Book Appointment Now
Reposição de Zinco: 10 alimentos que não podem faltar no seu cardápio
Uma alimentação rica em minerais é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. Assim, o organismo necessita da ingestão de alimentos ricos em substâncias minerais, que atuam diretamente protegendo as células de defesa do corpo. Dessa forma, se você precisa de suplementação na reposição de zinco, veja hoje no SaúdeLab os 10 alimentos que podem te ajudar nessa tarefa.
O zinco é um dos minerais mais importantes para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, e atua diretamente na defesa do organismo, regulando a produção de proteínas, hormônios e muito mais. Desse modo, para entender mais como esse mineral atua na sua saúde e como complementá-lo através de uma alimentação simples, continue conosco e boa leitura!
A importância da reposição do zinco para a saúde
A reposição do zinco é importantíssima e seu cardápio precisa ser enriquecido com esse um mineral. Ele atua em diversas funções do organismo, produzindo mais de 200 tipos de enzimas capazes de manter as vias metabólicas, auxiliando na formação do DNA e do RNA das células. Dessa forma, ele age diretamente no fortalecimento das células de defesa do corpo, aumentando a capacidade do sistema imunológico.
Aliado no combate ao câncer
Além disso, o zinco possui ação antioxidante e anti-inflamatória, combatendo os radicais livres que invadem o organismo e contribuem para a multiplicação de células saudáveis, o que pode ser um processo aliado ao combate ao câncer.
Produz colágeno
Ademais, outro benefício importante do mineral é que ele estimula a produção de colágeno no corpo, o que é essencial para a cicatrização e manutenção de uma pele saudável.
Aumenta a massa muscular
Do mesmo modo, o zinco também atua na síntese proteica, gerando ganho de massa muscular. Em relação à parte hormonal, o mineral também regula a testosterona e a insulina do corpo, auxiliando no funcionamento da tireoide e no equilíbrio das funções pancreáticas de quem possui diabetes.
Por isso, ele é um dos componentes mais fundamentais do nosso organismo. Assim, se você está com deficiência desse mineral no seu organismo, veja abaixo quais são os 10 alimentos que podem te ajudar a fazer a sua reposição.
Os 10 alimentos que repõem o zinco no organismo
1. Ovos
A gema de ovo é rica em zinco e uma excelente opção para complementar a sua alimentação, em especial na forma cozida. Ademais, ela só deve ser evitada por pessoas alérgicas ao ovo e também pode ser consumida de outras formas, como nas versões mollet ou em preparos de pratos como omeletes e ovos mexidos.
2. Lentilha
A lentilha também é outro alimento rico em zinco. Ademais, ela também é fonte de diversos outros minerais, como o ferro, o magnésio e o potássio, que auxiliam no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
3. Carnes vermelhas
As carnes bovinas são excelentes fontes de zinco, em especial alguns cortes como o fígado, o contrafilé e o acém.
4. Peixes e frutos do mar
Os peixes e frutos do mar também são conhecidos por possuírem um alto teor de zinco em sua composição. Assim, alguns exemplos como atum, sardinha, bacalhau, salmão, pescados brancos, camarão e ostras são ótimas opções para a reposição do mineral, e ainda auxiliam na saúde cardiovascular e na melhora do sistema imunológico.
5. Espinafre
Utilizado na forma de saladas, pratos salgados e até sucos, o espinafre também auxilia na reposição de zinco. Além disso, ele ainda oferece benefícios como o controle da diabetes e a prevenção da queda de cabelo, por conter níveis significativos de vitamina A.
6. Amendoim
Além de ser fonte de zinco, o amendoim também fornece diversos outros minerais, como o magnésio e o ferro. A única ressalva sobre seu consumo é que ele deve ser ingerido em sua forma natural, evitando-se produtos industrializados, devido ao alto teor de sódio que estes contêm.
7. Cogumelos shitake
Os cogumelos shitake são uma excelente alternativa para a reposição de zinco no caso de pessoas veganas, que não podem obtê-lo através da ingestão de carnes. Dessa forma, ele pode ser consumido de diversas maneiras e é um grande aliado no combate a infecções.
8. Arroz integral
Além de ser fonte de vitaminas e minerais, o arroz integral contém um teor de zinco maior que o arroz comum, e pode ser consumido diariamente.
9. Castanhas
Assim como o amendoim, as castanhas são excelentes fontes de zinco, proporcionando diversos benefícios à saúde cardiovascular. Entretanto, da mesma forma, deve-se evitar as versões industrializadas e o consumo excessivo.
10. Feijão
Os diferentes tipos de feijão consumidos pelos brasileiros, como o preto, o carioca e o marrom, também são ricos em zinco, e devem fazer parte de uma alimentação saudável regular.
Desse modo, você pode incluir tais alimentos de formas variadas na sua alimentação, fazendo com que a reposição de zinco ocorra de forma natural e cotidiana.
Leia mais: Nutridrink: conheça o suplemento, saiba quem pode tomar e muito mais