encontrar débitos

CPF pode estar sujo em apenas um dos órgãos de proteção ao crédito

223
negativação no spc
Fonte da imagem: Extra - Globo/Reprodução

Quando se fala em nome sujo, muitas pessoas pensam em fazer uma consulta ao Serasa, para verificar a situação de supostas pendências. Afinal, é preciso saber detalhes do débito para, então, conseguir quitá-lo. No entanto, pode acontecer de o nome da pessoa estar limpo no específico órgão de proteção ao crédito (Serasa), mas, em contrapartida, haver uma negativação no SPC.

Leia ainda:Loja pode recusar venda a pessoa com nome sujo no SPC e Serasa? Entenda

Fui comprar em uma loja e apareceu negativação no SPC! O que fazer?

negativação no spc encontrar loja
Como fazer para encontrar a empresa que efetuou a negativação no SPC?. Fonte da imagem: SPC Brasil/Reprodução

Se um consumidor for comprar algo em uma loja qualquer e, porventura, conste uma  alguma negativação no SPC, é possível solicitar ao lojista a identificação dessa suposta empresa que o negativou.

A informação pode ser útil, claro, para dialogar diretamente com o credor; e, assim, efetuar um acordo para saldar a dívida e limpar o nome.

Leia ainda:Nome pode ficar negativado no SPC e Serasa se não pagar seguro do carro? Confira

Vale lembrar que não cabe ao SPC fornecer descontos na negociação de dívidas. Com efeito, isso é de total responsabilidade da empresa credora.

No entanto, caso não seja possível descobrir com o lojista a identificação da empresa que fez a negativação, outro caminho interessante é recorrer direto ao próprio SPC.

Negativação no SPC e o processo de identificação dos credores

Como já adiantado, existe a opção de descobrir supostos credores indo diretamente à fonte: o SPC. É preciso, portanto, se deslocar até um posto físico do SPC Brasil mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou então até a associação comercial da cidade em que reside.

Caso, porventura, não se tenha obtido sucesso em localizar a empresa ou ela por sua vez tenha encerrado suas atividades, a CDL ou a Associação Comercial, dependendo da cidade em questão, poderá descadastrar a empresa como associada e, desse modo, cancelar o registro de negativação.

Aliás, o mesmo vale também para caso de não haver nenhum sucessor para receber a quitação. No entanto, se houver qualquer endereço registrado, no qual se possa localizar o credor (o procurador ou sucessor), a entidade tem o dever de informar ao consumidor.

Sanando débitos

Se porventura um consumidor tenha o desejo de sanar um débito, eliminando a negativação no SPC e , por sua vez, não tenha condições de ir até a cidade de registro, ele pode efetuar essa consulta por meio de uma procuração.

Lembrando que essa procuração precisa ser específica. Deverá, portanto, levar o RG e CPF original ou cópia autenticada do documento do consumidor que representará.

Leia ainda:Correios oferecem conta e cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

Ademais, é preciso atentar para as regras peculiares ao SPC Brasil, local para a provisão de documentos. Em outras palavras, cada unidade do SPC pode exigir uma documentação diferente além do CPF e RG. Sendo assim, deve-se conferir antecipadamente quais são esses documentos.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here