6 alimentos nutritivos para substituir o feijão tradicional e variar os seus pratos

O arroz e feijão são elementos extremamente marcantes da cultura brasileira, e com uma presença inquestionável no cardápio. Entretanto, algumas pessoas preferem buscar alternativas para eles, especialmente para o feijão, que além de sofrer bastante com a alta dos preços, pode não ser do agrado de todos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te apresentar 6 alimentos nutritivos para substituir o feijão e variar os seus pratos.

À primeira vista, pode parecer difícil pensar em alternativas para substituir o feijão. Afinal, ele é um alimento bastante nutritivo, e que estamos acostumados a comer. Entretanto, existem opções que são extremamente saudáveis e, por incrível que pareça, mais acessíveis.

Por que o feijão é tão importante?

De antemão, o valor nutricional do feijão torna ele um grande atrativo para a nossa alimentação. Ele é um grão muito rico em proteínas, fibras e minerais. No caso, as proteínas exercem diversas funções essenciais para um bom funcionamento do nosso corpo, sendo um elemento bastante requisitado por quem pratica musculação, por exemplo. Já as fibras são importantes para o equilíbrio do sistema digestório no aproveitamento de nutrientes.

Contudo, quando se trata do feijão, os minerais são os nutrientes que mais ganham destaque, tendo o ferro como foco principal. Este componente é crítico para estruturar as hemácias do nosso sangue, bem como para garantir o funcionamento das mesmas. Por isso que a deficiência de ferro no corpo pode ocasionar em condições de saúde graves, como a anemia.

O feijão possui algumas ressalvas

Apesar de sua importância e inúmeros benefícios, o feijão possui algumas ressalvas importantes. Além dele ter ficado cada vez menos acessível, ele também possui muito amido em sua composição. Dessa forma, ele acaba sendo um alimento rico em carboidratos, especialmente quando alinhado com o arroz. Ou seja, mesmo sendo benéfico, as vezes ele precisa ser evitado por quem busca emagrecer. Além do mais, existem os anti-nutrientes, que para serem eliminados não pode faltar o molho dos grãos por mínimo 4 horas antes cozinhá-lo.

Leia mais: Por que é importante deixar o feijão de molho antes de preparar? Saiba os motivos verdadeiros

opções para substituir o feijão
Conheça opções como essas para substituir o feijão e manter-se saudável – Canva

Opções de alimentos para substituir o feijão tradicional

Confira a lista dos alimentos que separamos para você diversificar o uso do feijão sem ficar com prejuízo no consumo de proteínas saudáveis.

1. Lentilha:

Além de ter uma boa quantidade de ferro e fonte de lítio, a lentilha possui um cozimento mais rápido do que o feijão. Ademais, ela não só pode substituir o feijão no arroz, como também pode ser utilizada em caldos e outros tipos de pratos.

2. Feijão-branco

Diferentemente do feijão-carioca que estamos habituados, o feijão-branco pode ser um aliado no emagrecimento, visto que ele possui um composto chamado fasiolamina, que ajuda a reduzir a absorção de carboidratos.

3. Ervilha-verde

Essa variação das ervilhas comuns, são grãos que possuem uma quantidade um pouco menor de ferro quando comparado a lentilha, mas ainda assim possui um ótimo valor nutricional. Saiba que uma diversidade cores com sabores marcantes para experimentar com receitas deliciosas.

4. Soja

Essa proteína vegetal é outra opção para substituir o feijão tradicional. Ela oferece inúmeras vitaminas (Complexo B, A etc) e minerais (ferro, magnésio, cálcio etc). Além das fibras, ela da riqueza de saponinas, ela é antixiodante, logo atua na prevenção de doenças cardiovasculares, aporte nutricional na menopausa entre outras doenças.

5. Grão-de-bico

O cozimento desse grão é um pouco mais demorado e nesse caso, colocar de molho tem muitos benefícios. E graças a sua composição, ele possui a capacidade de melhorar o nosso humor devido a alta concentração de triptofano que aumenta os níveis de serotonina (hormônio da felicidade), além de oferecer diversos nutrientes, o ferro é o principal. Use o grao-de-bico em saladas, patês, sopas ou como preferir.

6. Vagem

Além da crocância, fonte de fibras, magnésio e proteínas, essa leguminosa é saborosa. Quem a escolhe ganha em aumento de massa magra e consequentemente controla o peso. Ao substituir o feijão pela vagem o organismo fica bem nutrido. Aproveite a versatilidade que ela oferece

Leia mais: Feijão é low carb? Saiba suas calorias e qual tipo escolher com segurança

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Se você gosta de ter o feijão com mais frequência na sua dieta uma ótima opção é ter esse ingrediente congelado. Aprenda nesse vídeo um passo a passo simplificado que vai te ajudar nessa tarefa. Assim, fica mais fácil fazer as variações com o feijão e as sugestões de substituições de hoje na matéria acima.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915