Book Appointment Now
Já sofreu com furúnculo? Entenda suas causas e evite que reapareça
Quem sofre com furunculose de repetição (ou não) precisa saber mais o que causa furúnculo e como tratar. E o primeiro passo é não confundir com acne (espinha), pois apesar do aspecto inicial ser parecido, ele se forma no folículo piloso; espremê-lo é um erro grave. De modo geral, ele se apresenta como um nódulo endurecido com presença de pus, formando um abcesso que muitos chamam de ‘cabeça de prego’. Pensando nisso, o site Saúde Lab apresenta informações relevantes para saber quais são os sintomas até como é feito o tratamento.
Descubra o que causa furúnculo
O furúnculo é uma inflamação que ocorre na raiz do pelo e invade a glândula sebácea, atingindo o tecido subcutâneo. Geralmente ela é provocada pela bactéria Staphylococcus aureus, que por sua vez, faz parte da nossa flora bacteriana normal, presente na pele. Porém ela só consegue penetrar na nossa pele desde que tenha um corte, picada de mosquito ou escoriação, por exemplo. Ou seja, é preciso haver uma porta de entrada (lesão/ferimento).
Dessa forma, para que você evite ter essa inflamação, é necessário alguns cuidados. Embora seja causado por uma bactéria que faz parte da nossa pele, saiba que existem fatores que contribuem para que esse microrganismo se desenvolva em um ou mais folículo piloso.
Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre o que causa furúnculo, quais são os sintomas, como é feito o tratamento e muito mais.
Sintomas
Os sintomas de um furúnculo são bem característicos, pois é muito comum que se forme envolta do pelo uma bolha de pus, causando dor, vermelhidão, aumento da temperatura no local, além de inchaço e sensibilidade ao toque.
Em casos mais graves, onde o furúnculo aumenta de tamanho muito rápido, a pessoa pode sentir calafrios, febre e íngua. Nesse caso, o recomendado é procurar um médico para examiná-lo. Jamais tente espremer pois o pus pode se espalhar e cair na corrente sanguínea. Essa ação também facilita a furunculose recorrente.
O que causa furúnculo?
Mas então, o que causa o furúnculo? Como você pôde ler acima, o furúnculo é causado por uma bactéria que é natural da nossa pele, porém existem fatores que contribuem para que a bactéria Staphylococcus aureus se desenvolva, ou seja, chegue à raiz do pelo. Nesse caso, algumas doenças podem diminuir a imunidade do corpo e facilitar a proliferação bacteriana.
Ademais, entre os fatores que contribuem ainda está o surgimento de feridas na pele, cortes, arranhões; a má higienização da pele, sistema imunológico enfraquecido, problemas de pele, como acnes e eczema também são causadores comuns.
Tratamento
O tratamento para o furúnculo pode ser feito de várias maneiras, tudo vai depender do estágio em que se encontra a inflamação. No estágio inicial, você pode fazer compressas de água morna e lavar com um sabonete neutro de 2 a 3 vezes ao longo do dia. A tendência é que ele se rompa sozinho em poucos dias.
Além disso, existem pomadas anti-inflamatórias que podem ajudar. Como também, em casos mais graves a ingestão de medicamentos pode ajudar no tratamento. Em ambas as situações, o uso de medicamentos deve ser receitado por um médico, evite a automedicação.
A medida que o abcesso cresce e não acontece o rompimento espontâneo, pode haver indicação de drenagem da secreção, contudo não o faça a revelia. O ideal é que essa drenagem seja feita com técnicas assépticas, ou seja, a pele deve ser devidamente higienizada antes do procedimento. O ato de espremer de qualquer jeito pode lesionar ainda mais e facilita o reaparecimento de novos furúnculos.
É contagioso?
Embora todo mundo tenha a bactéria que causa o furúnculo, sim, essa infecção pode ser contagiosa. Por isso, o contato da sua pele com o pus de outra pessoa pode fazer com que essa infecção se desenvolva. Por isso, é muito importante manter a higienização das roupas de cama e banho, lavar as mãos sempre que tocar no furúnculo, isso é fundamental.
Como evitar a furunculose de repetição
Agora que você já sabe o que causa o furúnculo, saiba o que fazer para evitar que outros furúnculos nasçam. Em primeiro lugar cuide bem da higiene pessoal. Logo, mantenha as áreas com mais pelos e com umidade bem cuidadas, limpas e secas. Use sabão antibacteriano para deixar sua pele mais protegida. Ademais, evite atritos em áreas do corpo como nádegas, costas, coxas usando roupas mais confortáveis.
Outrossim, enquanto o seu furúnculo não sarar, lave as roupas em geral com água fervendo para matar a bactéria e não compartilhe os itens de uso pessoal com ninguém. Acima de tudo, cuide da sua imunidade preferindo uma alimentação saudável e controle de fatores que facilitam o surgimento dos furúnculos.