Receitas com abacate: as melhores e as mais fit

Descubra agora algumas receitas com abacate super saudáveis!

receitas com abacate

Separamos algumas receitas saudáveis com abacate para você testar no seu dia a dia. Veja quando utilizar a fruta em pratos salgados.

Receitas salgadas com abacate:

1. Patê de abacate para passar no pão

As torradas com pasta de abacate estão extremamente na moda. Nos Estados Unidos, elas são adoradas nos brunchs, mistura de café da manhã com almoço.

Fáceis de fazer e pouco calóricas, as pastas, ou patês, tem diversas utilidades. Pode incorpora-las na sua salada, por exemplo.

Para fazer o patê, vai precisar de um abacate inteiro. É só descascá-lo e amassá-lo com sal, pimenta e azeite de oliva à gosto. Fica ótimo na torrada integral e com um ovo poché por cima.

2. Guacamole

abacate

É uma salada típica mexicana feita com abacate, tomate e cebola crus. Aliás, o guacamole é um bom exemplo de receita feita toda com alimentos frescos e naturais. Por isso é ótima para vegetarianos e intolerantes à lactose ou glúten.

Aproveite e veja aqui 15 receitas vegetarianas super rápidas!

Para render para quatro pessoas ou mais, você precisará de:

Ingredientes: três abacates (bem maduros); oito tomates cherry; dois limões; coentros; salsa; um pimentão; azeite; e sal.

Modo de preparo: tire a casca e o caroço ao abacate e esmague-o dentro de uma taça ou tigela. Acrescente o tomate, o pimentão, a salsa e os coentros, bem picadinhos.

Adicione o sal e o azeite e misture tudo. Tudo bem se não ficar uma pasta homogênea, esta é mesmo a ideia.

3. Abacate surpresa recheado com salmão

Essa receita é uma boa pedida para um almoço leve com a família. Rende para oito pessoas e fica pronta rapidinho.

Ingredientes:

  • Quatro abacates maduros;
  • 200 gramas de salmão fumado;
  • Oito ovos;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Um punhado de endro fresco.

Modo de preparo:

Primeiramente aqueça o forno a 200 graus. Corte os abacates ao meio e retire o caroço com cuidado para não desperdiçar a polpa do abacate. Coloque as metades dos abacates por cima de um papel vegetal numa assadeira.

Disponha as tiras do salmão defumado dentro das frutas. Abra cada ovo em uma taça e com a ajuda de uma colher, coloque a gema e o máximo de clara que conseguir dentro de cada metade de abacate com cuidado para não estourar.

Tempere cada gema de ovo com sal e pimenta preta.

Leve a assadeira com cuidado ao forno e deixe assar por 20 minutos. Na hora de servir coloque o endro fresco por cima de cada abacate e sirva quente.

4. Tortilha vegan com maionese de abacate

abacate

Esta receita não leva leite nem ovo, portanto é adequada para vegetarianos e veganos. Rende duas tortilhas pequenas.

Ingredientes da massa:

  • Uma colher de sopa de farinha de grão de bico (pode usar de ervilha, feijão ou testar com farinha de amêndoas);
  • Uma colher de sopa de polvilho doce;
  • Uma colher de chá de polvilho azedo;
  • Duas colheres de sopa de farinha de arroz integral;
  • Um “ovo” de linhaça (misturar separadamente uma colher de linhaça, três colheres de sopa de água e deixar de molho por 20 minutinhos)
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • Cinco colheres de sopa de água natural;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo da tortilha:

Mexa tudo até ficar bem incorporado. Coloque em frigideira untada e espere dourar, vire para dourar o outro lado. Dica: Use uma frigideira pequena e divida a massa. Não deixe ficar muito grossa, e nem muito fina, senão ela quebra na hora de enrolar.

Ingredientes da maionese de abacate:

  • Duas colheres de sopa de abacate amassado;
  • Uma colher de sopa de suco de limão;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo da maionese:

Basta misturar todos os ingredientes até ficar homogênio.

Para montar as tortilhas, passe a maionese de abacate e insira nas tortilhas os legumes que desejar. Pode também adicionar atum ou frango desfiado. Depois basta enrolar e servir.

Receitas doces com abacate

Para sobremesa, que tal abacate em receitas fit? Aprenda a fazer batidas deliciosas para o seu café da manhã.

1. Vitamina de abacate light

abacate engorda

Tem pressa? Que tal levar seu café da manhã consigo à caminho do trabalho? Basta fazer uma batida com tudo o que você precisa: proteínas, carboidratos e vitaminas.

Isso te dará energia para iniciar o dia e fará com que você evite pular a refeição mais importante do dia.

Para a nossa receita você necessita de: 400 ml do leite vegetal da sua escolha; um abacate maduro; uma banana; um kiwi; e dez folhas de hortelã.

Modo de preparo: descasque e corte as frutas em pedaços. Adicionar a bebida de aveia, coco ou soja, e a hortelã. No liquidificador ou com um mixer triture a mistura. Serve dois copos cheios.

2. Sorvete caseiro de abacate

abacate engorda

Traga as crianças para a cozinha num final de semana qualquer para brincar com essa receita. O sorvete caseiro de abacate dá uma sobremesa espetacular.

Para fazer essa maravilha, você precisa de dois abacates maduros; duas colheres de sopa de mel ou um adoçante natural da sua preferência; uma manga bem madura; um limão e 15 gramas de sementes de gergelim.

Modo de preparo: comece por triturar os abacates com o mel ou adoçante e sumo de meio limão. Reserve a mistura numa taça e, com o mesmo processador de alimentos, triture a manga com o restante do suco de limão e as sementes de gergelim.

Coloque mais da metade do creme de abacate em moldes de picolé ou copinhos plásticos. Complete os mesmos com o creme de manga.

Não se esqueça de colocar palitinhos nos picolés. Leve ao congelador durante, pelo menos, cinco horas ou de um dia para o outro.

Para desenformar com mais facilidade, segure no palitinho e molhe o molde em água morna durante uns segundos.

3. Mousse fit de abacate

Em vez do tradicional mousse só de chocolate, que tal fazer uma versão leve e fit para comer sem culpa? Essa receita rende para duas ou três pessoas. Não vai ovo, veja qual o segredo!

Ingredientes:

  • Meio abacate maduro;
  • Duas bananas maduras picadas;
  • Duas colheres de sopa de cacau 100%;
  • Três colheres de sopa de adoçante culinário (pode ser stévia);
  • Uma colher de chá de essência de baunilha;
  • Água

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Bata e vá adicionando água até obter a consistência de um creme. Despeje a mistura do creme em taças individuais e leve para gelar por uma hora. Sirva sempre gelado.

4. Bolo de abacate

Utilizar o abacate em bolos para as crianças é uma boa pedida para evitar o excesso de farináceos. Para fazer o nosso bolo junte os seguintes ingredientes:

  • Duas bananas maduras;
  • Um abacate grande;
  • Duas xícaras de farinha de trigo integral;
  • Uma xícara de açúcar mascavo; duas colheres de óleo de coco;
  • O suco de meio limão;
  • Uma colher cheia de farinha de linhaça misturada com três colheres de água;
  • Meia xícara de cacau em pó não adoçado; uma colher de chá de fermento;
  • E uma pitada de sal marinho.

Modo de preparo: antes de começar pré-aqueça o forno a 175º e forre uma forma retangular com papel vegetal. Pegue a mistura de linhaça e aqueça no microondas até obter uma consistência gelatinosa e reserve.

Num processador de alimentos/batedeira/liquidificador, bata o abacate e a banana até formar um creme homogêneo. À isso, junte todos os ingredientes líquidos: o óleo vegetal, o suco de limão e a mistura de linhaça.

Numa tigela média, junte a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e o cacau em pó. Mexendo adicione os líquidos até ficar uma massa consistente. Transfira a massa para dentro da forma e leve ao forno, 30 a 45 minutos. Espere esfriar para desenformar.

Aproveite e leia: Receitas de Sucos Naturais: As Mais Incríveis

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash