Receitas Low Carb Fáceis e Deliciosas

Conheça algumas das melhores receitas low carb para o almoço e lanches

receitas low carb

Quem disse que as receitas low carb têm que ser ruins? Comer com poucos carboidratos é saudável, prático e pode ser delicioso. Saiba como perder peso sem perder o apetite e como substituir os alimentos corretamente.

As dietas com poucos ou sem nenhum carboidratos são essenciais na vida de muitas pessoas. Quem tem diabetes, por exemplo, precisa reduzir estes alimentos a fim de diminuir os níveis de açúcares no sangue.

Para os obesos, esta é a forma mais rápida de diminuição do peso. A baixa quantidade de carboidratos no organismos estimula o processo de cetose, que faz com que as células se alimentem da gordura acumulada no organismo.

Mas fazer dieta low carb pode parecer um verdadeiro sacrifício. Se você pensa assim é porque ainda não conhece as muitas receitas que pode fazer na sua cozinha!

Low carb: receitas e mais

Cozinhar sem carboidratos é muito mais fácil do que você pensa. Hoje em dia já existem diversos alimentos que vem prontos sem a substância e vários outros que você pode utilizar para substituir os carboidratos.

Separamos mais de 40 receitas para tornar o seu dia a dia na cozinha uma barbada! Veja abaixo como tomar café da manhã, almoço e janta sem exagerar nos carboidratos. Aprenda ainda a fazer pão e diversos lanches low carb saudáveis.

Receitas low carb fáceis e baratas: é possível?

Todos nós temos a crença de que uma alimentação baratas precisa envolver necessariamente um cardápio recheado de carboidratos. Afinal, a maioria dos alimentos que contém alta concentração desse elementos costuma mesmo estar entre os mais em conta nas prateleiras do supermercado.

Saiba você, contudo, que receitas low carb baratas não só são possíveis, como estão entre as mais simples e fáceis de serem preparadas. Você pode trocar a massa, o arroz branco e a batata, por exemplo, por espinafre, por abobrinha e por chuchu. Experimente fazer um molho branco caseiro e misturar esses legumes e verá o quão saboroso fica esse prato!

Se você analisar a fundo, irá perceber que a segunda combinação de ingredientes é muito mais em conta e muito mais saudável. Primeiro porque o carboidrato enche logo que você o ingere, mas pouco tempo depois você estará novamente com fome. Isso faz com que precise comer mais vezes durante o dia, o que, eventualmente, acaba por elevar seus gastos com alimentação.

As receitas low carb, contudo, privilegiam as proteínas, as gorduras de qualidade e também as fibras. Uma combinação, portanto, de legumes ou vegetais fibrosos com carne, seja vermelha ou branca, sai muito mais barata e muito mais saudável se você colocar na ponta do lápis todo o investimento financeiro que está envolvido nisso.

Portanto, sem mais demoras, vamos às receitas! Você verá abaixo uma série de pratos simples de serem preparados e que irão fazer você cortar não só no carboidrato, mas também nos gastos desnecessários com alimentação.

Receitas low carb: pão

pão low carb

Tomar um café da manhã sem pão é um desafio para muita gente. Mas quem está em uma dieta de restrição de carboidratos precisa evitar os farináceos com afinco. Isso significa abrir mão dos pães, bolos e bolachas.

Só que nem tudo está perdido, existem algumas receitas e truques para obter pão low carb com farinha de aveia ou com leite em pó que vão deixar você com água na boca. Confira como começar bem o seu dia! E se você também busca acompanhamentos low carb, essas receitas de pães são a salvação!

1. Pão low carb de nata

Para ter um pão fresquinho em meia hora.

Ingredientes:

  • Três ovos;
  • Uma xícara de farinha de amêndoas;
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado fino;
  • Três colheres de sopa de água;
  • Três colheres de sopa de nata;
  • Uma colher de sopa rasa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes, com exceção do fermento, em um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Em seguida despeje em uma tigela e incorpore o fermento com uma colher mexendo lentamente.

Quando estiver homogêneo, despeje a massa em uma forma retangular (de bolo inglês) untada e leve para assar a 200 graus, por 30 minutos ou até dourar. Espere esfriar. Desenforme e sirva em fatias.

2. Pão low carb de couve-flor

couve-flor

Isso mesmo, você leu certo, pão de couve-flor. Aliás, a couve-flor e o brócolis são ótimos substitutos das farinhas.

Ingredientes:

  • Meio pé de couve-flor picadinha;
  • 50 gramas de parmesão ralado;
  • Um ovo;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Pique bem a couve-flor até formar um “arroz” do vegetal. Em uma tigela, misture a couve-flor com o parmesão e o ovo até obter uma massa homogênea.

Tempere com sal e as ervas que desejar. Unte uma frigideira com azeite de oliva e leve o pão para dourar por 5 minutos de cada lado. Sirva como preferir!

pão low carb aveia

3. Pão low carb com farinha de aveia

Esse pão fica fofinho e é ótimo para o café da manhã ou da tarde. As crianças também costumam gostar muito. Experimente recheá-lo com frios ou queijos magros.

Ingredientes:

  • Três ovos;
  • Duas colheres de sopa de amêndoas batidas no liquidificador;
  • Duas colheres de sopa de linhaça dourada;
  • Uma xícara de farinha de coco;
  • Duas xícaras de água;
  • Uma colher de sopa de farinha de aveia;
  • Ervas a gosto;
  • Uma colher de sopa de azeite;
  • Uma colher de sobremesa de fermento de bolo.

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Unte e enfarinhe uma forma de pão e coloque a massa em seguida. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 40 minutos, aproximadamente.

Quando dourar, espere amornar ou esfriar por 20 minutos antes de comer. Dica, se quiser, pode adicionar oleaginosas a superfície do pão antes de assar. Fica crocante e com um aspecto ótimo!

pão low carb de leite em pó

4. Pão de leite em pó

Para fazer dois pães para duas pessoas, siga os passos dessa receita com apenas três ingredientes. Fica uma delícia!

Ingredientes:

  • Um ovo grande;
  • Seis colheres de sopa de leite em pó magro;
  • Meia colher sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Forre uma forma com papel manteiga. Em um prato fundo, bata bem o ovo com um garfo, misture o leite em pó aos poucos e por último o fermento.

Misture até ficar uma massa bastante homogênea e bem lisa. Se a massa ficar mole demais, acrescente mais leite em pó. A consistência é um ponto parecido com o do brownie.

Com a ajuda de duas colheres coloque a massa em bolinhas na forma, deixando espaço entre elas para os pãezinhos crescerem. Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até dourar.

Atenção, pois esta massa assa muito rapidamente. Se quiser, pode temperar os pães a gosto.

Almoço low carb

Almoçar sem carboidratos parece impossível. Ainda mais na rua e no Brasil. Por aqui, todo mundo ama o casal arroz com feijão. E já sabemos que a combinação de grãos de low carb não tem nada, pelo contrário, são alimentos ricos em carboidratos.

O jeito é fazer um pratão de salada e adicionar uma carne, ficando mesmo pelas receitas low carb paleo. Porém, no cotidiano, isso pode ser complicado ou até enjoativo.

Veja abaixo algumas ideias de receitas de almoço low carb para curtir sem sentir culpa. Além disso, todas as receitas e dicas são fáceis de executar não ficam caras para o seu bolso!

Receitas low carb: almoço

farofa de quinoa e ovo

1. Farofa de quinoa e ovo

Essa receita é prática, rápida e diferente, além de ter aquele toque especial do bacon. Rende para até quatro pessoas.

Ingredientes:

  • Uma xícara de chá de quinoa;
  • 100 gramas de bacon em cubinhos (pode ser bacon de peru);
  • Quatro dentes de alho picadinhos;
  • Uma cebola grande picadinha;
  • Uma cenoura grande ralada grosseiramente;
  • 50 gramas de castanha de caju picadinha
  • 50 gramas de azeitonas verdes picadas;
  • Cebolinha verde picadinha;
  • Uma colher de sopa cheia de manteiga clarificada;
  • Seis ovos;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe a quinoa em água fervente com sal por cerca de sete minutos ou até ficar al dente. Escorra com uma peneira e leve ao fogo baixo em uma frigideira, por cerca de cinco minutos ou até secar, mexendo de vez em quando. Não seque demais para não endurecer. Em seguida, retire e reserve.

Na mesma frigideira, frite o bacon na própria gordura até ficar dourado e sequinho. Adicione o alho e a cebola e refogue até dourar levemente. Junte a cenoura, a castanha, a azeitona e cebolinha a gosto e misture rapidamente até a cenoura murchar. Reserve.

Em outra frigideira antiaderente preaquecida, derreta a manteiga e despeje os ovos, mexendo com cuidado para que fiquem pedaços médios ou até inteiros. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione os ovos por cima da quinoa e do refogado de bacon e sirva em seguida.

pizza low carb

2. Pizza low carb com massa de frango

Essa é das receitas low carb com frango que agrada a todos. Nós contamos o segredinho da massa abaixo. O recheio fica por sua conta!

Ingredientes para a massa base:

  • Uma xícara bem cheia de frango temperado, cozido e desfiado;
  • 50 gramas de queijo ralado;
  • Três ovos;
  • Duas colheres de sopa de azeite;
  • Uma colher rasa de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou um processador e bata até ficar tudo homogêneo. Deixe o forno preaquecendo por 10 minutos em 200ºC. Despeje a massa em uma forma pequena ou média antiaderente untada com azeite. Pode ser quadrada ou de pizza mesmo.

Espalhe a massa pela forma com auxílio de uma colher ou espátula. Coloque a forma com a massa no forno e aguarde mais 10 minutos. Tire a forma e verifique se a parte de baixo da massa está dourada e firme. Se estiver, vire a massa para assar do outro lado e volte ao forno por mais 10 minutos.

Retire então do forno, vire novamente e coloque seus ingredientes a gosto para enfeitar a massa de pizza. Recomendamos passar um molho de tomate caseiro, seleta de legumes, diversos tipos de queijo, fatias de tomate e de outros vegetais.

Depois de rechear sua pizza, doure por mais alguns minutinhos para que a cobertura também fique cozida.

3. Cestinho de ovo e bacon

cestinho de ovo e bacon

Ovo e bacon é uma combinação que sempre vai bem. E porque não transformar isso no seu almoço saudável? Essa receita rende quatro porções e é uma das receitas low carb dukan.

Ingredientes:

  • Quatro ovos;
  • Quatro fatias de bacon;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Cebolinho picado a gosto;
  • Um dente de alho ralado.

Modo de preparo:

Primento preaqueça o forno a 200ºC. Se você estiver usando bacon cru, deve cozinhá-lo um pouco antes em uma frigideira a parte. Esquente a frigideira e cozinhe o bacon pela metade, não deixe que fique crocante. Escorra a gordura com a ajuda de guardanapos de papel.

Agora pegue uma assadeira para muffins, e unte cada forminha com azeite. Coloque uma fatia de bacon em cada forminha, marcando o contorno da forminha e deixando o centro livre. Pegue os ovos e quebre um em cada forminha de muffin, bem no centro, deixando o bacon no contorno.

Tempere com sal, pimenta e alho e leve ao forno até que os ovos fiquem bem cozidos e o bacon crocante. Quando estiverem prontos, desforme e sirva quente com o cebolinho fresco por cima. Se quiser, pode também adicionar queijo branco a receita.

Jantar low carb

Comer à noite é sempre um problema. Devemos nos alimentar de forma a ir reduzindo as quantidades ao longo do dia, ou seja, a última refeição deve ser a menor e a mais leve. Quem segue a dieta dessa forma não só emagrece como tem um corpo muito mais saudável.

Diversas pesquisas mostram que o organismo funciona como um relógio e ele se adapta às nossas rotinas. Comer demais antes de dormir prejudica o seu sono e pode até fazer com que você desenvolva problemas de saúde.

Jantar de forma leve e saudável ajuda você a acelerar o seu metabolismo, melhorando o funcionamento de órgãos vitais como o fígado e os rins. Ao comer antes de dormir, você faz com que o seu metabolismo desacelere e passa uma parte da noite processando os alimentos que comeu.

Mas você também não precisa dormi com fome! E é justamente por isso que um bom cardápio low carb para secar tem de ter opções de janta que não sejam apenas salada e bife. Veja algumas dicas abaixo para fugir ao tradicional e variar sem perder muito tempo na cozinha.

Receitas low carb: janta

Frittata de Ricota e Abobrinha

1. Frittata de ricota e abobrinha

Os ovos não precisam ser uma exclusividade das outras refeições. Ao ser combinado com um legume low carb, como a abobrinha, eles se tornam uma excelente fonte de proteína. Isso faz com que você garanta nutrientes para suas células musculares durante a noite, permitindo que elimine gorduras e mantenha a massa muscular magra.

Se não for muito fã de abobrinha, você pode experimentar variações de receitas low carb com cogumelos, brócolis ou espinafre.

Ingredientes:

  • Meia abobrinha cortada em fatias finas;
  • Uma colher de azeite extra virgem;
  • Um dente de alho amassado;
  • Uma colher de chá de sal;
  • Meia xícara de cebola roxa fatiada;
  • Dois ovos inteiros;
  • Duas claras;
  • Meia xícara de ricota;
  • Duas colheres de salsinha picada;
  • Duas colheres de cebolinha picada;
  • Meia colher de manjericão picado;
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma frigideira antiaderente com uma colher de azeite. Acrescente a cebola, metade do sal e a abobrinha e deixe cozinhar até a abobrinha ficar macia.

Enquanto a abobrinha cozinha, bata em outro recipiente os ovos, as claras e o resto do sal. Adicione o restante dos ingredientes à mistura e incorpore bem.

Assim que a abobrinha estiver no ponto, despeje na panela a mistura já batida. Incorpore todos os ingredientes com uma espátula e deixe em fogo baixo até a parte inferior da frittata estar dourada.

Vire a frittata em um prato e volte-a novamente ao fogo para cozinhar a parte de cima. Deixe cozinhar até a outra parte também ficar dourada.

2. Peixe empanado assado

peixe empanado assado

Os empanados são sempre um problema para quem está procurando receitas low carb, pois costumam levar farinha de rosca ou de trigo. A farinha de amêndoas é uma excelente opção alternativa para envolver o frango ou o peixe e ainda dar uma crocância característica.

Caso o linguado não seja seu peixe favorito, troque-o por tilápia ou anchova. Apenas evite fritá-los, para não prejudicar a saúde.

Ingredientes:

  • Dois filés de linguado;
  • Um ovo;
  • Duas colheres de leite;
  • Duas colheres de farinha de amêndoa (pode substituir por farelo de trigo, farinha de linhaça ou outra farinha low carb);
  • 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Uma pitada de páprica.

Modo de preparo:

Em um recipiente, bata os ovos, com um pouco de sal e o leite, e reserve. Em um prato, misture a farinha, o parmesão, a páprica, a pimenta-do-reino e uma pitada de sal. Passe os filés pelos ovos e em seguida pela farinha.

Leve para assar em uma forma untada. Asse por 25 minutos ou até os filés estarem macios e com a crosta dourada.

3. Macarrão de abobrinha ao alho e óleo

Macarrão de abobrinha ao alho e óleo

Como cortar o macarrão da dieta? Pois é, pergunta difícil. A resposta é a receita abaixo. Com ela, você poderá matar a vontade de comer macarrão sem exagerar na quantidade de carboidratos.

É que a abobrinha contém somente 3,1 gramas do nutriente em cada 100 gramas do vegetal fresco.

Ingredientes:

  • Duas abobrinhas cortadas em fatias finas no sentido do comprimento (utilize um descascador de legumes);
  • Duas colheres de azeite de oliva extra virgem;
  • ¼ de xícara de água;
  • Dois dentes de alho amassados;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Uma colher de salsinha picada.

Modo de preparo:

Cozinhe a abobrinha com a água e um pouco de sal por quatro ou cinco minutos. Escorra e reserve. Leve uma panela ao fogo com o azeite, o alho e a salsinha.

Deixe fritar até o alho começar a dourar e acrescente a abobrinha. Corrija o sal e adicione a pimenta, servindo em seguida.

Lanches low carb

lanches low carb

Para aquele momento no meio da tarde ou da manhã em que você se vê desesperado por um snack, separamos algumas ideias bem criativas. Fazer lanches livres de carboidrato é fácil e se você cortar o pão da dieta vai perceber que existem mil outras opções de alimentos.

Uma boa ideia é apostar em palitinhos de pepino ou cenoura crus, temperados apenas com sal e azeite. Você pode levá-los em um potinho com você para as aulas, para a academia e até para desfrutar no transporte público.

Outra boa ideia é o iogurte. Mas cuidado, não vale aqueles iogurtes cheios de açúcares. O iogurte natural é rico em proteínas e, por isso, é ótimo lanche pós-treino. Você pode ainda adicionar frutas pouco calóricas no seu iogurte, para deixá-lo ainda mais delicioso.

Enroladinhos de frios com alface também servem para regular a fome entre refeições. É basicamente o sanduíche em pão: junte uma fatia de queijo magro a uma folha de alface e uma fatia de peito de peru light. O ovo cozido também pode ser utilizado como lanche, desde que ele não esteja presente nas demais refeições do dia.

E a crepioca?

Muita gente não abre mão mesmo de comer um pão no meio do dia. Por isso, se você é dessas pessoas, pode optar por trocar o seu pão pela crepioca. O crepe de clara de ovo com tapioca fica uma delícia e você pode comê-lo doce ou salgado.

Para fazer a sua crepioca perfeita, misture uma clara com uma colher de sopa de goma de tapioca pronta. Bata bem, tempere a gosto e leve ao fogo baixo em uma frigideira antiaderente. Para o recheio você pode usar: queijo, tomate, fiambre e uma série de outros alimentos.

Se quiser fazer a crepioca doce, pegue leve na combinação de frutas e de adoçantes naturais, como o mel. Não se esqueça que algumas frutas possuem o índice glicêmico elevado apesar de serem pouco calóricas. E o mel não é completamente liberado para diabéticos!

Leia também sobre quais as frutas que o diabético pode comer.

Oleaginosas pode?

Sim, porém com moderação. As oleaginosas são fontes naturais de ômega 3, um poderoso ácido graxo antioxidante que melhora a sua saúde, a sua pele e o seu cabelo. Comê-las diariamente pode ser ótimo para você. Contudo é preciso ter cuidado nas quantidades.

As oleaginosas são ricas em gorduras e, por isso, têm de ser consumidas aos poucos. Divida as porções em pequenos saquinhos para consumo individual. Evite as oleagionosas com adição de sal ou açúcar.

Também vale comer pipoca, desde que feita com pouca pouca gordura e pouco a sal. A pipoca é bem pouco calórica e é rica em fibras, o que faz com que você se sinta satisfeita com pouco.

Receitas low carb: doces

Depois do almoço ou da janta, sempre bate a vontade de comer algo docinho. Mas em um plano alimentar como esse, o açúcar é proibido. O que você não sabe é que fazer dieta low carb com receitas doces pode sim!

Não vai ser aquele brigadeiro que amamos, mas é possível ser criativa na sua cozinha. Então, como fazer para matar o desejo? Há algumas receitas de doces que são simples e saborosas. Confira como fazer sobremesa low carb!

1. Panquecas low carb

panquecas low carb

Essa é uma das melhores receitas low carb. Você pode fazer tanto como sobremesa, como café da manhã! E a cobertura? Sempre a gosto! Use a sua imaginação para rechear as panquecas com as frutas que desejar. Veja abaixo como fazer!

Ingredientes da massa:

  • Duas claras;
  • Uma colher de sopa de farinha de amêndoas;
  • Uma colher de sopa de linhaça;
  • Canela a gosto;
  • Stévia a gosto.

Ingredientes do recheio:

  • Stévia a gosto;
  • Frutas vermelhas picadas a gosto;
  • Água até dar ponto.

Modo de preparo:

Incorpore todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea. Despeje a massa em uma frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados. Quando estiver cozida reserve.

Para o recheio basta levar as frutas vermelhas lavadas e picadas junto da stévia em uma panela em fogo baixo com um pouco de água fervente. Deixe apurar até as frutas dissolverem e ficarem com consistência de geleia. Sirva com a panqueca!

2. Brigadeiro low carb com creme de leite

brigadeiro low carb

E para quando você estiver naqueles dias e louca por um chocolate, essa receita vai lhe salvar!

Ingredientes:

  • Uma xícara de creme de leite fresco;
  • Duas colheres de sopa de chocolate em pó 100% cacau;
  • Duas colheres de sopa adoçante stévia;
  • Três colheres de sopa de manteiga sem sal.

Modo de preparo:

Numa panela derreta a manteiga, em seguida coloque todos os outros ingredientes e deixe ferver levemente por dois minutos. Desligue e deixe esfriar. Despeje esse creme em potes individuais e leve à geladeira até endurecer. Sirva.

Se quiser enrolar, leve à geladeira até dar o ponto, faça as bolinhas e volte para a geladeira novamente.

3. Bolachinha low carb

bolachinha low carb

Esqueça as bolachas e biscoitos de pacote se quer mesmo seguir receitas low carb. Lanches e outras refeições têm que ser livres de produtos industrializados.

Por isso, que tal fazer você mesmo os seus biscoitos?

Ingredientes:

  • 50 gramas de manteiga;
  • Um ovo;
  • 1/3 de xícara de Erythritol;
  • 1/6 de colher de chá de stévia;
  • Uma colher de sopa de sementes de chia;
  • Duas xícaras de farinha de amêndoas;
  • Duas colheres de chá de fermento químico em pó;
  • Duas colheres de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Derreta a manteiga em uma frigideira até ficar bem douradinha. Adicione a farinha de amêndoas e fermento e misture bem. Adicione a chia e adoçante, incorpore tudo e deixe derretar.

Em seguida, adicione ovo e a baunilha. Espere esfriar levemente e faça bolas com a massa. Leve ao freezer por pelo menos uma hora. Tire do freezer e corte a massa em fatias finas.

Coloque em forma e leve ao forno a 200 graus por cerca de 15 minutos. Quando estiver dourado e crocante sirva. Guarde em refratárias fechadas hermeticamente e local seco para não murchar.

4. Cones de coco

cones de coco

Não podia faltar uma receita com coco em uma publicação sobre dieta low carb!

Ingredientes:

  • Duas xícaras de coco desidratado e ralado;
  • Dois ovos;
  • Duas colheres de sopa de óleo de coco derretido;
  • Adoçante a gosto;
  • Raspas da casca de um limão.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela grande. Deixe essa mistura descansar por 10 minutos para o coco absorver o líquido.

Modele cones ou bolinhas pequenas com as mãos. Coloque em forma untada com óleo de coco e leve ao forno a 180 graus por 15 a 20 minutos ou até dourar. Sirva!

5. Cheesecake

Quem pensava que nas receitas low carb não havia espaço para sobremesas se enganou feio! Você pode fazer, por exemplo, um cheesecake maravilhoso para o lanche da tarde sem abusar dos carboidratos, açúcares ou calorias. Veja abaixo como!

Ingredientes da massa:

  • Uma xícara de farinha de avelã;
  • 50 gramas de manteiga;
  • Um gema de ovo;
  • Meia colher de chá de fermento em pó.

Ingredientes do recheio:

  • 150 gramas cream cheese;
  • 220 gramas de creme ricota;
  • Meia xícara de adoçante culinário;
  • Suco de dois limões;
  • Raspas de um limão;
  • Quatro ovos inteiros;
  • Uma xícara de framboesas ou morangos;
  • Uma colher de chá e meia de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Inicie fazendo a massa, pois ela é a base do seu cheesecake. Então, primeiro incorpore todos os elementos da massa em uma tigela até virar uma massa homogênea.

Coloque essa massa em uma forma untada e forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido por 10 a 15 minutos a 200 graus.

Enquanto isso, prepare o recheio. Bata o queijo e os ovos primeiro. Depois continue batendo e adicione o adoçante, a baunilha, o suco e as raspas dos limões.

Em uma panela separada, ferva a fruta, as framboesas ou os morandos, com água. Coloque a primeira mistura acima da massa já cozida.

Por último, adicione a calda de fruta e leve tudo ao forno por mais 45 minutos. Espere esfriar para se deliciar!

6. Crumble de maçã

Muita gente se desespera com um dia a dia low carb. Receitas como essa que mudam nossas perspectivas. Como não amar um bom crumble de maçã, não é mesmo? Veja abaixo como fazer a versão fit desse excelente doce.

Ingredientes da massa:

  • Um copo de farinha de amêndoas;
  • Uma colher de sopa cheia de flocos de amêndoas;
  • 75 gramas manteiga em temperatura ambiente;
  • Adoçante ao gosto;
  • Pitadinha de sal.

Ingredientes do recheio:

  • Maçãs suficientes para criar uma camada em uma forma;
  • Uma colher de sopa de erythritol;
  • Uma colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Corte as maçãs em fatias finas e misture ao adoçante. Deixe descansar por 30 minutos e depois elimine o liquido que soltou. Coloque as fatias de maçã em uma forma forrada com papel manteiga. Misture todos os ingredientes do crumble para fazer uma massa meio firme.

Espalhe a massa como farofa por cima da maçã. Leve ao forno a 180 graus por 20 ou 30 minutos. Sirva quentinho!

Low carb: Receitas vegetarianas

receitas low carb vegetarianas

Estar em uma dieta pobre em carboidratos e ser vegetariano não precisa ser um desafio. Talvez você ache difícil, mas pode ser uma ótima chance de usar e abusar da criatividade na cozinha.

Não é porque você não come carne que não pode criar pratos deliciosos e com muito sabor! Veja algumas comidas low carb para fazer em diferentes momentos, almoço, lanche ou jantar, livres de carne ou ovo.

1. Abobrinha recheada

Esse é um prato leve e muito simples de fazer. Surpreenda sua família com essa deliciosa receita vegana e low carb.

Ingredientes:

  • Uma abobrinha;
  • Uma xícara de amêndoas com ou sem pele;
  • Dois terços de xícara de água filtrada;
  • Meia cebola picada;
  • Um dente de alho;
  • Meia xícara de shitake fatiado;
  • 10 tomates cereja;
  • Sal, orégano e noz-moscada a gosto.

Modo de preparo:

Comece cortando a abobrinha ao meio e retirando as sementes. Deixe as amêndoas de molho no liquidificador com a água por 20 minutos, sem bater. Passado o tempo, bata até criar um creme parecido com ricota e reserve.

Em uma frigideira, refogue a cebola, o alho e o shitake. Quando dourarem, acrescente os tomates cortados ao meio. Refogue por dois minutos e adicione o creme de amêndoas. Tempere com sal, orégano, noz-moscada e misture bem.

Quando a mistura estiver firme o bastante recheie as abobrinhas e leve-as ao forno baixo por 30 minutos ou até que fiquem “gratinadas”.

Se quiser, pode dobrar a receita para servir mais pessoas.

falafel low carb

2. Falafel

O falafel é um prato típico do Oriente Médio feito com farinha de trigo, grão-de-bico e especiarias. Normalmente, os bolinhos são fritos e ficam uma delícia.

No entanto, você pode reproduzir o prato sem o carboidrato e a fritura. Além de ficar saudável e gostoso, também torna-se uma opção glúten free das receitas low carb!

Ingredientes:

  • Uma xícara de grão-de-bico demolhado por um dia;
  • Meia xícara de cheiro verde;
  • Dez folhas de hortelã;
  • Uma cebola pequena picada;
  • Um dente de alho picado;
  • Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Meia colher de chá de cominho;
  • Pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Após demolhar o grão-de-bico, escorra a água e seque-o. Ele não precisa ser cozido. Leve todos os ingredientes ao processador de alimentos e bata até que forme uma mistura homogênea, mas ainda com pequenos pedacinhos.

A massa não ficará tão consistente quanto com a farinha. Por isso, use uma colher para colocar grandes “pingos” de massa em uma assadeira untada. Leve ao forno baixo por cerca de 30 minutos ou até dourar.

3. Lasanha de abobrinha

lasanha de abobrinha low carb

Essa receita serve duas pessoas e vai fazer você esquecer a lasanha tradicional. Veja o que vai precisar!

Ingredientes:

  • Duas abobrinhas italianas pequenas bem lavadas;
  • Uma xícara de chá de ricota fresca ou tofu amassado;
  • Um punhado de castanha-do-Pará picada;
  • Duas colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • Quatro tomates italianos maduros (dois fatiados e dois para o molho);
  • Pimenta-do-reino e sal a gosto;
  • Queijo parmesão ralado para finalizar a gosto.

Modo de preparo:

Primeiro, fatie as abobrinhas em lâminas finas no sentido do comprimento. Pode fazer isso com um fatiador de legumes ou com uma faca de carne bem afiada. O miolo do vegetal não será necessário nesta receita, portanto pode guardar para outro fim.

Em uma tigela misture a ricota ou o tofu amassado, a castanha-do-Pará e tempere com o azeite, a pimenta e o sal. Unte bem uma refratária média com um fiozinho de azeite e faça a primeira camada usando a abobrinha em vez de massa de lasanha.

Depois, faça uma camada com a ricota temperada, outra com fatias de tomate e repita todas as camadas até acabar com uma camada de abobrinha. Finalize com uma cobertura de tomate masserado ou faça um molho rápido com os dois tomates restantes.

Se quiser, polvilhe um pouquinho de queijo parmesão por cima da lasanha e leve ao forno médio por 20 a 30 minutos ou até que a abobrinha esteja macia e a cobertura levemente dourada.

4. Escondidinho low carb

Sem muitos carboidratos e livre de carne, esse econdidinho vai se tornar seu prato favorito dentre tantas receitas low carb. Confira como fazer, é muito simples!

Ingredientes:

  • Uma xícara e meia de proteína de soja (grãos pequenos);
  • Meia cebola picada;
  • Meio tomate picado;
  • Um dente de alho picado;
  • Uma xícara de vagem picada;
  • Quatro colheres de sopa de shoyo light;
  • Duas colheres de sopa de molho de tomate ou tomate macerado;
  • 400 gramas de cará descascado;
  • Cinco colheres de sopa de requeijão light;
  • Uma xícara de queijo coalho ralado grosso;
  • Azeite para refogar;
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto;
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar.

Modo de preparo:

Coloque a proteína de soja de molho em água quente por pelo menos 30 minutos antes de começar. Enquanto isso, descasque e cozinhe o cará na pressão por mais ou menos 15 minutos, já temperado com sal. O cará deve ficar bem mole.

Em outra panela, refogue a cebola no azeite até ficar transparente, junte o alho e a proteína de soja demolhada e escorrida. Acrescente o tomate e refogue por mais cinco minutos.

Quando o molho estiver fumegando, adicione o shoyo e a vagem, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais um tempinho.

Escorra o cará, amasse bem até formar um purê e misture com o requeijão, o queijo coalho ralado e a noz-moscada a gosto. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta.

Preaqueça o forno a 200 graus. Em uma refratária média, espalhe a proteína de soja com o molho, cubra tudo com o purê de cará e polvilhe parmesão ralado. Leve ao forno até dourar e gratinar bem!

 

 

Fontes consultadas

Sites oficiais:

Fontes bibliográficas:

  • BROWN, Andrew J. Low-carb diets, fasting and euphoria: Is there a link between ketosis and γ-hydroxybutyrate (GHB)?. Medical hypotheses, v. 68, n. 2, p. 268-271, 2007.
  • DA SILVA, Anderson Luiz; MIRANDA, Guilherme Dal Farra; LIBERALI, Rafaela. A influência dos carboidratos antes, durante e após-treinos de alta intensidade. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 2, n. 10, 2012.

Crédito das imagens: Unsplash, Freepik e Pexels