
Geralmente, para se consultar a situação de um CPF, utiliza-se os sites dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, ou mesmo o respectivo aplicativo relacionado às empresas. No entanto, é fundamental também saber se há protesto de título no CPF. Afinal, o não pagamento de um protesto pode resultar em nome sujo no SPC e Serasa.
Agora, felizmente, os cartórios permitem esse tipo de consulta gratuita e online.
Leia ainda:Negativação no SPC e Serasa x protesto de dívida: entenda as diferenças
Entendendo o protesto de título e a negativação no SPC e Serasa

Vale a pena explicar de início, que um protesto de título em um determinado CPF não significa, necessariamente, que ele esteja sujo no SPC e Serasa.
No entanto, há ocasiões sim onde uma empresa credora pode ter protestado um título e, ao mesmo tempo, também ter solicitado a inclusão do CPF no birôs de crédito.
Leia ainda:Fintech concede empréstimo com garantia de imóvel; saiba detalhes
Além disso, muitas vezes ocorre de um título ser protestado e, em caso de não pagamento no prazo acordado e não comparecimento a intimação do protesto, o nome ser negativado. Isso pode ocorrer em pelo menos 3 dias após o protesto.
Onde consultar protesto de título no CPF?
A consulta de protestos envolvendo o CPF pode ser feita em um desses recursos abaixo:
-
Cartórios de Protesto
Neste site, para consultar eventuais protestos, só precisa digitar o CPF e o estado de origem. Há também um aplicativo de celular com o mesmo nome.
-
Consulta Online Central de Protesto (CENPROT)
Para consultar o CPF aqui, é preciso primeiro informar a abrangência, se é nacional ou de acordo com o estado. Em seguida, deve-se selecionar o tipo de documento e informar o número do mesmo. Logo depois, deve-se clicar em Consultar.
-
Cartório SP
Neste caso específico, apesar do nome, permite-se a consulta de CPFs não só no estado de SP, mas em todos os estados. Basta selecionar, portanto, o seu estado, o tipo de documento (CPF) e informar seu número.
Resolvendo pendências com protesto de título
Resolver pendências com protesto de título é uma das poucas maneiras de se evitar e/ou tirar o CPF do dos cadastros de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.
Leia ainda:Cartão de crédito Porto Seguro: saiba como solicitar em poucos passos
Deve-se descobrir em qual cartório o título foi protestado, a fim de poder pagar o débito. Isso pode ser feito por meio de um dos sites citados ou até mesmo em órgãos como SPC e Serasa.